Se está a planear viajar de forma independente para Maiorca, mais cedo ou mais tarde vai-se interrogar sobre a melhor região de Maiorca onde ficar hospedado. Para mim, essa foi das questões mais difíceis de responder quando planeei a viagem. Vou, por isso, tentar ajudar.
No meu caso, queria explorar todos os recantos da ilha e, por isso, em vez de escolher um hotel ou resort para montar base durante as 15 noites da minha viagem a Maiorca, distribuí a estadia por quatro localizações distintas: Esporles (na Serra de Tramuntana), Alcúdia, Colónia Sant Jordi e Palma de Maiorca. E resultou (quase) na perfeição.
Ou seja, apesar de Maiorca ser uma ilha relativamente pequena, não cometa o erro de montar uma base fixa num único local e, a partir daí, explorar toda a ilha. Porque vai perder demasiado tempo na estrada, mesmo que viaje de carro alugado (o que eu aconselho vivamente – veja as dicas de viagem para visitar Maiorca).
Para ser perfeito, precisaria apenas de mais uns dias para a zona superior da Costa Leste; e talvez dispensasse uma das três noites que fiquei a dormir em Palma de Maiorca. Quanto à Serra de Tramuntana, talvez trocasse Esporles por Deià mas, quando fui reservar, já não encontrei nada muito apelativo (sim, no verão deve mesmo reservar os hotéis em Maiorca com a máxima antecedência).
Melhor região de Maiorca para se hospedar
Eis o meu conselho sobre onde ficar em Maiorca, em função da duração da viagem:
- 1-5 noites. Se a estadia em Maiorca durar até cinco noites, fique num único local da Costa Leste; Santanyí é uma base que me agrada, por ficar perto de várias das melhores praias de Maiorca (na minha opinião). Procure hotéis em Santanyí;
- 6-10 noites. Se ficar de seis a 10 noites, escolha duas bases distintas para se hospedar em Maiorca: uma na Costa Leste e outra em Alcúdia / Pollença. Alcúdia está muito bem localizada, e não estou a falar da proximidade com a super movimentada Praia do Muro. Note que não recomendo ficar em Port Alcúdia, mas sim em Alcúdia propriamente dita. Procure hotéis em Alcúdia;
- 11-15 noites. Se a estadia em Maiorca for em torno de duas semanas, sugiro três bases distintas: uma na Costa Leste, outra em Alcúdia / Pollença, e uma terceira numa povoação da Serra de Tramuntana, na Costa Oeste. As belíssimas povoações de Deià ou Valldemossa são opções tranquilas; Port de Soller é mais movimentada. Eu recomendo procurar hotéis em Deià, o que lhe trará mais diversidade à viagem;
- 16 noites em diante. Se ficar ainda mais tempo, pode aproveitar ainda melhor a Costa Leste e escolher uma quarta base na zona superior da costa, como Capdepera ou Canyamel; ou então ficar as últimas noites em Palma de Maiorca – que, como cidade, é muito interessante e tem muito para ver. Procure hotéis em Palma de Maiorca.
Hotéis em Maiorca: as minhas recomendações
Dividindo a Ilha de Maiorca em quatro grandes secções – Palma de Maiorca, Serra de Tramuntana (Costa Oeste), Alcúdia e Costa Leste -, eis alguns dos hotéis onde facilmente ficaria alojado.
Note que, na época alta – em especial durante os meses de julho e agosto – é preciso reservar os hotéis com muita antecedência. Na verdade, quanto mais cedo reservar os hotéis em Maiorca, maiores são as probabilidades de encontrar um hotel com boa relação qualidade-preço.
Como sempre afirmo, não quer dizer que estes sejam os melhores hotéis de Maiorca. Mas, em função do meu gosto, são os que me pareceram as melhores escolhas de alojamento, tendo em conta a localização, a qualidade e o preço. Entenda-os como sugestões de alojamento – mas note que hotéis baratos em Maiorca são uma espécie em vias de extinção. Vamos a isso.
Onde ficar na Costa Leste
A Costa Leste de Maiorca é dominada por hotéis de grandes dimensões e alguns só para adultos. No contexto deste post, evito recomendar ambos; é, por isso, mais difícil encontrar boas propostas onde dormir nesta região de Maiorca. Sugestões:
- Felanitx: Ca’n Gaia (9,8 no booking)
- Cala Mondragó: Agroturisme Na Martina (9,4) – a Cala Mondragó é, para mim, uma das melhores praias de Maiorca;
- Cala Millor: Vila Miel (9,2)
- Portocolom: Orange Colom – Seaside Apartments (9,1)
Onde ficar em Alcúdia
Ao contrário de Port Alcúdia, onde só encontra restaurantes, resorts e turistas, Alcúdia é uma povoação muito interessante. Fiquei lá alojado algumas noites e recomendo. A localização é perfeita para explorar o Cap Formentor e praias como a Cala Murta ou a Praia s’Illot – que estão na lista das praias mais bonitas de Maiorca. E fica perto de Port Alcúdia e Can Picafort, caso queira mais agitação. Sugestões:
- Hotel Can Mostatxins (9,7 no booking)
- Alcudia Petit Hotel (8,5)
Onde ficar na Serra de Tramuntana
Sendo parte fundamental de qualquer viagem a Maiorca, recomendo vivamente que fique alojado pelo menos um par de dias numa das belas povoações da Serra de Tramuntana. Sugestões:
- Port de Soller: 1902 Townhouse (9,8 no booking)
- Valldemossa: Residencial Suites Valldemossa (9,8)
- Valldemossa: Macarena’s House (9,6) – estive quase a reservar esta casa mas, quando tomei a decisão, já não estava disponível;
- Fornalutx: Can Verdera (9,0)
Onde ficar em Palma de Maiorca
A capital de Maiorca é uma cidade muito interessante e, se tiver tempo, recomendo que fique em Palma de Maiorca um par de noites. Sugestões:
- Boutique Hotel Posada Terra Santa (9,4 no booking)
- Convent de la Missio (9,3)
- AH Art Hotel Palma (9,3)
- Hotel Almudaina (8,8)
- Melia Palma Bay (8,6)
- Cozymallorca!: Old centre apartments (9,2)
Onde ficar em Magaluf
Para quem procura o ambiente de um resort ou hotel de praia para fazer férias e descansar, a região de Magaluf pode muito bem ser a escolha mais acertada na hora de decidir onde ficar em Maiorca. Fica perto da capital, e tem um ambiente de veraneio voltado para as atividades de praia e o divertimento noturno. Caso esse seja o objetivo principal da viagem a Maiorca, veja os seguintes hotéis junto à praia de Magaluf:
- Meliá Calviá Beach (8,5 no booking)
- INNSiDE Calviá Beach (8,6)
- Hotel Florida Magaluf – Adults Only (8,6)
Fincas: dormir numa quinta no interior de Maiorca
Dormir numa finca maiorquina deve ser uma experiência extraordinária. Eu acabei por não experimentar mas, caso queira, estas foram as fincas de Maiorca que me chamaram a atenção quando andei a pesquisar.
- Santa Eugénia: Hotel Rural Sa Torre de Santa Eugènia (9,6 no booking)
- Soller: Finca Hotel Ca’s Curial (9,6)
- Campos: Finca Sa Cova den Borino (9,4)
- Cas Concos: Hotel Rural Son Terrassa (9,2)
- Campos: Finca Es Torrent (8,4)
- Ses Salines: Villa Station (8,2)
Note que o alojamento em Maiorca é caro, e as quintas de agroturismo não são exceção.
Hotéis de luxo em Maiorca
Por último, se é luxo que procura e preço não é o fator mais importante, não faltam opções para umas férias passadas no maior dos confortos em Maiorca. Como deve saber, eu não sou especialista no tema “luxo”, mas fui pesquisar e, entre todos os hotéis de luxo que encontrei, selecionei o crème de la crème.
Eis, pois, os melhores hotéis de Maiorca. São hotéis com muito luxo e requinte, e preço a condizer.
- Cala Blava: Cap Rocat (9,5 no booking)
- Pollença: Son Brull Hotel & Spa (9,4)
- Port de Soller: Jumeirah Port Soller Hotel & Spa (9,3)
- Santanyi: Cal Reiet Holistic Retreat (9,2)
Em jeito de conclusão, estas são as minhas sugestões de onde ficar em Maiorca, em função da duração da estadia. Se tiver alguma dúvida não hesite em colocar: conheci boa parte da ilha e posso ajudar a encontrar a melhor região de Maiorca para se hospedar.
Onde ficar em Maiorca
Caso todas estas sugestões não lhe agradem, seja pela localização ou pelo custo, não deixe de procurar hotéis em Maiorca no botão abaixo. Há mais de 7.000 opções de alojamento em toda a ilha!
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado - são, aliás, os seguros que uso nas minhas viagens. Faça uma simulação no link abaixo.
Gostei muito do post. Em Maiorca vivi experiências inesquecíveis. Como assistir a um concerto de musica clássica numas grutas a baixa profundidade do solo… Caves of Drach, penso que era esse o nome.
E adorei Porto Soller e em especial Valldemossa… é uma preciosidade que descobri só depois de estar em Maiorca, que conheci numa daquelas excursões organizadas e que não mais esqueci.
Filipe viajarei em Junho com meu marido e um filho de 2 anos. Você entende que Mallorca seria um bom destino para ir com uma criança nesta idade, pensando na estrutura e opções de lazer? Se sim há uma região que você entende que será melhor para se hospedar com criança? Pretendemos ficar em viagem em torno de 15 a 20 dias, e se possível também gostaria de aproveitar para ficar uns dias em Barcelona ou Menorca, o que vc aconselha?
Delculpe o enorme atraso na resposta – se calhar já é tarde demais. Bom, Maiorca é excelente para viajar com crianças. Sobre onde ficar com crianças, talvez a região de Alcúdia possa ser uma boa opção (não Port Alcúdia, que é muito movimentado) – tem praias de areia bem perto. Ou então a zona Santanyí, que fica perto de muitas das melhores praias de Maiorca.
Olá,
Primeiro que tudo, adoro os seus posts… são uma preciosa ajuda.
Estou a pensar ir até Maiorca e levo o meu filhote de 3 anos. Pretendemos boas praias para ele brincar e uma zona “relativamente” calma. Do seu conhecimento da ilha, que zona me sugere?
Obrigada
Carla
Depende muito do que pretenderem mas, pelo que me diz, talvez a região de Alcúdia possa ser uma boa opção (não Port Alcúdia, que é muito movimentado) – tem praias de areia bem perto. Ou então Santanyí, que fica perto de muitas das melhores praias de Maiorca.
Olá, tenciono ir a Maiorca em Julho 2019, tenho um filho de 15 anos, por isso gostaria de saber qual será a zona mais recomendada para ficar e se existem atracções (parques diversões, aquaparques…). Existe alguma região pouco recomendada devido a ventos ou outros factores?. Obrigada, Isabel
Olá Isabel, o artigo explica exatamente a minha opinião sobre onde ficar em Maiorca, e as vantagens de desvantagens de cada região. Sobre parques de diversões, não sou frequentador e, por isso, não posso ajudar. Abraço e boa viagem.
Olá, Filipe, Adoro teus posts! Parabéns,
Estamos, eu e o marido, a pensar em ir a Maiorca em setembro, por volta do dia 10/9 e temos apenas 10 dias, com carro alugado.
Para escolher a base, tenho dúvidas e queria a tua opinião a respeito. Adorei Alcúdia e Pollença mas receio que, em setembro, o tempo já esteja mais ventoso do que mais para o sul de Maiorca. Isto porque gostávamos de aproveitar as praias e dar uns bons mergulhos. Será melhor optarmos por Santanyí? Ou é mais recomendável pensarmos em uma base mais protegida perto de Palma?
O que pensas a respeito?
Obrigada, Mônica
Honestamente, penso que a base onde ficar em Maiorca tem mais a ver com o que cada um procura na viagem. Está tudo explicado no artigo e, para 10 dias, recomendo duas bases distintas: “uma na Costa Leste e outra em Alcúdia / Pollença”.
Olá. Aconselha Magaluf em Maiorca para férias? Isto é, a zona do hotel. Depois de um carro alugado dá para explorar melhor a ilha. Obrigada, e muito obrigada pelas suas divulgações, ajudam muito, principalmente quem inicia viagens.
Depende dos gostos de cada um. Magaluf não é a minha praia, por isso não recomendo neste artigo. Mas para quem gosta de hotéis grandes, mais confusão e muitos turistas, acredito que seja boa opção para ficar em Maiorca.
Olá, tenciono ir a Maiorca em Setembro deste ano, quero ir pura e simplesmente para relaxar, praia e piscina, que zona é que me aconselha? Vou ficar cerca de 9 noites.
Talvez o que procura seja Port Alcúdia, mas não é de todo a minha praia. As minhas preferências sobre onde ficar em Maiorca são as que estão no post.