Duas semanas é tempo bastante para explorar muitas das melhores praias de Maiorca. Especialmente no que toca às calas (enseadas, em Catalão), não me posso queixar. Entre o meu interesse nas aldeias do interior e as brincadeiras (e os sonos) do mais pequeno (sim, estive de férias em Maiorca com as crianças), consegui conhecer inúmeros locais muito agradáveis para tomar banho de água tépida e cristalina.
O facto de ter ficado hospedado em quatro locais distintos ao longo da minha estadia na maior das ilhas Baleares em muito contribuiu para conseguir conhecer muitas das praias mais bonitas de Maiorca. E é a minha opinião sobre essas calas e praias de Maiorca que escrevo hoje. Só tive pena de não ter conseguido ver mais calas na zona central da costa leste.
Neste post, partilho todas as 22 praias e calas que tive oportunidade de conhecer em Maiorca. Na maioria delas, fiquei tempo suficiente para desfrutar do local e tomar longos banhos (até porque a minha filha mais velha só quer estar na água); num par de praias, as condições do mar não permitiram.
As praias aparecem geograficamente ordenadas a partir da capital, Palma de Maiorca, no sentido dos ponteiros do relógio. E acrescentei uma classificação totalmente subjetiva que reflete as minhas preferências. Valorizo a beleza e a limpeza; gosto mais de enseadas pequenas recortadas por escarpas do que de areais extensíssimos e planos; e, se possível, prefiro praias sem multidões (embora várias das melhores praias de Maiorca sejam muito concorridas nos meses de verão).
-
1
Calas e praias de Maiorca
- 1.1 Cala Major
- 1.2 Praia Camp de Mar
- 1.3 Cala Banyalbufar
- 1.4 Port des Canonge
- 1.5 Cala Deià
- 1.6 Port de Soller
- 1.7 Cala Tuent
- 1.8 Cala Torrent de Pareis (Sa Calobra)
- 1.9 Cala Molins (Cala Sant Vicenç)
- 1.10 Cala Murta
- 1.11 Praia s’Illot (Cala Moreia)
- 1.12 Praia do Muro / Praia de Alcúdia
- 1.13 Cala Mesquida
- 1.14 Cala Agulla
- 1.15 Cala Mondragó
- 1.16 Cala s’Amarador
- 1.17 Cala Llombards
- 1.18 Cala des Moro
- 1.19 Cala de s’Almunia
- 1.20 Praia Es Estanys
- 1.21 Praia Es Trenc
- 2 Ranking: as melhores praias de Maiorca
- 3 Mapa com as praias de Maiorca
- 4 Guia prático
Calas e praias de Maiorca
Como sempre digo nestas ocasiões, este texto não pretende ser um guia definitivo sobre as melhores praias de Maiorca – ou as calas mais bonitas – como se todas as outras não merecessem um banho de mar durante a sua viagem a Maiorca.
É, apenas, a minha opinião sobre as praias que frequentei – e foram muitas! – ao longo de duas semanas de férias em Maiorca. Na esperança que o ajude a escolher que praias conhecer durante as suas próximas férias nesta ilha. Vamos a isso.
No final do post partilho o meu ranking pessoal das melhores praias da ilha; mas, se pretende desde já conhecer a grande vencedora, aqui vai: na minha opinião, a Cala Llombards é a praia mais bonita de Maiorca. Vale o que vale.
Cala Major 
Começo pela última praia de Maiorca que visitei. Fica nos arrabaldes da capital Palma de Maiorca, perto do muito agradável museu da Fundação Pilar i Joan Miró. Fui até lá de autocarro (já tinha devolvido o carro alugado).
Depois de ter visto tantas praias (vou dar a conhecer todas elas neste post), a sensação com que fiquei de Cala Major é que teria sido uma praia espetacular há muitos anos, antes do boom imobiliário ter coberto as escarpas envolventes com hotéis de grandes dimensões. Isto porque a enseada parece ter sido, de facto, muito bonita. Não é o caso hoje em dia.
A imagem que se me foi oferecida assim que desci a escadaria de acesso ao areal foi a de uma praia urbana cheia de turistas. Ponto. Serviu para tomar um último banho de mar em Maiorca mas, sinceramente, não fiquei fascinado com Cala Major.
Cheguei de transporte público e, por isso, não tenho experiência com o estacionamento. Há muitos bares e restaurantes nas proximidades, pelo que não é imprescindível levar comida.
