Dicas de viagem: China

Por Filipe Morato Gomes
China
A China é um país riquíssimo em termos de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO

Aqui se apresentam algumas dicas de viagem e informações práticas para viagens à China.

Grande Muralha da China

Uma das boas opções para visitar a Grande Muralha da China é percorrê-la a pé entre Jinshanling e Simatai. Não é algo tão afoito como pernoitar na própria muralha mas é muito mais interessante do que seguir as excursões para Badaling. E este passeio é um daqueles casos em que associar-se a uma visita organizada vale a pena. Poupa muito trabalho e previne o risco de enfrentar dificuldades em encontrar transporte de regresso a Pequim a um preço justo.

Pesquisar hotel em Pequim

Comissão sobre os bilhetes de comboio em Pingyao

A maioria das pessoas chega e parte de Pingyao usando o comboio como meio de transporte. Mas existe uma espécie de conluio entre os intermediários e as pousadas e hotéis que impede o comum dos viajantes de comprar bilhetes de comboio directamente na estação de Pingyao. Principalmente para Pequim, a norte, e para Xi’an, a sul. Dirão nas bilheteiras que não há bilhetes, nem hoje, nem amanhã, simplesmente não há bilhetes. Mas há. Basta comprá-los através de um hotel, pagando uma comissão de cerca de 4 euros por bilhete. Aparentemente, não há como tornear este esquema.

Pesquisar hotel em Pingyao

Parque Natural de Jiuzhaigou

A entrada no Parque Natural de Jiuzhaigou é bastante cara para os padrões de vida chineses. Mesmo assim, o parque está repleto de turistas domésticos. No sentido de melhor preservar o parque, as autoridades decidiram impor um limite máximo de 12.000 visitantes por dia. Quer isto dizer que é preciso chegar às bilheteiras ao início da manhã.

Sobre os preços, uma dica para os viajantes independentes com orçamento apertado. O preço do bilhete de entrada é o equivalente a 14,5 euros, mais 9 euros para se poder utilizar os autocarros que percorrem o interior do parque. Dada a sua extensão, esse meio de transporte é indispensável, mas ninguém controla se o visitante comprou ou não o segundo bilhete.

Pesquisar hotel em Jiuzhaigou

Passagem da volta ao mundo pela China

Em Pequim, de Regresso à Escola
O Doce Aroma do Passado, em Pingyao
Numa Excursão Chinesa ao Parque Natural de Jiuzhaigou
Chá de Jasmim em Chengdu, Palhetadas em Kunming
À Mesa Com a Virgem Cristina de Yangshuo

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário