Por algum motivo, só agora decidi participar no TBEX – Travel Bloggers Exchange, a mais antiga e uma das melhores conferências de bloggers de viagens do mundo.
Passaram vários anos desde que me assumi verdadeiramente como blogger de viagens profissional; tinha lido inúmeras vezes sobre a importância de participar nestas conferências; mas, na verdade, nunca lhes dei a devida importância. Até agora. Não tenho explicações nem uma boa desculpa. Mas mais vale tarde do que nunca!
Em julho de 2018, decidi então participar no meu primeiro TBEX. Decorreu na cidade de Ostrava, República Checa, e posso garantir que foi uma experiência muito enriquecedora. A vários níveis. É um investimento que recomendo tanto aos que estão agora a começar um blog de viagens como aos bloggers mais experimentados. Há lugar para todos. Aprende-se sempre. E o espírito de partilha é magnífico.
A ideia das conferências de bloggers de viagens é ajudar os bloggers a olhar para o seu trabalho como um negócio. A aprender mais sobre SEO, redes sociais, escrita, vídeo, gestão do tempo e tudo o mais envolvido na gestão de um blog. E, não menos importante, a diversificar fontes de rendimento; a aprender a trabalhar com marcas e destinos em benefício mútuo; a tirar melhor partido dos programas de afiliados. Em suma, a olhar para o blog de forma profissional (e ganhar dinheiro com ele).
Para mim, foi também um momento de parar para pensar. No dia a dia, atarefado a escrever e editar posts, a escolher e editar fotos, a produzir conteúdos para as redes sociais, a responder a dezenas de emails de marcas e leitores a pedirem dicas, ajuda e inspiração, tenho dificuldade em dedicar tempo e energia a pensar no blog do ponto de vista estratégico. Participar no TBEX serviu também para isso.
Na verdade, estou numa fase em que decidi investir em conhecimento, e participar no TBEX encaixava nessa lógica. E ainda bem que o fiz. Eis a minha experiência no TBEX Ostrava 2018 – a primeira conferência de bloggers de viagens em que participei.
TBEX Ostrava 2018
Ia a meio da minha viagem de autocarro de Brno para Ostrava quando recebi uma mensagem no Facebook: “Estás em Ostrava? Eu vou a caminho”. Era o Gonçalo Cruz, do novíssimo projeto The Travel Tool, com quem combinei imediatamente encontrarmo-nos para uma cerveja e dois dedos de conversa.
À mesa, juntaram-se duas pessoas ligadas à organização que, na altura, ainda não conhecia. Estivemos a conversar sobre o TBEX; sobre blogs e projetos, incluindo o meu Alma de Viajante; sobre o facto de só em 2018 me estrear nas conferências de bloggers de viagens; sobre as expectativas para o encontro. “Vamos lá ver como corre, aprende-se sempre”, disse eu a Rick Calvert e Jiri Duran, sem saber quem eles eram – descobri mais tarde que eram o CEO do TBEX e o membro do turismo checo responsável por levar o evento para a República Checa. Ouch!
Manhã cedo, fui para o belíssimo complexo industrial Dolní Vítkovice, uma antiga mina de carvão brilhantemente transfigurada em centro de conferências. Comecei por assistir a uma sessão dedicada aos iniciados no TBEX, onde foram fornecidas algumas dicas para tirar o melhor partido do evento. E depois começaram as conferências propriamente ditas.
Posso garantir que assisti a algumas palestras muito inspiradoras, outras mais informativas, dedicadas a um aspeto específico da gestão de um blog – como técnicas de escrita ou SEO, por exemplo -, e um par delas sem interesse de maior. Houve de tudo, mas o balanço geral foi muito positivo. Sendo eu um blogger com experiência, notei no entanto que a maioria das palestras era destinada a bloggers mais iniciados. Ora, havendo várias palestras em simultâneo e sendo por isso necessário fazer escolhas, teria sido vantajoso se cada sessão tivesse indicado o nível a que se destinava (iniciado, intermédio ou avançado). É que escolher a que palestra assistir não é nada fácil…
De resto, nos intervalos das palestras acabei por passar boa parte do tempo na companhia do Gonçalo e de outros bloggers com quem me fui cruzando. E conheci gente muito interessante.
Pela minha parte, estava verdadeiramente focado em tirar o melhor partido do TBEX do ponto de vista profissional. Assisti às conferências, conheci bloggers, falei com representantes de turismos locais (os chamados DMOs ou Destination Manager Organizations). Ainda assim, não me inibi de aproveitar a noite de Ostrava, especialmente os bares da rua Stodolni. Foi a continuação do lado mais social do TBEX, tão importante quanto as palestras propriamente ditas.
Para quem pretende levar o seu blog de viagens “a sério”, recomendo vivamente a participação em conferências como o TBEX!
Vantagens de participar numa conferência de bloggers de viagens
Para mim, participar numa conferência de bloggers de viagens valeu bem o investimento. Eis algumas das coisas boas de participar na edição europeia do TBEX 2018.
Conhecer pessoalmente outros bloggers
A parte social da conferência – dos almoços aos corredores, passando pelas saídas à noite e pelas fam trips – é tão ou mais importante como o conteúdo das palestras. Aprendi muito em várias conversas informais que fui tendo ao longo do TBEX.
Estabelecer contactos com marcas e representantes de destinos
Em Ostrava não havia muitas marcas e destinos representados mas, ainda assim, tive oportunidade de conversar – e apalavrar futuras colaborações – com dois ou três representantes de turismos locais.
Estavam também no TBEX de Ostrava profissionais ligados aos programas de afiliados de marcas como a booking ou a GetYourGuide. Pela minha parte, aproveitei para conversar com os representantes da booking, com quem partilhei o meu desagrado com alguns aspetos do programa de afiliados. Agradeceram muito o feedback (a ver se é desta que corrigem os problemas).
Tudo somado, pese embora o reduzido número de destinos participantes, foi muito positivo.
Aprender técnicas e dicas práticas
Sim. Aprender técnicas e dicas práticas com quem é mais experiente em determinado assunto. Da escrita de viagens ao SEO, da gestão de redes sociais ao LinkedIn, das técnicas fotográficas à monetização de vídeo, dos programas de afiliados à delegação de competências e gestão de uma equipa, de tudo um pouco se aborda nas palestras do TBEX.
É ainda possível conversar de forma informal com os palestrantes, regra geral simpáticos e disponíveis, e colocar questões sobre problemas ou dúvidas concretas que tenha.
FAM Tours
Antes e depois do evento propriamente dito, foram organizadas press trips para os bloggers inscritos no TBEX. Por dificuldade de agenda, não participei nas viagens posteriores ao evento, mais longas, mas o feedback que fui lendo foi bastante positivo. É mais uma forma de maximizar o investimento feito para participar na conferência.
Estratégia
Provavelmente a maior lição que retirei da minha participação foi a necessidade de parar para pensar. Tomar consciência de que pode ser preciso mudar de direção. E agir. Sim, o TBEX fez-me pensar. Só por isso já teria valido a pena. É também por isso que estou já atento às próximas conferências.
TBEX: o que eu gostaria que tivesse sido diferente
Gravação das palestras
As sessões deveriam ter sido gravadas, para permitir a visualização posterior.
Horários das palestras
No TBEX de Ostrava, as palestras ocorreram em apenas três horários ao longo do dia, o que significa que cada participante só pôde assistir a seis palestras durante os dois dias do evento. Por comparação, na TravelCon há quatro horários por dia, ao longo de três dias: 12 sessões no total (mais o acesso às gravações de todas as palestras).
Indicação do nível da palestra
As sessões deveriam ter a indicação clara sobre o nível das mesmas (ou o público a que se destinam): iniciado, intermédio ou avançado.
Nível mais avançado (conferência para bloggers experientes)
Pese embora a existência de sessões mais avançadas, o TBEX está notoriamente focado nos bloggers de viagens iniciantes. Ainda assim, assumindo que não é perito em todos os assuntos relacionados com a gestão de um blog, tem sempre algo a retirar da participação numa conferência para bloggers.
Conclusão: vale a pena assistir ao TBEX?
Antes de mais, convém dizer que a assinatura do evento – The future of travel media – está desatualizada. Os blogs de viagem são já hoje – no presente – a ferramenta privilegiada de divulgação de um destino. Mais que aos media tradicionais, é aos blogs que os viajantes recorrem em busca de inspiração e dicas. É por isso que os destinos colaboram de forma cada vez mais assídua com bloggers de viagens.
O momento de elevar o seu blog a outro patamar é, pois… agora.
Participar numa conferência de bloggers de viagens como o TBEX é um momento único para partilhar ideias, aprender, conhecer gente, inspirar-se. Como disse, regressei com a cabeça a fervilhar de novas ideias, especialmente do ponto de vista do negócio; mas também para aumentar o tráfego e melhorar o SEO. Ou coisas tão “simples” como melhorar o perfil do LinkedIn ou criar um Media Kit. Ideias concretas que conto pôr em prática ao longo dos próximos meses.
Deixo-o com uma lista das principais conferências para bloggers de viagens atualmente existentes.
Principais conferências para bloggers de viagens
TBEX
O TBEX – Travel Bloggers Exchange é a mais antiga conferência de bloggers de viagens. Organizada por uma equipa liderada por Rick Calvert, a conferência tem tido pelo menos duas edições anuais – uma na América do Norte e outra na Europa.
É principalmente destinada aos novos bloggers ou àqueles com poucos anos de experiência; embora haja palestras orientadas para bloggers mais experientes.
TravelCon
Organizada por Matthew Kepnes, mais conhecido por Nomadic Matt, a TravelCon terá a sua primeira edição em setembro de 2018 na cidade norte-americana de Austin.
A TravelCon conta com a participação de muitos dos maiores bloggers de viagens do mundo e promove-se como sendo uma conferência mais avançada – e não tanto para os iniciados.
Tenho muita pena de não poder participar na TravelCon, mas estarei em viagem nessas datas. Felizmente, existe um bilhete virtual que permite ver todas as palestras em vídeo, à posteriori. Não é barato, mas parece-me um bom investimento. Acredito que rapidamente se vai tornar na melhor conferência do mundo para bloggers de viagens; e em 2019 conto estar lá pessoalmente!
Traverse
Outra das grandes conferências de bloggers de viagens, o Traverse tem epicentro no Reino Unido, e só em 2018 decorreu fora de território britânico. É tida como uma conferência acessível, num ambiente de grande intimidade entre os participantes (muitos participam em várias edições e conhecem-se há anos) e muito produtiva. Depois de ler a respeito, fiquei com grande curiosidade em participar numa futura Traverse.
The Women in Travel Summit
The Women in Travel Summit é o principal evento exclusivamente dedicado ao segmento feminino dos bloggers de viagens. A palavra à organização: “O nosso objetivo é fornecer aos nossos participantes as ferramentas, conexões e recursos necessários para se tornarem melhores bloggers de viagens e equipar as grandes marcas com parcerias que possam ajudá-las a melhorar a sua presença digital e atingir os seus objetivos de negócios, enquanto cresce a irmandade global de mulheres que viajam. Ao criar um ambiente de capacitação, encorajamento e apoio para que as mulheres adquiram novas competências e desenvolvam relacionamentos profissionais, esperamos ajudar mais mulheres a encontrar a sua voz no mundo das viagens online“. Está praticamente tudo dito!
National Geographic Exodus Aveiro Fest
Um outro evento que eu recomendo vivamente a todos os interessados no mundo das viagens, do vídeo e da fotografia documental é o Exodus Aveiro Fest. Isto apesar de não ser especificamente uma conferência para bloggers de viagens – a primeira edição decorreu em dezembro de 2017, em Aveiro, e foi um dos momentos mais emotivos e inspiradores em que já participei.
Dicas para a sua primeira conferência de bloggers
Caso nunca tenha participado numa conferência de bloggers como o TBEX, deixo aqui algumas dicas para tirar o máximo partido do evento.
- Mentalize-se que está a trabalhar. Apesar do aspeto social ser muito importante em conferências como o TBEX, ir para a cama às 5 da manhã com dez cervejas no estômago não é seguramente a forma mais produtiva de encarar o dia seguinte. Faça com que o dinheiro gasto para participar numa conferência de bloggers seja um bom investimento.
- Monte um plano de ação básico para a conferência. Ou seja, pense o que quer retirar de mais importante da conferência e atue em conformidade. É aprender sobre técnicas de vídeo e como ganhar dinheiro no Youtube? Anote as palestras sobre o tema e não as perca por nada. É conseguir campanhas com representantes de turismos locais? Invista nos momentos de speed networking. Entende a ideia?
- Imprima cartões de visita de aspeto profissional (são baratos). Não vá para uma conferência sem uns 50-100 cartões. Ponto.
- Não tente vestir uma pele que não seja a sua (seja você mesmo). Por exemplo, não é preciso roupa formal para assistir a uma conferência; mas tenha em atenção que a sua imagem transmite quem você é. Eu fui de calções e t-shirt para as conferências do TBEX 2018 em Ostrava e senti-me muito bem, mas se o meu foco fosse o turismo de luxo seguramente teria optado por uma indumentária mais cuidada.
- Por último, antes da abertura oficial, o TBEX tem uma sessão de menos de uma hora dedicada a todos aqueles que frequentam a conferência pela primeira vez. Vá.
Enquanto não chega a hora de participar na próxima conferência de bloggers de viagens, recomendo a leitura dos seguintes textos (secção com dicas para bloggers):
Muito interessante, Filipe. Desconhecia tais eventos. Para quando uma iniciativa em Portugal para bloggers amadores e profissionais de viagens? Deixo o repto.
Não tenho nada na manga, mas já pensei nisso muitas vezes.
Obrigado pela partilha Filipe. Nunca estive numa conferência do género, mas parece-me bem interessante pela descrição, além de ser útil para quem anda nisto dos blogues de viagens há pouco tempo. Considerei ir à Tbex nos EUA, mas penso que vou aguardar pela da Europa, no próximo ano, por talvez ter uma audiência mais homogénea.
Como foi dito no comentário do Rafael, um evento do género em Portugal era algo que talvez devesse ser considerado. Ou até só um encontro informal de bloggers de todo o país. A partilha de experiências e ideias é sempre enriquecedora.
Todos os anos dou um salto à WTM, em Londres. Embora seja mais uma feira ao estilo da BTL, por exemplo, aproveito sempre para assistir a várias palestras. Os temas variam bastante, mas têm sido úteis. Além disso, o contacto com marcas e parceiros é muito interessante. Recomendo e este ano vou lá estar de novo, em Novembro. Uma vantagem é que a entrada para imprensa e bloggers é gratuita. Se estiver por lá, fica o convite para uma “pint”. Abraço.
Olá Jorge, como blogger o que retiras da WTM? Já pensei ir, mas temo sempre que seja uma completa perda de tempo.
Ótimo post, repleto de informações. Acho que a falta de tempo para pensar no blog como algo estratégico é um mal comum a muitos de nós. :-)
Pois é, felizmente as conferências de bloggers servem também para isso: parar um pouco e refletir. Grande abraço.