Espita, um charmoso Pueblo Mágico do Yucatán

Por Filipe Morato Gomes
Praça central de Espita
Praça central de Espita

É sabido que gosto de cidades coloniais, pelo que, mal descobri que Espita pretendia fazer parte da lista de Pueblos Mágicos do Yucatán, decidi que tinha de visitar Espita; vê-la e senti-la de perto.

Ora, estando hospedado em Valladolid, a visita a Espita não poderia ser mais fácil de concretizar. E assim, no meu roteiro de viagem pelo Yucatán dediquei um dia inteiro para conhecer várias atrações a norte de Valladolid, incluindo o complexo arqueológico de Ek’Balam, os cenotes Xcanche e Sac-Aua (ambos entre os melhores cenotes que visitei no México) e, claro, a cidadezinha colonial de Espita.

Igreja de São José, Espita
Pormenor da fachada da Catedral de São José, Espita

Assim, depois de uma manhã dedicada a visitar as ruínas de Ek’ Balam e a nadar nos cenotes Xcanche e Sac-Aua, fui visitar Espita. Trata-se de um pequeno mas encantador povoado, outrora habitado por povos maia mas, apesar disso, completamente fora da rota turística do Yucatán.

Ora, e isso é, sem qualquer dúvida, algo que lhe dá um encanto especial. As pessoas vivem o seu quotidiano tranquilamente, não há lojas de souvenirs entre os edifícios de inspiração colonial e a região está pontilhada por ruínas maia. Diz-se, aliás, que o nome Espita advém de uma palavra maia que significa “pouca água”.

Visitar Espita
Rua do centro de Espita

Entre as atrações de Espita, por assim dizer, óbvio destaque para a Catedral de São José, epicentro da localidade. Mas também para o pequeno mercado de frescos – onde se vendem frutas, carne e vegetais – que, infelizmente, por não ter ido logo de manhã, encontrei já encerrado e sem vida. Ou ainda a antiga estação de caminhos-de-ferro, hoje em dia abandonada.

Dito isto, o maior prazer de uma visita a Espita não são eventuais atrações ditas turísticas, como museus ou afins. É Espita propriamente dita: as suas gentes e a possibilidade de vivenciar o seu quotidiano, por enquanto livre das influências do turismo de massas. Fica a dica.

Veja também o artigo sobre o que fazer em Valladolid e conheça outras das mais belas cidades coloniais do Yucatán.

O que são os Pueblos Mágicos?

Pueblos Mágicos é um programa turístico criado em 2001 pela Secretaria de Turismo do México que reconhece cidades e povoados mexicanos pelo trabalho na preservação da sua riqueza cultural.

Nas palavras oficiais, um Pueblo Mágico “é um lugar com símbolos e lendas, cidades com história que em muitos casos foram palco de acontecimentos transcendentes para o nosso país [México]; são lugares que mostram a identidade nacional em cada um dos seus recantos, com uma magia que emana das suas atrações. Visitá-los é uma oportunidade de descobrir os encantos do México”.

A lista inclui atualmente 132 Pueblos Mágicos espalhados pelo território do país, e pode ser consultada no site oficial do Governo do México.

Fotos de Espita, Yucatán

Rua de Espita
As cores quentes de Espita
Catedral de São José, Espita
Centro de Espita, no Yucatán
Mercado de Espita
Mercado de Espita (vazio)

Dicas para visitar Espita

Como chegar a Espita

A partir de Valladolid, são apenas 50 km por boas estradas, pelo que, tendo carro, não há qualquer dificuldade em lá chegar. De resto, não tenho informações fidedignas sobre como chegar a Espita em transportes públicos, pelo que prefiro não especular a esse respeito.

Onde ficar em Valladolid

Não há muitas opções de alojamento em Espita e, sinceramente, não creio que se justifique ficar lá; mas há um novo hotel, chamado Casona Los Cedros, que promete mudar a face da povoação em termos hoteleiros.

Dito isto, para a maioria dos viajantes será mais prático pernoitar em Valladolid. A esse respeito, veja o artigo especificamente sobre onde ficar em Valladolid, em que explico as vantagens e desvantagens de cada zona e dou exemplos dos melhores hotéis e pousadas. Em concreto, eu fiquei no Hotel Casa Rico e recomendo. Não é luxuoso, mas tem uma localização imbatível, a dois passos da praça principal da cidade. Seja como for, para ver todas as alternativas de alojamento em Valladolid pode pesquisar diretamente no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Valladolid

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.