Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Ásia » Japão » Tóquio

Onde se hospedar em Tóquio (os melhores bairros)

Por Filipe Morato Gomes | Hotelaria Ásia Japão Tóquio
Atualizado em 12.11.2020 | Tempo de leitura: 5 minutos

Onde dormir em Tóquio: Kimi Ryokan
Kimi Ryokan, um hotel tradicional no centro de Tóquio

Tóquio é uma metrópole gigantesca. Ora, tendo tempo limitado para visitar a cidade, como qualquer viajante, é muito importante escolher bem onde se hospedar em Tóquio. Felizmente, os transportes públicos funcionam muito bem e, por isso, o efeito distância acaba por ser minimizado; mas ninguém quer passar o tempo dentro de comboios – ainda que eficientes – em vez de andar a descobrir Tóquio.

Vem isto a propósito da escolha do melhor bairro para se hospedar em Tóquio. Para mim, onde dormir em Tóquio foi das coisas em que tive mais dificuldade para decidir durante o planeamento da viagem ao Japão.

Conteúdos do Artigo
  • 1 Como decidir onde ficar em Tóquio
  • 2 Os melhores bairros para se hospedar em Tóquio
    • 2.1 Triângulo Shibuya – Omotesando – Harajuku
    • 2.2 Shinjuku
    • 2.3 Tokyo Station / Marunouchi
    • 2.4 Ueno e Asakusa
  • 3 Onde ficar em Tóquio: a minha escolha

Como decidir onde ficar em Tóquio

Fique onde ficar, o importante é hospedar-se perto da linha Yamanote, a linha de metro circular que atravessa boa parte dos mais importantes bairros de Tóquio.

É provavelmente o mais importante critério na hora de decidir onde dormir em Tóquio. Em alternativa, fique pelo menos junto a uma estação de metro, mesmo que de outra linha. O metro é o transporte mais eficiente e barato de Tóquio; os táxis, por oposição, são caríssimos.

Outro critério que valorizo é a proximidade de restaurantes, facilmente acessíveis a pé.

Por fim, gosto de bairros visualmente atrativos – seja pela modernidade minimalista, seja pelo ar tradicional das casas e ruas. Talvez por isso, tenho tendência a preferir guesthouses e hotéis pequenos, de preferência instalados em edifícios com charme, mesmo que antigos.

Ou seja, posso até ficar alojado nos bairros mais movimentados, como Shinjuku ou Shibuya, mas preferencialmente fora das avenidas principais.

Vou então tentar ajudá-lo a escolher o melhor bairro para se hospedar em Tóquio. Depois de muito ponderar, escolhi apenas quatro opções. Vamos a isso.

Os melhores bairros para se hospedar em Tóquio

Rua de Shibuya, Tóquio
Rua de Shibuya, no coração de Tóquio

Triângulo Shibuya – Omotesando – Harajuku

Para mim, a área de Shibuya, em sentido lato – abarcando os bairros de Harajuku e Omotesando -,  é muito provavelmente a zona de Tóquio que melhor cumpre os critérios definidos para a hospedagem. Está bem servido de transportes, com fácil acesso a todas as zonas de Tóquio; fica próximo de muitas das atrações que mais gostei em Tóquio; e tem imensos restaurantes, cafés e vida social.

O principal problema, é, no entanto, o custo dos hotéis de Shibuya. Reserve, por isso, com a maior antecedência possível e esteja atento às promoções do booking.

Alternativamente, saiba que, a oeste de Shibuya fica Shimokitazawa – o bairro vintage de Tóquio -, uma boa opção para quem pretender ficar num bairro mais tradicional e sem arranha-céus. Não fica, no entanto, na linha Yamanote.

Bairro Shibuya

Vantagens: localização, transportes, proximidade de atrações, muitos restaurantes.
Desvantagens: preço, muito movimentado.

Pesquisar hotéis em Shibuya

Shinjuku

Shinjuku é, para muitos, a melhor área para se hospedar em Tóquio. Especialmente a zona a oeste da estação de metro. Pela positiva, os transportes estão facilitados pelo acesso à estação, uma das mais movimentadas da capital japonesa. Há milhares de restaurantes onde comer bem, incluindo os do muito curioso Piss Alley. E não faltam depachikas onde perder a cabeça – uma das coisas que considero imperdíveis fazer em Tóquio.

Tudo somado, Shinjuku é um bairro excelente para ficar em Tóquio. Mas sofre do mesmo problema de Shibuya: é caro! Se pretende dormir em Shinjuku, já sabe: reserve com antecedência.

Bairro Shinjuku

Vantagens: localização, transportes, muitos restaurantes.
Desvantagens: preço, muito movimentado.

Pesquisar hotéis em Shinjuku

Tokyo Station / Marunouchi

A Tokyo Station é a mais importante estação ferroviária de Tóquio. Faz parte da linha Yamanote e é de lá que partem alguns Shinkansen, nomeadamente para Kyoto. Além disso, Marunouchi é um bairro muito agradável e relativamente tranquilo – desde que se afaste das grandes avenidas.

Não é a minha zona preferida para se hospedar em Tóquio, mas muita gente opta por ficar junto à  Tokyo Station e não se arrepende. Fica perto dos jardins imperiais, ao lado de Ginza e sempre dá para ir à Ramen Street todos os dias…

Bairro Marunouchi

Vantagens: localização ao lado de Ginza, acessibilidades excelentes (incluindo o Shinkansen para Kyoto, por exemplo), muitos restaurantes.
Desvantagens: nada de significativo, mas julgo que falta aquela boa onda de outras zonas,

Pesquisar hotéis em Marunouchi

Ueno e Asakusa

Se o objetivo for poupar dinheiro durante a estadia em Tóquio, o melhor conselho que posso dar é evitar os hotéis de Ginza, Shinjuku e Shibuya. São bairros excelentes e que eu recomendo, mas dispendiosos.

Assim, as zonas de Ueno e Asakusa, consideradas áreas Shitamachi (a velha Tóquio), são mais antigas e menos apelativas mas têm fáceis acessos de metro e, mais importante, têm hotéis mais baratos.

Bairro Ueno e Asakusa

Vantagens: viver numa Tóquio mais tradicional, preço.
Desvantagens: sem linha Yamanote (no caso de Asakusa), localização (mais longe das “atrações”).

Pesquisar hotéis em Asakusa

Pesquisar hotéis em Ueno

Onde ficar em Tóquio: a minha escolha

Eu acabei por ficar num pequeno apartamento localizado numa paralela à Rua Takeshita, no bairro Harajuku. Estava a duzentos metros da linha Yamanote, tinha vários restaurantes nas proximidades e o bairro era extraordinariamente vibrante – exceto de noite, que era um deserto.

Gostei da localização mas paguei um valor que o apartamento não valia (por isso não o recomendo). Era demasiado pequeno, mesmo para os padrões japoneses. Se fosse hoje, talvez procurasse um hotel ou apartamento na zona de Omotesando; ou num recanto tradicional enfiado a oeste do movimentado bairro de Shinjuku ou a norte de Shibuya.

Outra hipótese seria Ueno, para poupar dinheiro em Tóquio. Isto porque, depois de conhecer a cidade, a zona de Ueno já não me pareceu tão afastada, com a vantagem de oferecer preços muito mais em conta do que Shinjuku ou Shibuya.

Pesquisar hotéis em Tóquio

Saiba mais sobre: Hotelaria Ásia Japão Tóquio

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Tóquio e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« 5 cafés de Tóquio que adorei conhecer (e recomendo)
A minha visita (guiada) ao Palácio Imperial de Tóquio »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Tóquio

Reserve um hotel em Tóquio ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens