O charme de Masca é inegável. Aninhada nas cristas rochosas das Montanhas Teno, no noroeste de Tenerife, Masca é provavelmente o mais bonito povoado de toda a ilha. Uma pequena aldeia de difícil acesso, mas que integra por mérito próprio qualquer roteiro de viagem em Tenerife.
Naquele dia, já tinha feito o trilho Roques de García, no Parque Nacional do Teide, e conhecido as praias de Los Gigantes quando, olhando para o relógio, para o céu azul e para o mapa, me apercebi de que valeria a pena esticar o dia e ir até Masca. Numa altura em que o trilho Barranco de Masca estava encerrado ao público, poderia pelo menos visitar Masca com boa luz e clima agradável. E assim fiz.
A minha visita a Masca
Vindo de Los Gigantes, o trajeto de acesso a Masca é pouco menos do que épico. Uma viagem por estradas sinuosas ziguezagueando montanha abaixo, ao longo de ravinas profundas que desembocam no Atlântico. A vegetação é verdejante – o contraste perfeito com as paisagens do Teide. O visual era tão dramático e espetacular que dava vontade de parar em cada cotovelo da estrada para contemplar e fotografar.
A estrada tem menos de três décadas de existência, pelo que, antes disso, Masca estava completamente isolada. Agora, mal cheguei vi alguns carros alugados e turistas explorando a aldeia, mas nada de muito dramático (imagino que em época alta seja pior).
Viatura estacionada e comecei a percorrer as poucas ruas de Masca. A rua principal acompanha o topo do promontório até uma espécie de miradouro, atravessando um ambiente rural e de alguma forma especial. Há algo em Masca difícil de traduzir em palavras que atrai – como um íman – o coração dos visitantes. Uma simplicidade desarmante. Uma localização geográfica de tirar o fôlego.
Eu fui um dos atingidos por essa magia!
E por ali fui ficando.
Primeiro, sentado no miradouro absorvendo a paisagem e olhando, com evidente frustração, para os taipais que impediam o acesso ao trilho do Barranco de Masca – um dos melhores trekkings de Tenerife e uma caminhada que eu tinha enorme vontade de fazer.
Depois, sentado na esplanada de um dos cafés bebendo uma merecida cerveja.
Tinha sido um dia em cheio – seguramente um dos melhores do meu roteiro de uma semana em Tenerife. Masca foi a cereja no topo do bolo de um dia perfeito.
Dicas para visitar Masca, Tenerife
Como chegar a Tenerife
Atualmente há pelo menos três companhias aéreas com voos diretos entre Portugal e Tenerife. São elas a Ryanair, com voos do Porto para o Aeroporto de Tenerife Sul (TFS); e a Vueling e a TAP, com voos de Lisboa para o Aeroporto de Tenerife Norte (TFN). Veja como comprar voos baratos e pesquise as melhores tarifas usando o link abaixo.
Onde alugar carro
No caso das ilhas Canárias, há rent-a-car locais baratas e descomplicadas, com escritórios nos aeroportos e os seguros proporcionam tranquilidade total. Durante a semana que passei em Lanzarote, desloquei-me sempre de carro alugado. Paguei um total de 115€ por sete dias de aluguer, incluindo seguro contra todos os riscos e sem franquia. Uma pechincha, portanto.
Caso o seu voo parta muito cedo, o processo de entrega de chaves é muito simples. Basta estacionar o carro no parque drop-off do aeroporto e deixar as chaves no escritório (de preferência dentro do envelope fornecido). Caso queira comparar preços, veja todas as opções usando o link abaixo.
Onde ficar
Escrevi um texto para o ajudar a escolher a melhor região onde ficar em Tenerife, onde recomendo que, tendo tempo, considere ficar em Masca um par de noites. Não se vai arrepender. Se o fizer, sugiro uma das magníficas casas rurais existentes em Masca, de que é exemplo a amorosa Casa Rural Morrocatana. A varanda tem uma vista do outro mundo.
Note que montar base em Masca para toda a estadia em Tenerife não é aconselhável, uma vez que os acessos ao resto da ilha são demorados.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.