Eu adoro cafés. Seja em que destino for, tento sempre visitar um par de bons cafés. Seja para tomar um bom expresso ou cafe latte ou, simplesmente, descansar (como é bom ter um poiso para fazer pausas em viagem). E, sempre que se justifique, partilho estas descobertas aqui no blog.
Tóquio não poderia ser exceção. Entre os muitos cafés que frequentei em Tóquio, eis aqueles de que mais gostei. Note que esta não é uma lista com os melhores cafés de Tóquio, até porque isso é muito subjetivo e eu não sou especialista em café. São, isso sim, cafés que tive oportunidade de conhecer e que recomendo. Seja porque o café é delicioso, seja porque o ambiente, o conceito ou a decoração me chamaram a atenção.
Convém também notar que boa parte dos cafés de Tóquio referidos ficam nas zonas de Harajuku e Omotesando. E a explicação é simples: foi aí que fiquei alojado. Eis, então, os meus cafés preferidos na capital japonesa.
Cafés que recomendo em Tóquio
#1 Little Nap Coffee Stand
O Little Nap Coffee Stand dificilmente poderia ser mais pequeno. Mas o que lhe falta em tamanho tem em personalidade. É uma espécie de lugar de culto entre os amantes de bom café. E tudo parece ser feito com vagar e paixão. Para mim, foi uma das belas surpresas que Tóquio me ofereceu. É perfeito para combinar com uma tarde passada no parque Yoyogi ou a explorar a contra-cultura do bairro Harajuku – e foi exatamente isso que eu fiz.
#2 Deus Ex Machina
Pertíssimo do local onde me alojei em Tóquio, o Deus Ex Machina foi outro dos cafés de Tóquio que me surpreendeu. Não fazia ideia da profusão de lojas combinadas, que mesclam bicicletas com café, roupa com café, design com café. No caso do Deus Ex Machina, a combinação era ainda mais complexa: é uma loja de motos, um café, uma loja de surf (fazem pranchas à medida), um cocktail bar e ainda um loja de roupa. Tudo num único espaço!
Uma mesa central pontificava numa sala naquele estilo retro-industrial tão em voga nos dias de hoje, onde minimalismo e funcionalidade se aliam para criar ambientes aparentemente descuidados mas pensados ao pormenor. Foi isso que senti neste café. Fica em Harajuko, Tóquio e o seu nome é uma expressão latina de origem grega que significa, literalmente, “Deus surgido da máquina”.
#3 Turret
A caminho do Mercado Tsukiji, decidi parar no café Turret. Tinha lido sobre as qualidades do barista e decidi tomar um belo cafe latte antes de visitar o mercado. A moagem aparenta ser mais torrada que o habitual, dando um toque distintivo à bebida, mas foi sem dúvida um dos melhores cafés que provei no Japão.
Tal como o Little Nap, também o Turret é pequeníssimo, mas nem por isso tem menos caráter. Pelo contrário. Fica em Chuo, Tsukiji.
#4 Bread and Espresso
Um dos melhores pequenos-almoços que tomei em Tóquio foi no Bread and Espresso. Ia a caminhar pelas ruelas do bairro Omotesando, quando passei em frente ao café. Era manhã cedo, ainda não tinha tomado café, e decidi parar por ali.
E ainda…
#5 World Breakfast All Day
O conceito é muito interessante, razão em si mesma quase suficiente para a recomendação: tomar pequenos-almoços típicos de países diferentes.
Adorei a ideia e fui lá investigar quando andava a passear por Omotesando. Para além da carta básica, a cada dois meses é servido o pequeno-almoço típico de um país novo. Ora, por azar, quando visitei Tóquio o país em destaque era o Reino Unido, razão pela qual acabei por não tomar o pequeno-almoço no World Breakfast All Day (e foi assim que conheci o Bread and Espresso, referido acima). O próximo destaque será a China.
Para além disso, o espaço é muito acolhedor. Tem apenas uma mesa corrida com uma dezena de lugares, e uma dupla muito simpática atrás do balcão. Como disse, passei por lá e acabei por não ficar, mas suspeito que valha bem a pena. Assim o país em destaque seja entusiasmante!
Mapa dos cafés de Tóquio
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.