O que comer (e beber) na Ilha da Madeira

Por Filipe Morato Gomes
O que comer na ilha da Madeira: prego em bolo do caco
Prego em bolo do caco

Do milho frito à espetada de carne, do peixe-espada ao atum, passando pelas lapas, o bolo do caco, o bolo de mel e as incontáveis variedades de fruta tropical, a ilha da Madeira é pródiga em proporcionar boas experiências gastronómicas.

E não estou a falar de jantar no estrelado restaurante Il Gallo d’Oro; estou a pensar em coisas simples, ao alcance de todos. Decidi por isso compilar uma série de pratos, petiscos e bebidas que deve provar na Madeira. O seu palato agradece.

Atenção que que esta não é uma lista exaustiva sobre o que comer na Ilha da Madeira. Tem, naturalmente, algumas das especialidades gastronómicas da Madeira, mas não todas. Até porque apenas incluí comidas e bebidas que eu provei nesta última viagem (junho 2016). Com duas exceções.

O que comer na Ilha da Madeira

Prego em bolo de caco (no Faísca, Ribeiro Frio)

Poucas coisas me sabem tão bem na Madeira como um pedaço de bolo do caco com manteiga de alho. Mas, se a isso juntarmos um generoso bife de vaca suculento e mal passado, temos um dos melhores pregos em bolo do caco que já tive oportunidade de provar. Foi no restaurante Faísca, no Ribeiro Frio, e recomendo vivamente. Pode conjugar com uma curta caminhada na Levada dos Balcões em direção ao homónimo miradouro.

Lapas (na Praia Formosa)

Foi uma amiga madeirense que me levou à Praia Formosa comer lapas acompanhadas por uma cerveja Coral bem gelada. Foi uma espécie de petisco de fim de tarde, preparando caminho para o jantar que aí vinha. Deve incluir na lista de iguarias a degustar na Madeira.

Atum salpresado, na Fajã dos Padres

Também conhecido como atum de São João, o atum salpresado é uma iguaria que não se encontra em muitos restaurantes da Madeira. Tive oportunidade de provar num almoço na Fajã dos Padres em que me coloquei nas mãos do chef. A minha única exigência era comer peixe, e a sugestão imediata foi provar o atum salpresado. Foi uma bela surpresa gastronómica.

Espetada em pau de loureiro (num bom restaurante de Câmara de Lobos)

Não morro de amores pela espetada da Madeira, mas boa carne é sempre boa carne. Como queria provar a poncha que lá fazem, optei pelo restaurante As Vides, em Câmara de Lobos. A acompanhar a espetada, pedi apenas milho frito. A carne era boa, embora por vezes um pouco salgada; confesso que não fiquei totalmente conquistado.

Talvez haja outros restaurantes melhores para comer espetada, mas uma coisa parece consensual (ouvi isso da boca de várias pessoas): espetada é em Câmara de Lobos.

Frutas tropicais da Madeira

A Ilha da Madeira é um paraíso para quem gosta de fruta. Anona, pitanga, banana, araça, tabaibo (figo-da-índia), diversos tipos de maracujá resultado de enxertos (maracujá-banana, maracujá-tomate, maracujá-laranja e maracujá-limão, por exemplo). Um sem número de frutas tropicais que vale a pena provar.

Passe pelo Mercado dos Lavradores e prove algumas destas frutas gratuitamente. Bem sei que é um lugar muito, muito turístico (que alguns madeirenses já não frequentam) mas, para ver e provar as frutas tropicais da Madeira, é o lugar a visitar.

E ainda… duas coisas que desta vez não comi:

Peixe-espada com molho de maracujá

Estive na Ilha da Madeira pela primeira vez há cerca de 15 anos. E adoro peixe. O resultado foram várias refeições de peixe-espada preto durante essa viagem. Não aconteceu nesta visita, infelizmente. Mas guardo ainda a memória dessas refeições deliciosas de peixe-espada.

Não me lembro dos restaurantes da Madeira onde comi peixe-espada, mas julgo que pedia quase sempre filetes de peixe-espada-preto com molho de maracujá e banana frita. Divinal! Não deixe de incluir este prato na sua lista com o que comer na Ilha da Madeira.

Bolo de mel

Gostava de poder escrever sobre o tradicional bolo de mel madeirense, mas só me lembrei que ainda não tinha provado quando estava a regressar. Tenho quase a certeza que estaria incluído nesta lista, daí o ter referido aqui. Fica para uma próxima viagem à Madeira.

O que beber na Madeira

Vinho da Madeira
Servindo um copo de Vinho da Madeira na Fajã dos Padres

Cerveja Coral e Brisa Maracujá

Antes de mais, assim que chego à Madeira é para mim obrigatório beber uma cerveja Coral para matar saudades. Depois, e embora hoje em dia me pareça demasiado doce, continuo a gostar de beber um refrigerante Brisa Maracujá. É quando me mentalizo que de facto cheguei à Madeira. Foi o que fiz mal cheguei ao aeroporto e quando visitei a Praia da Prainha.

