5 locais a visitar em Palma de Maiorca (a catedral e não só!)

Por Filipe Morato Gomes

Quem me acompanha sabe que gosto muito do lado B das cidades. Daqueles cafés acolhedores frequentados por habitantes locais; de esplanadas; de mercados de rua; de caminhadas; de sair, enfim, do coração turístico das cidades que visito. Era isso que gostaria de ter para escrever num texto sobre o que visitar em Palma de Maiorca.

Ao invés, neste post escrevo apenas sobre lugares bem conhecidos da capital maiorquina. Não porque tenha mudado de estilo de viagem – continuo a apregoar as vantagens de viajar devagar -, mas porque o calor abrasador não permitiu que explorasse melhor a cidade e descobrisse os seus segredos. Nos dias em que visitei Palma de Maiorca, estava uma sensação térmica de 43 graus centígrados; facto que me obrigou a passar boa parte do tempo em casa.

Assim sendo, eis quatro coisas bem cliché (mais um museu fantástico) para incluir na sua lista sobre o que fazer em Palma de Maiorca. Visitei todas elas – e recomendo sem reservas. Mas, tendo tempo (e não estando tanto calor) sugiro que explore melhor o Bairro de Santa Catalina, por exemplo. Há muitas pérolas por descobrir em Palma de Maiorca.

O que fazer em Palma de Maiorca (cinco sugestões imperdíveis)

Catedral de Palma de Maiorca

Catedral de Palma de maiorca
Obra de Antoni Gaudi na Catedral de Palma de Maiorca

A Catedral de Palma de Maiorca, também conhecida por “Le Seu”, é uma majestosa catedral gótica que domina o coração da cidade de Palma de Maiorca. É, na verdade, o cartão postal da cidade. Não há volta a dar.

Entrei na catedral logo de manhã, e já havia uma pequena fila de turistas esperando a sua vez de comprar o bilhete de acesso. Lá dentro, um assombro. A nave central, ampla, luminosa e com um pé direito absolutamente fora do comum, é de tirar o fôlego ao mais experiente dos viajantes.

Sentei-me a contemplar; observei as várias capelas, os vitrais, a enormes colunas; e, naturalmente, como apreciador da loucura criativa do arquiteto Antoni Gaudí, procurei a sua intervenção na catedral. Como seria de esperar, é tudo menos convencional!

Não há dúvida: Palma de Maiorca não é a sua catedral, mas visitá-la tem mesmo de ser a prioridade número um de qualquer visita à capital maiorquina.

Dica: compre ingresso para aceder à catedral sem fila.

Museu da Fundação Pilar i Joan Miró

O que fazer em Palma de Maiorca: Museu da Fundação Pilar i Joan Miró
Exposição “Miró nunca visto” no Museu da Fundação Pilar i Joan Miró em Palma de Maiorca

Visitar o Museu da Fundação Pilar i Joan Miró, em Palma de Maiorca, foi, para mim, uma das maiores surpresas da viagem à ilha de Maiorca. Tive a sorte de ver uma exposição temporária por ocasião das comemorações dos 25 anos do museu, com algumas obras pouco vistas (e algumas, inclusive, por catalogar).

Para além de pinturas e algumas esculturas de Miró, o espaço permite ainda ver os estúdios onde o pintor catalão trabalhou nas últimas décadas da sua vida – o período em que viveu em Maiorca. Vale mesmo a pena!

Note que, tal como o Castelo de Bellver – de que falo adiante -, o museu fica um pouco afastado do centro da cidade. Nada que um autocarro urbano não resolva.

O site da fundação é www.miromallorca.com.

Centro histórico de Palma de Maiorca

Centro histórico de Palma de Maiorca
Centro histórico de Palma de Maiorca

Para quem gosta de explorar centros históricos, Palma de Maiorca é um complemento perfeito aos dias passados nas melhores praias de Maiorca.

Infelizmente, como já expliquei, o calor tórrido não me permitiu passar tanto tempo na rua como eu gostaria, razão pela qual não consigo detalhar muito do que há para ver no centro histórico de Palma de Maiorca.

Em todo o caso, como sempre acontece em ambientes de ruelas estreitas e labirínticas, o melhor é deixar-se perder, ao sabor do vento, sem grandes preocupações com Google Maps ou Maps.me. E explorar. Vai dar de caras com botecos e bares de tapas, lojas de design e alguns hotéis. E gente que lá vive.

Absolutamente imprescindível na sua visita a Palma de Maiorca.

Mercado de Santa Catalina

Visitar Palma de Maiorca: Mercado de Santa Catalina
Bancas de peixe e marisco no Mercado de Santa Catalina

Santa Catalina é, por assim dizer, o bairro boémio de Palma de Maiorca. Zona hipster da cidade, está recheado de bares de tapas, cafés de muito bom gosto, restaurantes com esplanada, massagens ayurvédicas e espaços criativos em geral. É, também, onde fica o famoso Mercado de Santa Catalina.

Quando o visitei, fiquei bem impressionado com a organização e limpeza do mercado, embora algumas das bancas estivessem fechadas para férias. O meu objetivo era apenas o de visitar o mercado, não fazer compras, até porque muitos habitantes queixam-se dos altos preços praticados no Mercado de Santa Catalina, mais adequados ao bolso dos “alemães e suecos que vivem no bairro” do que aos maiorquinos.

Ainda assim, vale bem a pena visitar.

O mercado também tem presença online em www.mercatdesantacatalina.com.

Castelo de Bellver

Castelo de Bellver, Palma de Maiorca
Castelo de Bellver, em Palma de Maiorca

O Castelo de Bellver é, atualmente, uma das principais atrações turísticas de Palma de Maiorca, mas confesso que fui visitá-lo mais por estar com os meus filhos do que outra coisa.

Fica no topo de uma colina nas imediações do porto de Palma de Maiorca, e permite por isso uma vista abrangente sobre a capital da ilha. Cheguei lá de carro alugado, horas antes de o ir devolver à rent-a-car, sem grandes expectativas. Mas afinal foi boa ideia.

Trata-se de um edifício defensivo que apresenta um curioso formato circular (uma completa novidade para mim, habituado a ver castelos em Portugal). Ao que consta, haverá apenas outros dois castelos de planta circular em toda a Europa.

Caso tenha algum tempo disponível na capital maiorquina, não deixe de visitar o Castelo de Bellver.

Mapa: o que visitar em Palma de Maiorca

Os principais locais a visitar em Palma de Maiorca estão marcadas a azul no mapa.

Guia prático

Onde ficar

A oferta de alojamento em Maiorca é vasta, incluindo na capital Palma. Escrevi um post para o ajudar a decidir onde ficar em Maiorca, onde encontra inúmeras opções de fincas e hotéis, bem como uma opinião sobre a melhor zona da ilha para montar a sua base.

No que toca a Palma de Maiorca, em concreto, eis alguns dos hotéis mais recomendados (note que, regra geral, o alojamento não é barato):

Procure hotéis em Palma de Maiorca

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.