Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Madeira

O que comer (e beber) na Ilha da Madeira

Por Filipe Morato Gomes | Gastronomia Europa Madeira Portugal
Atualizado em 29.01.2023 | Tempo de leitura: 5 minutos

O que comer na ilha da Madeira: prego em bolo do caco
Prego em bolo do caco

Do milho frito à espetada de carne, do peixe-espada ao atum, passando pelas lapas, o bolo do caco, o bolo de mel e as incontáveis variedades de fruta tropical, a ilha da Madeira é pródiga em proporcionar boas experiências gastronómicas.

E não estou a falar de jantar no estrelado restaurante Il Gallo d’Oro; estou a pensar em coisas simples, ao alcance de todos. Decidi por isso compilar uma série de pratos, petiscos e bebidas que deve provar na Madeira. O seu palato agradece.

Atenção que que esta não é uma lista exaustiva sobre o que comer na Ilha da Madeira. Tem, naturalmente, algumas das especialidades gastronómicas da Madeira, mas não todas. Até porque apenas incluí comidas e bebidas que eu provei nesta última viagem (junho 2016). Com duas exceções.

Conteúdos do Artigo
  • 1 O que comer na Ilha da Madeira
    • 1.1 Prego em bolo de caco (no Faísca, Ribeiro Frio)
    • 1.2 Lapas (na Praia Formosa)
    • 1.3 Atum salpresado, na Fajã dos Padres
    • 1.4 Espetada em pau de loureiro (num bom restaurante de Câmara de Lobos)
    • 1.5 Frutas tropicais da Madeira
    • 1.6 Peixe-espada com molho de maracujá
    • 1.7 Bolo de mel
  • 2 O que beber na Madeira
    • 2.1 Cerveja Coral e Brisa Maracujá
    • 2.2 Poncha (na Mercearia do Bento ou na Taberna da Poncha)
    • 2.3 Vinho da Madeira (no Blandy’s Wine Lodge)
    • 2.4 Seguro de viagem

O que comer na Ilha da Madeira

Prego em bolo de caco (no Faísca, Ribeiro Frio)

Poucas coisas me sabem tão bem na Madeira como um pedaço de bolo do caco com manteiga de alho. Mas, se a isso juntarmos um generoso bife de vaca suculento e mal passado, temos um dos melhores pregos em bolo do caco que já tive oportunidade de provar. Foi no restaurante Faísca, no Ribeiro Frio, e recomendo vivamente. Pode conjugar com uma curta caminhada na Levada dos Balcões em direção ao homónimo miradouro.

Lapas (na Praia Formosa)

Foi uma amiga madeirense que me levou à Praia Formosa comer lapas acompanhadas por uma cerveja Coral bem gelada. Foi uma espécie de petisco de fim de tarde, preparando caminho para o jantar que aí vinha. Deve incluir na lista de iguarias a degustar na Madeira.

Atum salpresado, na Fajã dos Padres

Também conhecido como atum de São João, o atum salpresado é uma iguaria que não se encontra em muitos restaurantes da Madeira. Tive oportunidade de provar num almoço na Fajã dos Padres em que me coloquei nas mãos do chef. A minha única exigência era comer peixe, e a sugestão imediata foi provar o atum salpresado. Foi uma bela surpresa gastronómica.

Espetada em pau de loureiro (num bom restaurante de Câmara de Lobos)

Não morro de amores pela espetada da Madeira, mas boa carne é sempre boa carne. Como queria provar a poncha que lá fazem, optei pelo restaurante As Vides, em Câmara de Lobos. A acompanhar a espetada, pedi apenas milho frito. A carne era boa, embora por vezes um pouco salgada; confesso que não fiquei totalmente conquistado.

Talvez haja outros restaurantes melhores para comer espetada, mas uma coisa parece consensual (ouvi isso da boca de várias pessoas): espetada é em Câmara de Lobos.

Frutas tropicais da Madeira

A Ilha da Madeira é um paraíso para quem gosta de fruta. Anona, pitanga, banana, araça, tabaibo (figo-da-índia), diversos tipos de maracujá resultado de enxertos (maracujá-banana, maracujá-tomate, maracujá-laranja e maracujá-limão, por exemplo). Um sem número de frutas tropicais que vale a pena provar.

Passe pelo Mercado dos Lavradores e prove algumas destas frutas gratuitamente. Bem sei que é um lugar muito, muito turístico (que alguns madeirenses já não frequentam) mas, para ver e provar as frutas tropicais da Madeira, é o lugar a visitar.

E ainda… duas coisas que desta vez não comi:

Peixe-espada com molho de maracujá

Estive na Ilha da Madeira pela primeira vez há cerca de 15 anos. E adoro peixe. O resultado foram várias refeições de peixe-espada preto durante essa viagem. Não aconteceu nesta visita, infelizmente. Mas guardo ainda a memória dessas refeições deliciosas de peixe-espada.

Não me lembro dos restaurantes da Madeira onde comi peixe-espada, mas julgo que pedia quase sempre filetes de peixe-espada-preto com molho de maracujá e banana frita. Divinal! Não deixe de incluir este prato na sua lista com o que comer na Ilha da Madeira.

Bolo de mel

Gostava de poder escrever sobre o tradicional bolo de mel madeirense, mas só me lembrei que ainda não tinha provado quando estava a regressar. Tenho quase a certeza que estaria incluído nesta lista, daí o ter referido aqui. Fica para uma próxima viagem à Madeira.

O que beber na Madeira

Vinho da Madeira
Servindo um copo de Vinho da Madeira na Fajã dos Padres

Cerveja Coral e Brisa Maracujá

Antes de mais, assim que chego à Madeira é para mim obrigatório beber uma cerveja Coral para matar saudades. Depois, e embora hoje em dia me pareça demasiado doce, continuo a gostar de beber um refrigerante Brisa Maracujá. É quando me mentalizo que de facto cheguei à Madeira. Foi o que fiz mal cheguei ao aeroporto e quando visitei a Praia da Prainha.

Poncha (na Mercearia do Bento ou na Taberna da Poncha)

Incontornáveis são também as tradicionais ponchas e o Vinho da Madeira. No caso da bebida originária dos pescadores de Câmara de Lobos, provei algumas das melhores ponchas da Madeira e recomendo sem hesitações a Taberna da Poncha, em Serra d’Água (um local já muito frequentado por turistas), e a Mercearia do Bento; ou qualquer outra venda tradicional que faça a poncha na hora. É uma experiência única beber uma poncha numa destas vendas.

Vinho da Madeira (no Blandy’s Wine Lodge)

Quanto ao Vinho da Madeira, nesta viagem acabei por só o provar no Blandy’s Wine Lodge por indicação de uma amiga madeirense. Recomendo a experiência, não só pelo vinho mas pelo ambiente da adega, a meio caminho entre uma adega tradicional e um espaço contemporâneo.

Se recomenda outras iguarias para incluir nesta lista sobre o que comer (ou beber) na Ilha da Madeira, não hesite em falar-me delas nos comentários abaixo. Bom apetite!

Pesquisar hotéis na Madeira

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Gastronomia Europa Madeira Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Madeira e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Casa das Mudas, um Museu de Arte Contemporânea num edifício de sonho
O que fazer no Funchal, as dicas da Sofia Vasconcelos »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Madeira

Reserve um hotel em Madeira ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens