Destino: África » Senegal » Casamansa

Visitar Ziguinchor (Casamansa), uma cidade parada no tempo

Por Filipe Morato Gomes
Porto de Ziguinchor
Entrada para o porto marítimo de Ziguinchor

Está a pensar visitar Ziguinchor, a capital da região de Casamansa? Pois bem, recentemente tive oportunidade de viajar até Ziguinchor, no sul do Senegal, explorando a cidade durante apenas um dia. mas foi o suficiente para ficar com um cheirinho da principal cidade de Casamansa. Na verdade, não há muito o que fazer em Ziguinchor.

A maioria dos viajantes utiliza Ziguinchor como porta de acesso às praias de Cap Skirring – a região mais turística de Casamansa! – ou como paragem estratégica numa viagem por terra a caminho da Guiné-Bissau. Foi exatamente este o meu caso, que voei de Portugal para Dakar e regressei desde Bissau e assim juntei um roteiro de viagem no Senegal com um roteiro na Guiné-Bissau.

Ziguinchor, Casamansa
Ziguinchor é uma cidade bastante tranquila

Assim, mais do que uma lista com o que visitar em Ziguinchor (porque não se justifica), partilho neste artigo a minha curta experiência. Inclui algumas dicas e um excelente restaurante onde comer bem e barato. Vamos a isso.

Ziguinchor, Casamansa

A minha experiência a visitar Ziguinchor

Visitar Ziguinchor
Rua de Ziguinchor, Casamansa

A maioria dos relatos que li sobre Ziguinchor diziam que a capital de Casamansa não tem grandes motivos de interesse turísticos que justifiquem a estadia. E a afirmação é, até certo ponto, totalmente condizente com a realidade.

Isto porque, no coração de Ziguinchor, não há grandes museus, monumentos ou outras atrações turísticas, daquelas que valem por si só a viagem. Na verdade, a maioria dos turistas que visita Casamansa tem por objetivo fazer férias as praias de Cap Skirring, pelo que passam em Ziguinchor de fugida. E outros, como eu, fazem-no a caminho da Guiné-Bissau, pelo que a capital de Casamansa não é, em si mesmo, o objetivo principal.

Estudante em Ziguinchor
Estudante guineense em Ziguinchor, com a camisola de Portugal

Ora, apesar de tudo isso, tenho a dizer que senti um certo carinho por Ziguinchor. É uma cidade importante mas de certa forma parada no tempo. Há cabras a pastar livremente pelas ruas da cidade, e muitas aves de rapina a sobrevoar os céus. As pessoas são afáveis (eu, pelo menos, não tive razão de queixa). O ambiente é muito mais relaxado de cidades como Dakar. Ou seja, tudo somado, e apesar do calor abrasador, acabei por gostar de visitar Ziguinchor.

Dito isto, não tenho qualquer tipo de atrações turísticas a recomendar. Ao contrário do que é habitual, nem o mercado local me pareceu interessante. Limitei-me, pois, a vaguear pelo centro histórico, parando num ou noutro café, falando com pessoas e fazendo refeições muito melhores do que aquilo que esperava. Foi bom.

Visitar Ziguinchor, Casamansa
Pintura publicitária a anunciar um restaurante

Como vê, não há muito o que ver e fazer numa viagem a Ziguinchor. Mas, ainda assim, eu gostei bastante do ambiente tranquilo da cidade. Além de que é uma paragem estratégica a caminho da Guiné-Bissau.

Em, suma, vale a pena visitar Ziguinchor? Eu acho que sim!

Dada a minha limitação de tempo, acabei por não conseguir visitar Cap Skirring, pelo que não tenho opinião sobre as praias da região.

Mercado de Ziguinchor
Mercado de rua de Ziguinchor

Dicas para visitar Ziguinchor

Como chegar a Ziguinchor

Para quem, como eu, vem de Dakar, a melhor forma é, sem qualquer dúvida, a bordo do ferry Dakar-Ziguinchor. A viagem a bordo do Aline Sitoé Diatta demora cerca de 16 horas e desembarcará no centro da cidade.

Caso venha por via terrestre da vizinha Guiné-Bissau, em São Domingos há transportes em carrinhas para a fronteira e de lá para Ziguinchor. Regra geral, a viagem faz-se sem grandes problemas, até porque essa é, provavelmente, uma das fronteiras mais tranquilas de África.

Onde levantar dinheiro

Caso precise de levantar dinheiro em Ziguinchor, saiba que há pelo menos um ATM que funciona com cartões internacionais e onde é possível usar um cartão Revolut (eu, pelo menos, consegui). Fica nesta localização.

Onde ficar em Ziguinchor

Antes de mais, veja o artigo sobre onde ficar em Ziguinchor para todas as dicas dos melhores hotéis onde se hospedar na capital da região de Casamansa.

Assim, os únicos alojamentos que eu recomendo na cidade são as pequenas pousadas Kër Adja (onde fiquei hospedado) e Les Jardins du Flamboyant. Todos os outros ou são muito fracos ou ficam demasiado longa da região que considero a melhor para se hospedar. Para outras opções de alojamento, pesquise no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Ziguinchor

Gastronomia e onde comer

Em Ziguinchor gostei muito de um pequeno restaurante chamado Audace (ver localização). A preparação é um pouco demorada, mas a comida é bastante boa, o ambiente é agradável e o preço justo. Não conheci muitos restaurantes, mas esta seria a minha principal recomendação de restaurantes em Ziguinchor. Dizem também muito bem do café da Aliance Française de Ziguinchor, mas fica fora de mão e não fui experimentar.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário