Suécia
Suécia
Nada contra as pessoas, que até são muito simpáticas e atenciosas, mas a verdade é que o melhor da Suécia não são os suecos, nem mesmo a cadeia internacional de mobiliário que se internacionalizou para todo o mundo ocidental. O melhor da Suécia é a sua natureza e paisagens. É, por isso, longe das cidades, que se concentram na metade sul do país, que com mais facilidade vai tropeçar em argumentos de cortar a respiração e que valem qualquer viagem. Caminhadas, ciclismo, campismo, esqui e passeios de barco são das atividades mais procuradas por quem vive na Suécia, assim como a pesca e a “caça” aos cogumelos e bagas. Não faltam, pois, motivos para sair de Estocolmo, Gotemburgo e demais cidades e partir à descoberta da beleza do país.
Pesquisar hotéis na SuéciaAlugar carro na SuéciaFazer seguro de viagem
Visitar Suécia: guia prático
Factos sobre a Suécia
- Capital da Suécia: Estocolmo
- População: 10 milhões
- Língua oficial: Sueco
- Fuso horário: GMT +2
- Código telefónico internacional: +46
Fronteiras terrestres: Finlândia, Noruega, Dinamarca (via Ponte de Oresund)
Melhor época para viajar para a Suécia
Apesar da sua latitude tão a norte, o clima da Suécia é surpreendentemente temperado, com quatro estações distintas e temperaturas relativamente amenas.
A época alta é o verão, em que os dias são quase intermináveis. A capital, Estocolmo, chega a ter 18 horas de luz em junho, por altura do solstício de verão. É conveniente estar preparado para o facto de, em julho e agosto, alguns hotéis e restaurantes das cidades estarem fechados, já que os suecos não abdicam das suas próprias férias nas paisagens mais a norte.
Quem procura a animação dos mercados de natal e os desportos de inverno deverá visitar a Suécia entre novembro e fevereiro, que é também a melhor altura para vislumbrar auroras boreais no norte do país.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para a Suécia ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar na Suécia
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Suécia.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar na Suécia
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Suécia. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
Alugar carro na Suécia
Caso necessite de alugar um carro na Suécia, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar na Suécia
Dinheiro
Moeda: Coroa Sueca (SEK). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: São uma forma cómoda e fiável de aceder à moeda local. É muito comum fazer pagamentos com cartões de crédito e de débito - pelo que se não tiver moeda nem disponibilidade para ir a uma caixa automática pode tentar pagar diretamente com o cartão. É recomendável conferir se há lugar a pagamentos de taxas. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Os cartões das principais redes, como Visa, MasterCard, American Express e Diners Club, são amplamente aceites na Suécia. É comum pedirem um documento com fotografia para comprovar identificação.
Internet e dados móveis na Suécia
A forma mais prática de ter acesso à internet na Suécia é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).