Destino: Europa » Alemanha » Colónia

Os melhores cafés de Colónia

Por Filipe Morato Gomes
Café em Colónia
Tomando um latte no Ernst, seguramente um dos melhores cafés de Colónia

Nas últimas viagens tenho dado por mim a escrever cada vez mais sobre cafés. Faço-o porque gosto da bebida, é certo; mas, principalmente, porque adoro o ambiente de um café agradável. Pode ser um espaço minúsculo com um bom café de saco tradicional; ou um espaço hipster com bom gosto e gente interessante. Não importa: gosto de cafés. Ponto.

Desta minha “mania” têm resultado textos de diferentes latitudes. E tanto dei a conhecer os melhores cafés de Tóquio, no Japão, como os cafés de que mais gostei em Pristina, a pequena capital do Kosovo. A verdade é que tenho tentado escrever sobre as minhas experiências em cafés. Ora, Colónia não foi exceção.

Apesar de ter passado apenas 48 horas em Colónia, não pude deixar de procurar conhecer os melhores cafés de Colónia. Eis as minhas escolhas, entre todos os bons cafés que tive oportunidade de visitar.

Os melhores cafés de Colónia

Ernst

Café Ernst, melhor café de Colónia
Café Ernst, provavelmente o melhor café de Colónia

Tido por muitos como tendo o café mais bem torrado de Colónia, o Ernst fica um pouco afastado da zona onde andará a maior parte do tempo. Ainda assim, vale muito a pena o “desvio”. O ambiente é tipo industrial-chique, descomplicado e com bom gosto.

Eu provei o cafe latte (na altura não me apeteceu tomar café propriamente dito) e gostei muito.

as/if Record Store café

as/if RecordStore, Colónia
Interior do café as/if Record Store, Colónia

Conceptualmente, o as/if Record Store é porventura o café mais excêntrico desta lista. É uma mistura de loja de discos de vinil com um café hipster, que usa mobiliário que parece vindo das casas das avós para decorar o espaço. A mim, amante de espaços criativos, pareceu-me extraordinário.

Heilandt

Heilandt, um dos melhores cafés de Colónia
Heilandt, um dos melhores cafés de Colónia

Espaço que mistura uma sala de estar jovem com o tal industrial-chique, o café Heilandt chama um público criativo e jovem, ou profissionais em início de carreira. É comum encontrar gente a trabalhar nos seus MacBook, acompanhando com um latte. Além do café, provei as sanduíches e gostei bastante.

O Heilandt fica no Bairro Belga, muito perto do as/if Record Store.

The Coffee Gang

Cafés em Colónia: The Coffee Gang
Aspeto do interior do The Coffee Gang

Tido como um dos melhores cafés de Colónia em sites que partilham a opinião dos visitantes, o The Coffee Gang fazia parte da lista dos cafés que eu queria mesmo conhecer. Trata-se de um pequeno espaço frequentado por gente jovem e muito bem decorado, localizado numa artéria movimentada de Colónia.

Meti conversa com os funcionários e a simpatia por eles demonstrada foi verdadeiramente surpreendente. A única coisa de que não gostei foi mesmo do café. Estava demasiado amargo para o meu gosto. Note que não sou especialista em café, pelo que o do The Coffee Gang até pode mesmo ser o melhor da cidade. Seja como for, talvez tivesse ficado apaixonado se tivesse optado por um latte. Até porque o espaço é excelente para ficar mais tempo, a trabalhar ou a conversar.

Mapa: os melhores cafés de Colónia

Guia prático

Como chegar a Colónia

Eu voei de Lisboa para Colónia com a TAP, com o objetivo de produzir conteúdos sobre destinos servidos pela companhia aérea portuguesa. O voo dura sensivelmente três horas.

Para ir do aeroporto internacional Colónia-Bona até ao centro da cidade, a forma mais prática e rápida é apanhar um comboio com destino à estação central de Colónia, junto à catedral; a viagem dura pouco mais que 15 minutos e custa 2.80€.

Onde ficar

Eu fiquei alojado no Lindner City Plaza, um hotel de quatro estrelas de grandes dimensões, muito bem localizado nas proximidades do Belgian Quarter e com excelente relação qualidade/preço.

Alternativamente, recomendo que espreite os muito elogiados Excelsior Hotel Ernst am Dom (cinco estrelas) e CityClass Hotel Residence am Dom (quatro estrelas), ambos junto à Catedral de Colónia; o Stern am Rathaus (três estrelas); o 1st Floor Köln 2, um hotel fantástico mas mais afastado do centro; ou, por fim, o mais barato Sandmanns am Dom.

Se prefere o ambiente sociável de um hostel, vai ser difícil encontrar melhor que o Hostel die Wohngemeinschaft. Absolutamente maravilhoso (e mais barato)!

Para outras alternativas use o link abaixo, onde encontrará hotéis para todos os gostos e orçamentos.

Pesquisar hotéis em Colónia

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

1 comentário em “Os melhores cafés de Colónia”

  1. Excelente dica para os amantes de Café.

    Abraços

    Maria Luiza de Moraes Kunert

    Responder

Deixe um comentário