Praia Camp de Mar 
Camp de Mar é uma pequena praia urbana localizada a poucos quilómetros de Andratx. Foi, na verdade, a primeira praia de areia que conheci em Maiorca. É uma praia turística, agradável q.b. mas com muita gente.
Em frente ao areal, há uma pequena ilha onde está montado um restaurante, acessível por um passadiço de madeira. E isso confere a Camp de Mar um charme adicional, compensando um pouco as cadeiras e guarda-sóis de aluguer.
Dito isto, e apesar de ser uma praia interessante e excelente para as crianças, não é daquelas que me faça percorrer dezenas de quilómetros para a frequentar. Ainda para mais numa ilha como Maiorca, onde a oferta de praias bonitas é imensa!
Não faltam lugares de estacionamento com acesso fácil à praia (eu consegui lugar gratuito numa tarde de julho). Note que boa parte do areal está ocupado pelas cadeiras de aluguer. Há bares e restaurantes nas proximidades.
Cala Banyalbufar 
Estando alojado na Serra de Tramuntana durante os primeiros dias em Maiorca, aproveitei para conhecer algumas das calas da costa oeste. Bem sei que a costa leste é onde normalmente dizem estar as melhores praias de Maiorca mas pareceu-me que a orografia da serra prometia enseadas abruptas e espetaculares. E a Cala Banyalbufar tem isso tudo.
O acesso faz-se por uma escadaria sobre a falésia do lado oposto da enseada. No centro, uma pequena queda de água. Do outro lado, uma plataforma para os banhistas se refastelarem… na pedra. Tudo protegido por uma parede de pedra quase vertical que lhe confere um certo dramatismo. Sim, a Cala Banyalbufar está longe de ser a melhor praia de Maiorca; mas é seguramente a cala mais dramática que conheci nas Baleares.
Banyalbufar é uma povoação de reduzida dimensão mas, se seguir as indicações do seu GPS para a cala, vai ter a um parque de estacionamento com alguns – poucos – lugares. Vale a pena tentar, porque a alternativa é descer e subir a pé uma estrada com elevado declive. Quanto a apoios de praia, não há absolutamente nenhuns, leve água e alguns snacks. Calçado aquático recomendável.
Port des Canonge 
Uma vez que comecei por me alojar na povoação de Esporles, Port des Canonge foi a primeira praia que visitei na Ilha de Maiorca. Na verdade, Port des Canonge não é bem uma praia: é um pequeno porto de pesca, com barcos em terra e pequenas garagens – chamemos-lhe assim – onde se guardam os utensílios ligados às artes da pesca.
Acontece que, após o primeiro olhar, do cimo do promontório, não resisti a descer com a família e inaugurar os banhos de mar nas águas mornas de Maiorca.
Há uma dúzia de lugares de estacionamento (gratuito) junto a Port des Canonge. Não é uma praia onde passe um dia inteiro mas, mesmo assim, leve água. Calçado aquático fundamental.
Cala Deià 
Deià é uma belíssima povoação situada no coração da área protegida da Serra de Tramuntana. Li algures sobre a homónima cala e decidi visitar. A tarde de um dia tristonho estava prestes a terminar quando finalmente cheguei a Cala Deià.
É uma cala de pedras, localizada numa estreita enseada de escarpas abruptas. Lá em baixo, um pequeno porto de pesca, alguns veraneantes e… um café e um restaurante com esplanadas simples mas incrivelmente bem localizadas.
Sentei-me a degustar uma cerveja espanhola, enquanto a minha filha se fez às águas. Às tantas, um último raio de sol apareceu para se despedir, e a Cala Deià ganhou um admirador.
O transporte próprio é a única forma de chegar a Cala Deià. A estrada serpenteia desde a povoação até quase ao nível do mar e, lá em baixo, há uma vintena de lugares de estacionamento. É arriscar, até porque não há alternativa. Note que não é a melhor praia de Maiorca para crianças. O bar pode ajudar a matar as necessidades básicas de hidratação. Calçado aquático fundamental.
Port de Soller 
Port de Soller é uma das maiores e mais turísticas povoações de Maiorca. Passei por lá a caminho de Alcúdia, depois de visitar as exposições de Miró (pintura) e Picasso (escultura) patentes de forma permanente e gratuita na estação de caminhos-de-ferro de Soller. Desci a Port de Soller e acabei por ir dar um mergulho para refrescar.
De entre todas as praias urbanas e com areia que visitei, a de Port Soller é, muito provavelmente, a que mais gostei. Até porque a zona envolvente, recheada de restaurantes voltados para o turista, pareceu-me, ainda assim, mais agradável do que, por exemplo, na zona de Port de Alcúdia. E é muito boa para as crianças. Mesmo assim, está longe de ser a minha praia. Mas, para quem gosta de locais movimentados, Port de Soller pode muito bem ser a melhor praia de Maiorca.
O estacionamento em Port de Soller não é fácil. Há alguns parques, mas em julho estavam cheios; acabei por estacionar numa rua na colina mas bem perto da praia, acessível por umas escadas. Port de Soller é daquelas praias para onde não precisa de levar nada (à exceção de água), é só atravessar a rua e tem tudo (a preços de turista, claro). Note que as sombras são raras em Port de Soller (se vai com crianças tente um lugar à sombra das palmeiras).
Cala Tuent 
Li num guia de viagem que Cala Tuent poderia ser uma “alternativa sem gente” à movimentada zona de Sa Calobra. Ora, depois de ter descido a belíssima estrada até Sa Calobra e de ter conhecido a adjacente Cala Torrent de Pareis, não resisti a fazer o pequeno desvio que me levou até Cala Tuent.
É uma pequena enseada, com um “areal” de pedras, um pequeno porto para embarcações e águas esverdeadas e tranquilas. Não tem a beleza das melhores praias de Maiorca – como Cala Llombards ou Cala Mondragó, por exemplo – mas é, ainda assim, um cenário deslumbrante. E confirmou-se a indicação do guia: a praia estava praticamente deserta!
Infelizmente, no dia em que fui a Cala Tuent havia algumas medusas nas águas, que obrigaram boa parte dos veraneantes a banhos mais rápidos e menos refrescantes. Mesmo assim, valeu a pena o desvio.
A estrada que desce até Cala Tuent não tem saída e, no final da estrada, as autoridades pintaram lugares de estacionamento (pagos) nas bermas. No dia em que lá fui, estacionei sem problema, mas não estou certo que seja sempre assim; vá cedo, ou ao final da tarde. Não há bares de apoio; leve água e comida. Calçado aquático fundamental.
Cala Torrent de Pareis (Sa Calobra) 
A estrada que desce para Sa Calobra integra todas as listas do tipo o que fazer em Maiorca por um bom motivo: é espetacular! A estrada serpenteia com curvas estilo cotovelo, consecutivas, acompanhando uma bela paisagem montanhosa, e há até uma curva de 270 graus.
Uma vez chegado a Sa Calobra – pouco mais que um pequeno aglomerado de casas e restaurantes – , deu imediatamente para notar que era um lugar muito procurado por turistas pelos preços praticados na restauração. Para além de conduzir por aquela estrada, o objetivo da minha ida a Sa Calobra era conhecer a Cala Torrent de Pareis (normalmente as pessoas referem-se a Sa Calobra para se referirem à cala), pelo que segui de imediato para lá.
Percorri um caminho bem arranjado junto às margens da enseada; atravessei um pequeno túnel e, do outro lado, ali estava a foz do rio (seco) Torrent de Pareis. Entre as enormes escarpas junto ao mar, uma pequena área com pedras cobertas por toalhas e gente. Ficou confirmado o que já sabia: deveria ter chegado bem mais cedo.
Ainda assim, deu para aproveitar uns belos banhos de mar num cenário natural belíssimo. Não por acaso, havia inúmeros barcos de recreio fundeados na enseada. É belíssima. Talvez em junho ou setembro, fora do pico da época alta em Maiorca, seja ainda melhor!
Vá cedo; mesmo cedo! Ou então evite os meses de julho e agosto. É que a praia é minúscula e, só assim, conseguirá desfrutar dela convenientemente. Leve muita água e, já agora, alguma comida – assim evita ter de ir aos restaurantes. Calçado aquático fundamental.
Cala Molins (Cala Sant Vicenç) 
Após passar um par de horas em Cala Murta (ver a seguir), decidi ainda visitar a povoação de Cala Sant Vicenç, onde pontificam, lado a lado, a Cala Clara e a Cala Molins. Infelizmente, as condições climatéricas estavam muito agrestes naquele lado da ilha, com muito vento a provocar ondas enormes, razão pela qual acabei por não ficar em Cala Molins.
Vista de fora, a praia pareceu-me agradável, embora o areal estivesse quase completamente ocupado com uma concessão de guarda-sóis de colmo e camas de praia. Não sendo uma praia isolada (está no meio de uma povoação), havia também alguns bares e restaurantes nas proximidades. Apesar de não ser o meu estilo de praia favorito (prefiro as enseadas em ambiente natural), disse a mim mesmo que haveria de voltar para experimentar; mas acabou por não acontecer.
Há um parque de estacionamento junto à praia (gratuito, quando lá fui) e, como referi, bares de apoio.
Cala Murta 
Sejamos francos: as coisas mais difíceis são, quase sempre, as mais saborosas. Foi isso que senti quando cheguei a Cala Murta e me deparei com tamanha beleza junta – aquela enseada, as águas transparentes, esverdeadas… Eu explico.
Cala Murta fica bem perto do Cabo Formentor, na extremidade noroeste da Ilha de Maiorca. E, mais importante, a única forma permitida de aceder à cala é a pé. São apenas 30 minutos de caminhada – ou um pouco menos -, mas o suficiente para afastar a esmagadora maioria dos veraneantes de férias em Maiorca. A não ser aqueles curiosos por pequenas enseadas e praias menos concorridas. Como eu.
Lá chegado, encontrei uma pequena enseada, com pedras no lugar de areia, rodeada por muita vegetação. As águas tépidas e de um verde inacreditável (ou seria azul?). Para ser perfeito, bastaria que as correntes não tivessem trazido algumas pequenas medusas que, aos poucos, foram estragando a vontade de estar na água.
Seja como for, mesmo depois de visitar mais de 20 praias, o veredito é claro: a Cala Murta é uma das melhores praias de Maiorca (para o meu gosto).
Praia s’Illot (Cala Moreia) 
Tal como a Cala Murta, a Praia s’Illot é outra das praias mais agradáveis entre todas as que conheci em Maiorca (e uma das favoritas da minha filha de 10 anos). S’Illot fica a uns escassos 5 km de Alcúdia, a caminho de Cap des Pinar (zona militar de acesso condicionado) e, também por causa dessa proximidade geográfica, acabei por frequentá-la em mais do que uma ocasião.
A Praia s’Illot, também conhecida por Cala Moreia, tem uma pequena zona de pedras onde os veraneantes entendem as suas toalhas; não é a praia mais confortável de Maiorca, mas é nas águas que estão as suas principais mais-valias. Tranquilas, quentes e transparentes, foi assim que as encontrei. E, em frente, uma pequena ilha acrescenta charme à paisagem, além de permitir saltos para a água; o delírio da criançada, portanto.
O acesso é muito fácil: basta seguir a estrada principal de Cap des Pinar e estacionar junto ao restaurante S’Illot Strand. Dada a proximidade com meios urbanos, não precisa de levar muitos mantimentos, a não ser que queira passar o dia todo na praia. Calçado aquático fundamental.
Praia do Muro / Praia de Alcúdia 
Tinha grandes expectativas sobre a Praia do Muro, junto a Alcúdia. Primeiro, por ser considerada uma das melhores praias de Maiorca; depois, por ter um areal enorme.
Sabia ser uma das zonas mais turísticas de Maiorca mas não estava mentalizado para a típica praia ladeada de hotéis e apartamentos de veraneio, turistas russos e alemães e víveres com preços inflacionados.
Dito isto, e apesar de não ser o meu estilo preferido entre as praias de Maiorca (cheguei à conclusão que prefiro as pequenas enseadas), a verdade é que a Praia do Muro – e a adjacente Praia de Alcúdia – é agradável para quem viaja com crianças. Desde que, claro, não se importe de estar num local extraordinariamente turístico e movimentado.
A Praia do Muro é muito grande e, em princípio, conseguirá (quase) sempre lugar para estacionar o seu carro alugado. Apesar de não ser das melhores praias de Maiorca (é das mais famosas, mas isso é outra coisa), reconheço que é daquelas onde facilmente se passam várias horas enfiado na água; leve, por isso, água para beber e alguns snacks.
Cala Mesquida 
A Cala Mesquida tem a particularidade de ter dunas. O dia estava cinzentão, ventoso e chuvoso, ao ponto de ter sido preciso procurar um abrigo para proteger da chuva logo à chegada a Cala Mesquida. Não fiquei, por isso, muito tempo.
Pareceu-me, no entanto, uma praia muito agradável, apesar de ser difícil abstrair do enorme hotel existente ao lado da praia. Fiquei dividido. Em suma, Cala Mesquida não desiludiu, mas não é seguramente a melhor praia de Maiorca.
De resto, gostaria de ter feito a caminhada de 4 km entre Cala Mesquida e Cala Agulla, mas também não foi possível.
Há um pequeno parque de estacionamento gratuito próximo da praia. Estando cheio, é procurar nas ruas próximas. Há um bar de apoio.
Cala Agulla 
A Cala Agulla é uma praia localizada na muito turística povoação de Cala Ratjada. Fui lá logo após passar em Cala Mesquida, numa altura em que o clima piorou bastante. Não deu para ir à praia mas confesso que a mesma não me convenceu. Entre uma e outra, julgo que escolheria Cala Mesquida.
Seguindo as indicações para Cala Agulla, existe um parque de estacionamento pago (5€) junto à praia. Acontece que, se aceder à praia pela povoação, consegue estacionar gratuitamente (e a vista é a da foto). Fica a dica.
Cala Mondragó 
A Cala Mondragó era uma das praias de Maiorca que queria conhecer com elevadas expectativas. A cala está integrada no Parque Natural de Mondragó e isso era, por si só, um belo cartão de visita. E a verdade é que não desiludiu; muito pelo contrário.
Passei muito tempo nas águas de Mondragó. Cá fora, os olhos sorriam felizes perante tamanha beleza. Infelizmente, Mondragó não é segredo. Havia muitos barcos de recreio na enseada, e o areal estava repleto de gente. Preferia ter a praia só para mim, mas isso seria um pedido impossível para quem decide fazer férias em Maiorca no mês de julho (foi o meu caso).
Ainda assim, nada que prejudicasse a minha impressão da Cala Mondragó.
No mesmo dia, estive aliás em três praias que se viriam a revelar das melhores praias de Maiorca: a Cala Llombards, a Cala Mondragó e a Cala s’Amarador. Foi um dia extenuante, passado principalmente dentro de água, sob um calor intenso; mas, no final, ficou a sensação de ter vivido um dos mais fantásticos dias das férias em Maiorca. Este ranking agradece.
Existe um parque de estacionamento grande (e pago) a talvez um quilómetro da praia. A Cala Mondragó e a Cala s’Amarador são perfeitas para visitar no mesmo dia (ficam ao lado uma da outra). Não precisa de levar comida.
Cala s’Amarador 
A Cala s’Amarador é uma praia de areia de tamanho razoável (para os padrões de Maiorca). Tem um formato mais aproximado de uma baía do que de uma enseada (cala), mas é belíssima. Imaginei que, fruto da proximidade da mais famosa Cala Mondragó, a encontrasse com menos gente; mas enganei-me. Tal como a primeira, também a Cala s’Amarador estava praticamente cheia. Incluindo muitas famílias com crianças pequenas (como também era o meu caso).
Havia um animado bar de praia, com sombrinhas e cadeiras para alugar, mas o que mais me chamou a atenção foram os carrinhos de mão onde se vendia fruta (talhadas de melancia e coco, por exemplo).
Foi daquelas praias onde passei quase todo o tempo dentro de água. Entra para o meu ranking das melhores praias de Maiorca.
Tal como na Cala Mondragó, existe também um parque de estacionamento a algumas centenas de metros da praia. Se quiser visitar as duas, recomendo deixar o carro do lado de s’Amarador, que me pareceu mais tranquilo. Não é necessário calçado aquático.
Cala Llombards 
A beleza é um conceito subjetivo, é certo, mas a Cala Llombards foi eleita por unanimidade a melhor praia de Maiorca. Isto é, entre as três pessoas com idade para ter opinião do meu grupo de viagem familiar – incluindo mulher e filha mais velha.
A preferência é tanto mais extraordinária pelo facto de, durante as duas semanas de férias em Maiorca, termos visto praias e enseadas de uma beleza estonteante. Havia, por isso, vasta escolha, mas todos escolhemos a mesma cala. Não pode ser mero acaso.
