Quem acompanha este blog sabe que vou muitas vezes ao Irão. Já cheguei a voar para Teerão um dia depois do meu filho nascer, no ano passado, e estou agora a preparar a mochila para a minha 14ª viagem ao país. E não me canso.
Entre todas as cidades iranianas, Teerão é, juntamente com a minha querida Esfahan, aquela onde fico mais tempo, até porque chego sempre uns dias antes dos viajantes Nomad que vêm ter comigo à capital. Passo, pois, muitos dias por ano em Teerão.
Uma das grandes vantagens de voltar várias vezes ao mesmo destino, para além das amizades que vou construindo, é a oportunidade de ir conhecendo novos lugares, descobertos pela minha curiosidade ou recomendados por algum amigo local com quem entretanto conversei.
Nesse campo, gosto especialmente de frequentar cafés. Eu adoro cafés, e Teerão tem uma cultura de sociabilização em torno dos cafés e casas de chá muito vibrante. Sim, sabe-me bem sentar num café, sozinho, acompanhado de amigos iranianos ou com os viajantes Nomad e, simplesmente, estar. Já se sabe que gosto de viajar devagar, e os cafés têm muita “culpa” nisso.
Decidi, por isso, partilhar alguns dos meus cafés favoritos na capital iraniana. Estes são cinco dos cafés que eu gosto de frequentar em Teerão, daqueles onde não me importo de voltar uma, outra e outra vez, pela simples razão de que me sinto bem quando lá estou, conheço gente nova e tomo um bom café mocca.
Bons cafés em Teerão
#1 Café Nazdik
O café Nazdik foi uma descoberta recente, recomendação de uma amiga iraniana que tem no Nazdik o seu café favorito de Teerão. Fica num primeiro andar da movimentada Kharim Khan, uma zona da cidade muito perto do meu epicentro natural em Teerão. Mas manda a verdade dizer que não conhecia o café.
Fui e adorei.
Mobiliário vintage, decoração retro-industrial (pense em tubos de ar condicionado visíveis e fios elétricos a passar por dentro de tubos de metal, misturado com cadeiras, mesas e sofás desencontrados), aparentemente meio desarrumado como a sala de sua casa, com revistas para leitura e muita gente com ar universitário-criativo-gente-nova-cheia-de-ideias-boas entre os clientes. Some a tudo isso uma excelente seleção musical e tem os ingredientes todos para um par de horas de convívio muito agradável.
Especialmente ao final da tarde e início da noite, na esplanada das traseiras.
O Nazdik e o UpArtMaan, de que falo a seguir, são agora os meus cafés preferidos em Teerão.
#2 UpArt Maan
Ultimamente, tenho frequentado imenso um pequeno café chamado UpArt Maan que, aos poucos, vai subindo na hierarquia dos melhores cafés que conheço em Teerão. Boa música, ambiente alternativo, smoothies deliciosos e um menu que, apesar de pouco extenso, acaba por ser quase sempre suficiente. Tem ainda uma loja de design e artesanato muito interessante. Fica a meio caminho entre o Nazdik e o Home Café.
#3 Home Café
É sabido que o parque Honarmandan, em Iranshahr, onde se localiza o Iranian Artists Forum, é o meu lugar favorito de Teerão. Gosto de aí passar horas a observar, conviver, conhecer gente nova, desenhar.
Vou, por isso, muitas vezes lanchar ao Home Café (que fica no rés-do-chão do edifício onde decorrem as exposições) e jantar ao Café Gallery (que fica no último piso do edifício do teatro).
Neste último, em dia de fim de semana com peça de teatro em estreia, talvez seja difícil encontrar mesa livre até que a peça comece. Mas mesmo assim a espera, no meio de tanta gente interessada pelas artes, tem tudo para ser agradável.
Há um terceiro café-restaurante no topo do edifício Iranian Artists Forum, que tem bons bifes de vaca para quem quiser matar saudades ao fim de umas semanas a frango e carneiro mas, embora a esplanada seja muitíssimo agradável, o café não tem o mesmo carisma dos outros dois.
Entre os três, o Home Café é o mais vibrante e, por isso, o meu preferido.
#4 Cinema Café
Não tenho por hábito ir com tanta frequência para a zona Norte da cidade de Teerão, mais cosmopolita, rica e organizada. Apesar disso, como é natural, nas minhas múltiplas deambulações pela cidade fiquei a conhecer cafés extraordinariamente agradáveis e requintados. É o caso do Cinema Café.
Acontece que não ia lá há bastante tempo, pelo que uma recente visita ao Museu do Cinema de Teerão foi a desculpa perfeita para voltar ao Cinema Café.
O Cinema está para o requinte feminino como os cafés em torno da Casa dos Artistas estão para a elegância criativa das mentes alternativas. Convém dizer que é extremamente caro para os padrões iranianos mas até isso é natural; fica na zona Norte de Teerão. O que vale é que a comida é muito boa, e o ambiente muito fashion.
#5 Lamiz
A Lamiz é uma das mais conhecidas “cadeias” de cafés de Teerão, embora a palavra “cadeia” seja um pouco exagerada. Cada um dos seis cafés Lamiz que atualmente existem em Teerão tem personalidade própria, pelo que são tudo menos cafés estilo franchising.
Não conheço todos os Lamiz; mas visitei recentemente uma sucursal no centro de Teerão, na Avenida Valiasr, e posso dizer que me agradou bastante. Luminoso e agradável, não fica na localização premium mais a norte de outros Lamiz junto à Praça Tajrish, mas sim mais perto da “minha” Teerão, o centro da cidade. É uma nova adição à lista de cafés em Teerão onde não me importarei de voltar em próximas viagens. A estante com livros fica-lhe a matar!
Site: www.lamizcoffee.com
Mapa: cafés de Teerão
Estes são cinco cafés que gosto imenso de frequentar em Teerão. Há muitos outros cafés de enormíssima qualidade, bom gosto e carisma, pelo que a lista não é definitiva; nem pretende ser um top com os melhores cafés de Teerão. São apenas alguns dos cafés onde gosto de parar, numa cidade que conheço cada vez melhor.
Se visitar Teerão passe por alguns deles para descansar e socializar, e depois diga-me como foi.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.