Destino: Europa » Espanha » Canárias » Tenerife

Trilho Roques de García (Parque Nacional do Teide, Tenerife)

Por Filipe Morato Gomes
Roque Cinchado, Teide
Em segundo plano, à esquerda, a famosa Roque Cinchado

Roques de García é um trilho fácil e acessível a todos os viajantes. De crianças de tenra idade a adultos mais maduros, todos podem fazer aquele que é por muitos considerado um dos melhores trekkings de Tenerife. Exagero ou não, a verdade é que o Trilho Roques de García é uma caminhada muito bonita e tranquila – e eu recomendo a todos. Existe até um percurso adaptado para pessoas com mobilidade reduzida!

O trilho Roques de García é, além disso, uma excelente introdução às paisagens do Parque Nacional do Teide, especialmente útil caso não tenha oportunidade de subir o Teleférico do Teide e percorrer o mais espetacular (e exigente) Trilho Pico Velho – Narizes do Teide.

Trekking Roques de García (a minha experiência)

Miradouro Llano de Ucanca, Teide
Miradouro Llano de Ucanca, no Parque Nacional do Teide, Tenerife

No primeiro de dois dias no Teide, uma das coisas que fiz foi o curto Trilho Roques de García. Cheguei com o amigo Bruno Mendes num carro alugado, de manhã cedo, numa altura em que o parque de estacionamento se encontrava praticamente vazio. Bom sinal, portanto.

É que, como se trata de um trilho fácil e facilmente acessível a partir da estrada principal que atravessa o Parque Nacional do Teide, é um lugar frequentado por muitos viajantes e autocarros de turismo.

Roques de García, Teide, Tenerife
O trilho Roques de García é um percurso muito fácil – plano e com bom piso.

Optámos por caminhar no sentido oposto ao ponteiro dos relógios, tranquilamente, debaixo de um céu azul quente e luminoso. Ao contrário do outro trilho que fizemos no Teide, Roques de García parecia uma espécie de passeio no parque; muito bonito, mas sem qualquer dificuldade.

Passámos por Roque Cinchado, a famosa e muito fotografada (e sem dúvida bonita!) rocha com o vulcão do Teide em pano de fundo. Contornámos as formações rochosas que se foram perfilando à nossa esquerda. Até que descemos um pouco e caminhámos até quase tocar na chamada Catedral.

Catedral, Teide
Vista da chamada “catedral”, no Parque Nacional do Teide

Logo a seguir, era hora de fazer a curta subida de regresso ao miradouro Llano de Ucanca e completar o trilho Roques de García.

Não há, na verdade, muito mais a contar.

É um passeio muito bonito, que recomendo a todos. Mas não espere estar sozinho no meio da montanha, nem espere emoções fortes. Para isso, faça o chamado Sendero 9, no topo do Teide.

Trekking com crianças: Roques de García
Um passeio para toda a família

Guia prático

Como chegar a Tenerife

Atualmente há pelo menos três companhias aéreas com voos diretos entre Portugal e Tenerife. São elas a Ryanair, com voos do Porto para o Aeroporto de Tenerife Sul (TFS); e a Vueling e a TAP, com voos de Lisboa para o Aeroporto de Tenerife Norte (TFN). Veja como comprar voos baratos e pesquise as melhores tarifas usando o link abaixo.

Pesquisar voos para Tenerife

Dicas para fazer o trekking Roques de García em segurança

  • Sendo um trilho circular, não é preciso grande planeamento. Basta dirigir-se ao miradouro Llano de Ucanca, estacionar o carro e fazer a caminhada.
  • Leve roupa quente (de preferência vista-se por camadas), incluindo um corta-vento e/ou impermeável. As condições climatéricas no Teide podem mudar rapidamente.
  • Embora o trilho seja curto, leve água e alguns alimentos (fruta, sanduíches, barras de cereais, frutos secos).
  • Eu prefiro caminhar com botas de trekking mas o piso de Roques de García não apresenta grandes dificuldades; pelo que pode fazer este trilho com sapatilhas/ténis.
  • Não se esqueça de fazer um seguro de viagem, porque azares acontecem quando menos se espera. Eu recomendo a IATI Seguros (se usar este link tem 5% de desconto).

Roques de García é um percurso circular de 3,3 km, com início e término junto ao miradouro Llano de Ucanca (também chamado de La Ruleta). Fica em frente ao popular hotel Parador de Cañadas del Teide. Tanto o desnível positivo como o negativo pouco ultrapassam os 200 metros.

Onde ficar

Escrevi um texto para o ajudar a escolher a melhor região onde ficar em Tenerife, no qual recomendo, com especial ênfase para quem gosta de fazer caminhadas, que se hospede na zona Norte da ilha. Sugiro que o leia atentamente; ou, se preferir, pesquise desde já um hotel em Tenerife usando o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Tenerife

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

2 comentários em “Trilho Roques de García (Parque Nacional do Teide, Tenerife)”

  1. Bom dia,

    Onde diz que “o Roques de Garcia é um percurso linear de 3,3 km”, na realidade quer dizer que é um percurso circular, verdade?

    Obrigado
    CJ

    Responder
    • Certíssimo, é um percurso circular – como se pode ver no mapa. Vou já corrigir, obrigado pelo aviso.

      Responder

Deixe um comentário