Uma das dificuldades que tive no planeamento da minha viagem a Tenerife foi decidir o que fazer no Teide. Que caminhadas era possível fazer. Quantos dias deveria contar para explorar o Parque Nacional do Teide.
É impossível ver tudo o que o fantástico Parque Nacional do Teide tem para oferecer em apenas um dia. Como mínimo dos mínimos, programe o seu roteiro de viagem em Tenerife para dedicar pelo menos dois dias ao Teide.
Um dia para percorrer a estrada principal, parar nos miradouros a contemplar (e fotografar) a paisagem e fazer uma ou duas das caminhadas mais pequenas, incluindo obrigatoriamente o agradável Trilho Roques de García. E o segundo dia para subir pelo Teleférico do Teide e fazer as caminhadas 11, 12 e 9.
Roteiro de 2 dias no Teide (o que fazer)
Dia 1: Miradouros e passeios com vista para o vulcão Teide
A introdução ao Parque Nacional do Teide é inevitavelmente feita de carro. É isso que recomendo num primeiro dia, em jeito de ambientação às paisagens extraterrestres do Teide.
Em concreto, percorra calmamente a estrada TF-21. Pare na zona das Minas de São José. Em todo e qualquer miradouro que lhe apareça. Caminhe um pouco. Fotografe. Desfrute. Repita!
Não se preocupe em subir o Teleférico do Teide a correr; guarde isso para outro dia. Que o Parque Nacional do Teide é para ir explorando sem pressas.
Numa dessas paragens, permita-se fazer uma caminhada um pouco maior.
Recomendo que estacione o carro no miradouro Llano de Ucanca e percorra o trilho circular Roques de García. É fácil e muito bonito. Não me ocorre melhor introdução às paisagens do Teide do que esta caminhada!
Quando der por ela, a tarde já irá a meio. Vá relaxar, numa das muitas praias de Tenerife!
Dia 2: Subir no Teleférico do Teide + trekking
Num outro dia, que não tem forçosamente que ser consecutivo, a minha recomendação é dedicar o dia inteiro a caminhar. Caminhar mesmo.
Em concreto, recomendo que faça o extraordinário trilho do miradouro do Pico Velho ao miradouro Narizes do Teide, seguramente um dos melhores trekkings de Tenerife – e uma das melhores caminhadas que já fiz em toda a minha vida. É um trekking sempre a descer, mas num piso muito irregular. É duro, muito duro (não o faça, caso tenha problemas de mobilidade). Mas tudo compensa. Eu emocionei-me!
Note que é muito importante que comece o dia bem cedo, a tempo de apanhar uma das primeiras viagens do Teleférico do Teide. E, caso não queira planear nada e prefira visitar o Teide de forma mais tranquila, veja a Excursão Monte Teide com Teleférico e Traslado.
Guia prático
Como chegar a Tenerife
Atualmente há pelo menos três companhias aéreas com voos diretos entre Portugal e Tenerife. São elas a Ryanair, com voos do Porto para o Aeroporto de Tenerife Sul (TFS); e a Vueling e a TAP, com voos de Lisboa para o Aeroporto de Tenerife Norte (TFN). Veja como comprar voos baratos e pesquise as melhores tarifas usando o link abaixo.
Onde ficar
Escrevi um texto para o ajudar a escolher a melhor região onde ficar em Tenerife, no qual recomendo, com especial ênfase para quem gosta de fazer caminhadas, que se hospede na zona Norte da ilha. Sugiro que o leia atentamente; ou, se preferir, pesquise desde já um hotel em Tenerife usando o link abaixo.
Além de todas as sugestões do post – cuja leitura recomendo, saiba que é possível dormir uma noite – apenas uma noite! – no refúgio do Teide, a 3.260 metros de altitude, facto que permitirá explorar a zona do vulcão com outra profundidade. Eu não o fiz porque, quando descobri esta possibilidade, estava já completamente esgotado para as minhas datas. Assim, veja as datas disponíveis na página oficial e reserve com muita antecedência. No dia seguinte terá de deixar o refúgio até às 7:30 da manhã.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Excelente artigo! Quero conhecer esta região do Teide em breve.