Apesar de Tbilisi ser uma cidade charmosa e vibrante, não faltam, a poucos quilómetros de distância, mosteiros, igrejas e outros locais com património histórico relevantíssimo que valem bem a pena visitar. Isso e uma estrada peculiar.
Eis, pois, quatro destinos que pode facilmente visitar a partir de Tbilisi, caso tenha tempo disponível para tal no seu roteiro na Geórgia: os monumentos históricos de Mtskheta, o mosteiro de David Gareja, o Museu de Josef Stalin, em Gori, e a Estrada Militar Georgiana, que liga a capital georgiana à Rússia, com passagem por Kazbegi.
Passeios a partir de Tbilisi
1. Mtskheta
Integrada na lista de Património UNESCO na Geórgia, Mtskheta é uma das cidades mais antigas do país. Além de, em tempos, ter sido a sua capital, é tida como o local onde o Cristianismo foi proclamado como religião oficial do então Reino da Geórgia. Não por acaso, foi em Mtskheta que nasceu a primeira igreja católica do país: a belíssima Catedral Svetitskhoveli.
Para além da catedral, vale ainda a pena visitar o Mosteiro Jvari, um dos mosteiros ortodoxos mais antigos da Geórgia, localizado no topo de um monte sobranceiro a Mtskheta.
Leia o post Mtskheta e os seus monumentos históricos (UNESCO).
2. David Gareja
Fundado no século VI por St. Davit Garejeli, o mosteiro internacionalmente conhecido como David Gareja é um dos locais mais emblemáticos – e visitados! – de toda a Geórgia.
Trata-se de um complexo monástico escavado na rocha das encostas do Monte Gareja, localizado na região de Kakheti, a pouco mais de 60km da capital Tbilisi. Inclui incontáveis celas para os monges, igrejas, capelas e outras divisões destinadas, por exemplo, a refeitórios.
Curiosamente, os mosteiros estão instalados em solo disputado pela Geórgia e pelo Azerbaijão, fazendo com que, por vezes, haja perturbações às inofensivas visitas turísticas. No meu caso, por exemplo, não pude visitar o chamado mosteiro de Udabno, em território azeri.
Leia o post David Gareja, um mosteiro escavado na linha de fronteira.
3. Gori
Cidade-berço de Josef Stalin (ou Estaline, como normalmente é referido em português), Gori entrou no mapa turístico da Geórgia por causa de uma atração muito específica: o Museu de Josef Stalin, inteiramente dedicado ao líder soviético.
À partida, pode parecer estranho que as autoridades da Geórgia mantenham em Gori – no coração da cidade! – um museu aberto em homenagem ao ditador soviético. Aparentemente, a explicação é simples: será uma forma educativa de mostrar como o culto de personalidade era usado para apresentar os líderes soviéticos à população.
Visitar Gori, e em particular o seu Museu de Josef Stalin, é outro dos bons passeios para fazer desde Tbilisi.
Leia o post O Museu de Josef Stalin, em Gori.
4. Estrada Militar Georgiana
Estrada Militar Georgiana (Georgian Military Highway) é o nome historicamente atribuído a uma rota estratégica com 212km de extensão que liga Tbilisi, na Geórgia, a Vladikavkaz, na Ossétia do Norte, Rússia, através da região montanhosa de Kazbegi.
Para além do significado histórico e comercial, a Estrada Militar Georgiana atravessa paisagens de montanha incrivelmente cénicas. Percorrê-la no trecho entre a capital e Kazbegi é, pois, um dos melhores passeios para fazer desde Tbilisi.
Entre as paragens mais populares ao longo da estrada contam-se a Fortaleza de Ananuri, o Monumento à Amizade Rússia – Geórgia e, claro, a Igreja da Trindade de Gergeti, já em Kazbegi (oficialmente conhecida como Stepantsminda). Essas foram exatamente as paragens que fiz – num dia longo, intenso e muito preenchido.
Leia o post Percorrendo a Estrada Militar Georgiana, de Tbilisi a Kazbegi.
Guia prático
Como chegar a Tbilisi
Como visitei a Geórgia e a Arménia na mesma viagem, voei de Portugal para Yerevan com regresso de Tbilisi em voos da Turkish Airlines, que oferecia as melhores ligações. A Lufthansa era outra das boas opções que encontrei. São, por isso, as duas companhias aéreas que recomendo para a sua viagem à capital da Geórgia.
Onde ficar
Recomendo a leitura de um artigo sobre onde ficar em Tbilisi, onde partilho de forma mais detalhada uma opinião sobre os melhores bairros para ficar.
Dito isto, eu fiquei hospedado na Marina Guest House, na zona de Marjanishvili, e não poderia recomendar mais. Alternativamente, ainda em Marjanishvili, considere o divertido e excelente Tiflis Inn Glamour Boutique Hotel (ou Retro Tiflis), seguramente um dos mais originais e bonitos hotéis de Tbilisi; e, claro, o inevitável Fabrika Hostel & Suites, para os viajantes jovens de espírito.
Caso prefira uma hospedagem junto à Avenida Rustaveli, na margem oposta do rio, o Bricks Room Hotel é um dos hotéis com melhor relação qualidade/preço; o incrível Shota @ Rustaveli Boutique Hotel é um dos melhores hotéis de Tbilisi (mas não dos mais baratos). E o Teatron é igualmente excelente mas menos dispendioso.
Para outras opções de alojamento, use por favor o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.