Tóquio é uma metrópole gigantesca. Ora, tendo tempo limitado para visitar a cidade, como qualquer viajante, é muito importante escolher bem onde se hospedar em Tóquio. Felizmente, os transportes públicos funcionam muito bem e, por isso, o efeito distância acaba por ser minimizado; mas ninguém quer passar o tempo dentro de comboios – ainda que eficientes – em vez de andar a descobrir Tóquio.
Vem isto a propósito da escolha do melhor bairro para se hospedar em Tóquio. Para mim, onde dormir em Tóquio foi das coisas em que tive mais dificuldade para decidir durante o planeamento da viagem ao Japão.
Como decidir onde ficar em Tóquio
Fique onde ficar, o importante é hospedar-se perto da linha Yamanote, a linha de metro circular que atravessa boa parte dos mais importantes bairros de Tóquio.
É provavelmente o mais importante critério na hora de decidir onde dormir em Tóquio. Em alternativa, fique pelo menos junto a uma estação de metro, mesmo que de outra linha. O metro é o transporte mais eficiente e barato de Tóquio; os táxis, por oposição, são caríssimos.
Outro critério que valorizo é a proximidade de restaurantes, facilmente acessíveis a pé.
Por fim, gosto de bairros visualmente atrativos – seja pela modernidade minimalista, seja pelo ar tradicional das casas e ruas. Talvez por isso, tenho tendência a preferir guesthouses e hotéis pequenos, de preferência instalados em edifícios com charme, mesmo que antigos.
Ou seja, posso até ficar alojado nos bairros mais movimentados, como Shinjuku ou Shibuya, mas preferencialmente fora das avenidas principais.
Vou então tentar ajudá-lo a escolher o melhor bairro para se hospedar em Tóquio. Depois de muito ponderar, escolhi apenas quatro opções. Vamos a isso.
Os melhores bairros para se hospedar em Tóquio
Triângulo Shibuya – Omotesando – Harajuku
Para mim, a área de Shibuya, em sentido lato – abarcando os bairros de Harajuku e Omotesando -, é muito provavelmente a zona de Tóquio que melhor cumpre os critérios definidos para a hospedagem. Está bem servido de transportes, com fácil acesso a todas as zonas de Tóquio; fica próximo de muitas das atrações que mais gostei em Tóquio; e tem imensos restaurantes, cafés e vida social.
O principal problema, é, no entanto, o custo dos hotéis de Shibuya. Reserve, por isso, com a maior antecedência possível e esteja atento às promoções do booking.
Alternativamente, saiba que, a oeste de Shibuya fica Shimokitazawa – o bairro vintage de Tóquio -, uma boa opção para quem pretender ficar num bairro mais tradicional e sem arranha-céus. Não fica, no entanto, na linha Yamanote.
Bairro Shibuya
Vantagens: localização, transportes, proximidade de atrações, muitos restaurantes.
Desvantagens: preço, muito movimentado.
Shinjuku
Shinjuku é, para muitos, a melhor área para se hospedar em Tóquio. Especialmente a zona a oeste da estação de metro. Pela positiva, os transportes estão facilitados pelo acesso à estação, uma das mais movimentadas da capital japonesa. Há milhares de restaurantes onde comer bem, incluindo os do muito curioso Piss Alley. E não faltam depachikas onde perder a cabeça – uma das coisas que considero imperdíveis fazer em Tóquio.
Tudo somado, Shinjuku é um bairro excelente para ficar em Tóquio. Mas sofre do mesmo problema de Shibuya: é caro! Se pretende dormir em Shinjuku, já sabe: reserve com antecedência.
Bairro Shinjuku
Vantagens: localização, transportes, muitos restaurantes.
Desvantagens: preço, muito movimentado.
Tokyo Station / Marunouchi
A Tokyo Station é a mais importante estação ferroviária de Tóquio. Faz parte da linha Yamanote e é de lá que partem alguns Shinkansen, nomeadamente para Kyoto. Além disso, Marunouchi é um bairro muito agradável e relativamente tranquilo – desde que se afaste das grandes avenidas.
Não é a minha zona preferida para se hospedar em Tóquio, mas muita gente opta por ficar junto à Tokyo Station e não se arrepende. Fica perto dos jardins imperiais, ao lado de Ginza e sempre dá para ir à Ramen Street todos os dias…
Bairro Marunouchi
Vantagens: localização ao lado de Ginza, acessibilidades excelentes (incluindo o Shinkansen para Kyoto, por exemplo), muitos restaurantes.
Desvantagens: nada de significativo, mas julgo que falta aquela boa onda de outras zonas,
Ueno e Asakusa
Se o objetivo for poupar dinheiro durante a estadia em Tóquio, o melhor conselho que posso dar é evitar os hotéis de Ginza, Shinjuku e Shibuya. São bairros excelentes e que eu recomendo, mas dispendiosos.
Assim, as zonas de Ueno e Asakusa, consideradas áreas Shitamachi (a velha Tóquio), são mais antigas e menos apelativas mas têm fáceis acessos de metro e, mais importante, têm hotéis mais baratos.
Bairro Ueno e Asakusa
Vantagens: viver numa Tóquio mais tradicional, preço.
Desvantagens: sem linha Yamanote (no caso de Asakusa), localização (mais longe das “atrações”).
Onde ficar em Tóquio: a minha escolha
Eu acabei por ficar num pequeno apartamento localizado numa paralela à Rua Takeshita, no bairro Harajuku. Estava a duzentos metros da linha Yamanote, tinha vários restaurantes nas proximidades e o bairro era extraordinariamente vibrante – exceto de noite, que era um deserto.
Gostei da localização mas paguei um valor que o apartamento não valia (por isso não o recomendo). Era demasiado pequeno, mesmo para os padrões japoneses. Se fosse hoje, talvez procurasse um hotel ou apartamento na zona de Omotesando; ou num recanto tradicional enfiado a oeste do movimentado bairro de Shinjuku ou a norte de Shibuya.
Outra hipótese seria Ueno, para poupar dinheiro em Tóquio. Isto porque, depois de conhecer a cidade, a zona de Ueno já não me pareceu tão afastada, com a vantagem de oferecer preços muito mais em conta do que Shinjuku ou Shibuya.