A chegada a Cala Llombards foi, desde logo, quase épica. Optando por uma estrada secundária por sugestão de uma maiorquina, avistei pela primeira vez a enseada de uma localização superior (de onde tirei a primeira foto deste post); à medida que ia descendo a escadaria de acesso à praia, a mesma foi sendo revelada diante dos meus olhos. Foi um momento wow!
Ao contrário de muitas outras enseadas, a Cala Llombards tem areia, e um tamanho perfeito; nem demasiado pequena como a Cala des Moro, nem demasiado grande como a Praia do Muro. Há estrutura de apoio, como um bar, nadador-salvador e cadeiras de praia, mas em nada belisca a beleza da praia. Absolutamente recomendável.
Note que, quando visitar a Cala Llombards não estará a descobrir qualquer segredo. Por isso, se quer um conselho, chegue cedo e evite os fins de semana. Existe um parque de estacionamento gratuito junto à praia. Há um pequeno bar de praia no areal.
Cala des Moro 
Não haja dúvidas: Cala des Moro é uma das enseadas mais bonitas de Maiorca. Fotos como esta não enganam.
Tal como a adjacente Cala de s’Almunia, a Cala des Moro fica num terreno que é propriedade privada. Os donos afirmam tê-lo comprado para evitar a construção de um hotel de grandes dimensões. O terreno está muito bem cuidado e com muita vegetação, tendo sido plantadas milhares de plantas autóctones pelos novos donos. Em troca do livre acesso a ambas as calas, os únicos pedidos são para manter o local limpo e não fumar.
Infelizmente, porventura fruto das correntes marítimas desfavoráveis, no dia em que fui conhecer Cala des Moro encontrei muito lixo nas águas do mar; incluindo algum já preso no fundo arenoso da enseada. Isso, aliado ao tamanho exíguo do espaço para a quantidade de gente que entretanto foi chegando, fez com que ficasse pouco tempo em Cala des Moro. Até porque, literalmente ao lado, ainda tinha a Cala de s’Almunia para conhecer.
No verão, chegue antes das 9:00 da manhã – é o melhor conselho que posso dar. Não há parque de estacionamento e, na época alta, o trânsito de acesso a Cala des Moro estava cortado (tive de deixar o carro perto de Cala Llombards). Também não há bares ou restaurantes na cala (leve comida e muita água).
Cala de s’Almunia 
Quando já pensava que o meu ranking com as melhores praias de Maiorca estava fechado, eis que decido visitar a Cala de s’Almunia. Localizada a 200 metros da Cala des Moro, a Cala de s’Almunia é totalmente diferente da beleza de des Moro. Para melhor.
Fica num pequeno porto de abrigo de embarcações, junto a uma casa de família, e é extremamente fotogénica. Passei várias horas dentro de uma água incrivelmente límpida que, do topo da escarpa, adquiria um tom esverdeado inacreditavelmente belo. Mais: entre todos os locais onde experimentei fazer snorkelling em Maiorca, foi na Cala de s’Almunia que consegui ver mais peixes.
Por tudo isto, para o meu gosto pessoal a Cala de s’Almunia é, sem dúvida, uma das calas mais bonitas de Maiorca. Adorei! Bem mais do que a sua vizinha e mais conhecida Cala des Moro.
Não há parque de estacionamento e, no verão, o trânsito de acesso a Cala de s’Almunia estava cortado (tive de estacionar perto de Cala Llombards). Vá de manhã, se quiser evitar a confusão. Não há bares ou restaurantes (leve comida e muita água). Calçado aquático recomendável.
Praia Es Estanys 
Localizada junto ao Hotel Marquês, em Colònia de Sant Jordi é a típica praia familiar de Maiorca. Tem um areal relativamente grande, onde se encontram os habituais guarda-sóis, cadeiras e muitas famílias com crianças de tenra idade. Está longe de ser a minha praia favorita em Maiorca, mas não há dúvida que é uma escolha popular para quem se aloja em Colònia de Sant Jordi.
Atravessar a praia Es Estanys é uma excelente forma de chegar a pé até à mais famosa Es Trenc.
Não é fácil arranjar lugar para estacionar o carro. Para quem ficar alojado em Colònia de Sant Jordi, talvez o melhor mesmo seja ir a pé. Não há bares na praia.
Praia Es Trenc 
Apesar de ser uma das mais famosas praias de Maiorca, Es Trenc não me seduziu. Ao longo deste texto, já deu para perceber que prefiro as enseadas mais pequenas, mesmo que sem areia, em detrimento das praias mais “tradicionais” com areais extensos.
Não dei muitas oportunidades a Es Trenc e, talvez por isso, não é das praias que recomende com mais ênfase. No entanto, não deixe de a conhecer e formar a sua opinião. Para muitos, é a praia favorita da ilha.
Existe um parque de estacionamento junto a Es Trenc, mas é muito caro (8€, senão estou em erro). Eu fui a pé a partir de Colònia de Sant Jordi (com crianças é mais difícil)
Em jeito de conclusão, deixo a lista das melhores praias de Maiorca (segundo o meu olhar). É uma escolha inteiramente pessoal.
Ranking: as melhores praias de Maiorca
Ao longo das duas semanas de férias em Maiorca, dei por mim várias vezes a tentar fazer um ranking com as minhas praias preferidas da ilha. À medida que fui conhecendo novas enseadas maravilhosas, a classificação foi variando, até chegar ao TOP 6 das melhores praias de Maiorca que agora partilho. São aquelas que classifiquei com cinco estrelas.
- Cala Llombards
- Cala s’Almunia
- Cala Murta
- Cala Mondragó
- Cala s’Amarador
- Praia s’Illot (Cala Moreia)
É, como digo, uma escolha totalmente subjetiva, e algumas delas são pequenas calas sem areia. Mas, se tiver pouco tempo e apostar em conhecer apenas estas seis praias de Maiorca, dificilmente se arrependerá.
Note, também, que há algumas praias que gostaria de ter visitado em Maiorca e não consegui; fosse por falta de oportunidade, fosse por não saber da sua existência em tempo útil. Entre elas contam-se, por exemplo, a Cala Pi e a Cala Varques. E ainda a Praia des Coll Baix, pela qual fiquei fascinado ao ver fotografias (pareceu-me boa candidata a uma das melhores praias de Maiorca) mas que é de difícil acesso para quem viaja com crianças muito pequenas.
Mapa com as praias de Maiorca
As minhas praias favoritas de Maiorca estão marcadas a verde no mapa.
Guia prático
Este é um guia com alguma informação prática para fazer férias em Maiorca, a maior das ilhas Baleares espanholas. Além disso, preparei um texto com dicas de viagem sobre Maiorca, onde encontra informação mais completa e detalhada.
Como chegar
A Ilha de Maiorca está muito bem servida de ligações aéreas de toda a Europa, especialmente durante o verão. No caso de Portugal, as opções mais diretas são os voos low cost da Ryanair desde o Porto, e as ligações da Iberia / Air Nostrum desde Lisboa. Outras companhias que vale a pena pesquisar, considerando um bilhete combinado com escala em Madrid, são a TAP, a Vueling e/ou a Air Europa. A Iberia também voa para Palma de Maiorca, mas evito a todo o custo voar com eles.
Como se deslocar em Maiorca
A Ilha de Maiorca é daqueles destinos onde alugar um carro é, de longe, a melhor alternativa. O custo é acessível e só assim se consegue aceder a muitos dos melhores locais da ilha.
Em alternativa, existe uma extensa rede de autocarros públicos, mas os horários são naturalmente limitados. Seja como for, a não ser que recorra, como complemento, à boleia ou à bicicleta, não vai conseguir visitar em tempo útil muitas das calas e praias referidas se viajar apenas de autocarro.
Calcular preço do aluguer de um carro
Excursões em Maiorca
No que toca a excursões, saiba que pode valer a pena fazer alguma atividade de grupo ou participar em alguma visita guiada, intercalando com a exploração das praias de Maiorca. Assim, entre as atividades e excursões organizadas disponíveis na ilha, recomendo:
- Cruzeiro de Catamarã pela Costa Sul de Maiorca
- Cruzeiro de Catamarã de Meio Dia a Es Trenc
- Passeio de barco ao amanhecer com observação de golfinhos
- Voo de balão de ar quente
- Excursão de meio dia às Grutas do Drach
Onde dormir em Maiorca
Para entender um pouco melhor as diferentes regiões da ilha, veja o guia completo sobre onde ficar em Maiorca. Alternativamente, no botão abaixo tem acesso a dezenas de hotéis de excelente qualidade e para todas as bolsas. Experimente!
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.