Poncha (na Mercearia do Bento ou na Taberna da Poncha)

Incontornáveis são também as tradicionais ponchas e o Vinho da Madeira. No caso da bebida originária dos pescadores de Câmara de Lobos, provei algumas das melhores ponchas da Madeira e recomendo sem hesitações a Taberna da Poncha, em Serra d’Água (um local já muito frequentado por turistas), e a Mercearia do Bento; ou qualquer outra venda tradicional que faça a poncha na hora. É uma experiência única beber uma poncha numa destas vendas.

Vinho da Madeira (no Blandy’s Wine Lodge)

Quanto ao Vinho da Madeira, nesta viagem acabei por só o provar no Blandy’s Wine Lodge por indicação de uma amiga madeirense. Recomendo a experiência, não só pelo vinho mas pelo ambiente da adega, a meio caminho entre uma adega tradicional e um espaço contemporâneo.

Se recomenda outras iguarias para incluir nesta lista sobre o que comer (ou beber) na Ilha da Madeira, não hesite em falar-me delas nos comentários abaixo. Bom apetite!

Pesquisar hotéis na Madeira

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

11 comentários em “O que comer (e beber) na Ilha da Madeira”

  1. Rosie

    Gelado de maracujá ou pudim de maracujá, regados com licor de maracujá; delicioso!
    Bife de atum com papas de milho fritas.

    Responder
  2. Naila

    Nikita em Camara de Lobos, muito bom!

    Responder
    • Catarina Ramos

      Ia mencionar isso! Que saudades de beber uma Nikita…

      Responder
  3. António Mesquita

    Tirando as gralhas e um ou outro erro de concordância, concordo com a apreciação. Parabéns.
    Erro de concordância: “Foi no restaurante Faísca, em Ribeiro Frio”. Ninguém diz “Foi no xis em Porto” ou “Foi no xis na Lisboa”. Ou seja, “Foi no restaurante Faísca, NO Ribeiro Frio”. É esse o problema que leva os continentais a dizerem e a escreverem erradamente “No Machico” e não “EM Machico”. É irritante para um madeirense ouvir alguém dizer que esteve NO Machico.
    Gralha: “diversos tipos de maracujá resultado de excertos”. Não será “resultado de enxertos”?

    Sugestões:
    Cavala com molho vilão;
    Bife de atum com molho vilão;
    Caramujos (o equivalente ao burrié no continente).
    Castanhetas fritas (variedade de peixe. Por exemplo no Muralhas no Caniçal)
    Chicharrinhos fritos com milho quente;
    Ovas de espada (fritas);
    Arroz de lapas;
    Picado;
    Carne de vinho e alhos;
    Sopa de tomate e cebola;
    Sopa de trigo;

    Mas há mais…

    Responder
    • Filipe Morato Gomes

      Olá António,
      Obrigado pelas sugestões de outros pratos a provar na Madeira e um agradecimento especial por chamar a atenção para os erros (já corrigi). Grande abraço.

      Responder
    • José Oliveira

      Confesso que depois de ler a aula de português fiquei sem vontade de ler as suas recomendações.
      De bom tom, o seu comentário…

      Responder
  4. Carina

    Como Madeirense orgulhosa que sou da minha ilha… só tenho a agradecer!
    Obrigada, volta sempre.

    Responder
  5. Abel

    Pé de cabra nas Fontainhas

    Picado de Polvo no Muralhas-Caniçal

    Responder
  6. Catarina

    Boas. Para a espetada, também em Câmara de Lobos, o restaurante Santo António também é muito bom! Ovas de espada e a típica carne de vinho e alhos no paposeco (carcaça) também se recomenda.

    Responder
  7. Carlos

    Olá boas tardes viajantes, vou estar na Madeira o dia 12 de outubro 2018 mas apenas durante 6 horas, gostava de conhecer sítios bonitos e comer uma refeição típica da ilha
    – quem pode dar umas sugestões?
    Cumprimentos Carlos

    Responder
  8. Francisca

    As lapas na praia formosa são completamente tourist trap. Para comer boas lapas Caniçal, Paúl do Mar, Taberna do Petisco ou Sol e Mar no Seixal (melhor arroz de lapa da ilha).
    Também falta a poncha da serra de água que é mais conhecida. Embora poncha bebe-se em muito sitio. Falta também sopa de tomate e cebola no Abrigo do Pastor ou mesmo no Faísca.
    De qualquer maneira boas dicas sobre o que comer na Madeira.

    Responder

Deixe um comentário