Destino: Europa » Geórgia » Tbilisi

Mtskheta e os seus monumentos históricos (UNESCO)

Por Filipe Morato Gomes
O que visitar em Mtskheta: Catedral Svetitskhoveli
Catedral Svetitskhoveli, em Mtskheta

Apesar de Tbilisi ser uma cidade charmosa e vibrante, não faltam, a poucos quilómetros de distância, mosteiros, igrejas e outros locais com património histórico relevantíssimo que valem bem a pena visitar. Mtskheta é um desses lugares.

Integrada na lista de Património UNESCO na Geórgia, Mtskheta é uma das cidades mais antigas do país. Além de, em tempos, ter sido a sua capital, é tida como o local onde o Cristianismo foi proclamado como religião oficial do então Reino da Geórgia. Não por acaso, foi em Mtskheta que nasceu a primeira igreja católica do país: a belíssima Catedral Svetitskhoveli.

Por tudo isso, decidi visitar Mtskheta.

Fi-lo no final de um longo dia a percorrer a Estrada Militar Georgiana. Assim, no regresso de Kazbegi e antes de voltar a Tbilisi, parei brevemente em Mtskheta para conhecer os seus monumentos históricos. Não foi a opção mais correta, porque vi tudo um pouco a correr e não pude ir ao Mosteiro Jvari, mas foi a visita possível. É sobre essa experiência que aqui escrevo.

A minha visita a Mtskheta

Rua de Mtskheta, Geórgia
Rua no centro de Mtskheta, Geórgia

Cheguei a Mtskheta já a tarde ia alta. O parque de estacionamento, praticamente vazio, era sinal de que os autocarros de turismo há muito tinham regressado a Tbilisi.

Caminhei com sofreguidão, na tentativa de não deixar escapar os últimos raios de sol que aqueciam as ruas empedradas do povoado. Reparei que alguns comerciantes estavam já a fechar as suas bancas; mas, na verdade pouca atenção prestei àquilo que vendiam. O meu objetivo imediato era a Catedral Svetitskhoveli.

Catedral Svetitskhoveli

Património UNESCO: Svetitskhoveli
Entrada para o complexo da Svetitskhoveli, o mais emblemático dos monumentos UNESCO de Mtskheta

Usada durante séculos como local de coroação dos monarcas georgianos, a Catedral Svetitskhoveli é um dos locais mais importantes para os cristãos ortodoxos da Geórgia, que acreditam ali estar guardado o manto sagrado usado por Jesus Cristo pouco antes da sua crucificação. Mas certezas, ninguém tem.

Entrei no complexo de Svetitskhoveli, curioso por conhecer a catedral e os seus frescos. Havia alguns – poucos! – turistas; alguns devotos visivelmente emocionados, acendendo velas enquanto faziam as suas preces; e, ao fundo da nave central, sentado num banco de madeira encostado a uma parede totalmente pintada, um padre repousava.

Foi, provavelmente, a imagem mais marcante da minha visita à Catedral Svetitskhoveli.

Património Mundial na Geórgia: Mtskheta
Padre na Catedral Svetitskhoveli, Mtskheta

Com a tarde a desmaiar, voltei então às ruas cada vez mais desertas de Mtskheta. Muito do comércio estava então encerrado, e boa parte das poucas pessoas que ainda circulavam no exterior dirigiam-se ao parque de estacionamento.

Teria sido interessante visitar o Mosteiro Jvari, pernoitar em Mtskheta e ver o povoado acordar na manhã seguinte. Mas tal não foi possível. A fantástica Tbilisi esperava por mim!

Mosteiro Jvari

Perto de Mtskheta fica outra atração extraordinária, que pode combinar no mesmo passeio a partir de Tbilisi. Trata-se do Mosteiro Jvari, um dos mosteiros ortodoxos mais antigos da Geórgia, localizado no topo de um monte sobranceiro a Mtskheta.

Jvari é um caso raro de uma igreja medieval georgiana que sobreviveu praticamente inalterada até os dias de hoje. Tal como outros monumentos históricos de Mtskheta, Jvari está protegido pela UNESCO. Diz quem conhece que vale bem a pena!

Catedral Svetitskhoveli, Geórgia
Fachada lateral da Catedral Svetitskhoveli, Mtskheta
O que visitar em Mtskheta: Catedral Svetitskhoveli
Pormenor na Catedral Svetitskhoveli

Guia prático

Como chegar

A forma mais barata de chegar a Mtskheta a partir de Tbilisi é apanhar uma marshrutka. Para isso, basta dirigir-se à estação de metro Didube e indagar no local onde se encontram as que passam em Mtskheta. Ignore os que tentarem impingir um táxi (a não ser que queira pagar um pouco mais pelo serviço privativo).

Pesquisar voos para Tbilisi

Onde ficar

Eu não fiquei hospedado em Mtskheta (veja o post sobre onde ficar em Tbilisi) mas, caso o queira fazer, há um par de pequenos hotéis baratos muito agradáveis. Entre eles, encontram-se os excecionais Hotel Magdalena e Hotel Cité; ou o igualmente recomendável Hotel Bagineti.

Note que há muitas mais pequenas guesthouses e hotéis em Mtskheta com boa relação qualidade/preço. Para os conhecer a todos, pesquise usando o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Mtskheta

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário