Destino: Américas » América do Sul » Chile

Chile

Visitar Chile: Torres del Paine
Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Chile

Com uma forma esguia ao longo da costa oeste da América do Sul, banhada pelo Oceano Pacífico, o Chile é um país com paisagens extremas e diversificadas. Do seco e inóspito Deserto de Atacama, no Norte do país, a Puerto Natales, Punta Arenas e toda a Patagónia chilena – incluindo os famosos cruzeiros pelos fiordes da região -, a Sul, passando pela cosmopolita Santiago do Chile, a capital, pela cordilheira dos Andes ou pela misteriosa ilha de Páscoa, as viagens ao Chile nada têm de monótono.

Pesquisar hotéis no ChileAlugar carro no ChileFazer seguro de viagem

Visitar Chile: guia prático

Factos sobre o Chile

Bandeira do Chile
  • Capital do Chile: Santiago
  • População: 19 milhões
  • Língua oficial: Espanhol
  • Fuso horário no Chile: GMT -4
  • Código telefónico internacional: +56
  • Fronteiras terrestres: ArgentinaBolívia, Peru

Melhor época para viajar para o Chile

A melhor altura para visitar Torres del Paine, e toda a zona da Patagónia é o verão, que ocorre desde dezembro até março. No inverno, isto é, de junho a setembro, o sul é praticamente impenetrável.

O deserto de Atacama, no norte do Chile, poderá ser explorado em qualquer altura do ano, mas boi

O deserto de Atacama pode ser explorado todo o ano, mas tenha atenção que no inverno as noites são geladas e no verão os dias escaldam. Na zona do altiplano, a norte, o verão é a estação das chuvas; vá, por isso, a contar com grandes chuvadas ao fim da tarde. A melhor altura para visitar a ilha da Páscoa é o mês de março, já no final da época alta.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para o Chile ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar no Chile

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Chile.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar no Chile

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Chile. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.

Alugar carro no Chile

Caso necessite de alugar um carro no Chile, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar no Chile

Dinheiro

  • Moeda: Peso (CLP). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: É fácil e prático, os Redbanc estão por todo o lado. A maior parte dos ATM aceitam cartões de débito estrangeiros - só terá de selecionar a opção foreign card / tarjeta extranjera antes de iniciar a transação. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: São aceites em todo o lado, sobretudo os das redes Amex, Visa e MasterCard - mas prepare-se para a cobrança de taxas a rondar os 6 por cento!

Internet e dados móveis no Chile

A forma mais prática de ter acesso à internet no Chile é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar o Chile

Património Mundial da UNESCO no Chile

Património Mundial no Chile. Lista de locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade no Chile.
Ver artigo

Santiago por quem lá vive: Inês Mendes

Hoje, na série de portugueses pelo mundo, vamos até Santiago do Chile pela mão da Inês Batalha Mendes. A Inês tem 41 anos, é analista de risco e está a viver em Santiago há quatro anos. Desafiei-a a partilhar connosco as suas experiências na capital do Chile, bem como sugestões e dicas para quem quiser ...
Ver artigo

Empanadas de carne, Chile

Umas empanadas de carne inesquecíveis Durante muito tempo, a única razão que encontrei para justificar uma visita a território chileno era a perspectiva de tomar uns bons copos de vinho. Na minha cabeça, o país não passava de um dos maiores produtores de vinho do mundo; tinha uma vaga ideia da gastronomia típica mas não ...
Ver artigo

As flores do deserto de Atacama

É um fenómeno que acontece, em média, de oito em oito anos. Mas com esta exuberância, já ninguém se lembrava quando foi a última vez. As chuvas intensas que caíram, em março, naquela que é considerada uma das zonas mais secas do planeta, o deserto de Atacama, no Norte do Chile, está, desta vez, a ...
Ver artigo

Dicas de viagem: Chile

Dicas de viagem sobre a Chile. Dicas úteis para viagens ao Chile, integradas em Alma de Viajante.
Ver artigo

Santiago, semente de país

Viagens a Santiago do Chile. Como uma faca afiada, o Chile estende-se ao longo do oceano Pacífico, empurrado para o mar pela cordilheira andina. Santiago fica no centro desta tira estreita, como um nó feito com a faixa amarela do norte desértico, e a tira verde e húmida do sul. Um roteiro de viagem a Santiago.
Ver artigo

Pedalar no deserto de Atacama

Viagens ao Deserto de Atacama, Chile. O deserto de Atacama não é como os outros: para além de ser o mais seco do mundo, o seu solo, quase sempre duro e salgado, permite o deslizar de uma bicicleta pelas suas estradas e caminhos. A partir de San Pedro de Atacama, um roteiro de viagem pelo coração do deserto de Atacama.
Ver artigo

Ilha de Páscoa, a ilha dos Moai

Viagem à Ilha de Páscoa (Rapa Nui), Chile. Localizada entre o Chile e a polinésia francesa, a ilha de Páscoa há muito que maravilha e intriga viajantes e historiadores, pelos extraordinários moai - as estátuas de pedra - que existem na Páscoa e que permitem que Rapa Nui viva do turismo. Um roteiro de viagem à ilha de Páscoa, território do Chile no Pacífico Sul.
Ver artigo

Chiloé, terra das gaivotas

Viagens à ilha de Chiloé, Chile. A ilha de Chiloé fica no sul do Chile, mas por estas bandas isso não significa bom tempo - é antes uma aproximação à australidade chuvosa e exuberantemente verde da América do Sul.
Ver artigo

Parque Nacional Torres del Paine

Viagens ao Parque Nacional Torres del Paine, Patagónia, Chile. No fim dos Andes fica um paraíso de montanhas, lagos e glaciares, povoado de criaturas extraordinárias. A última fronteira, para quem procura a natureza no seu estado mais puro. Parque Nacional Torres del Paine, Patagónia, sul do Chile.
Ver artigo

Do Castanho do Deserto ao Branco do Sal (VM #51)

Crónica de viagem sobre o Deserto de Atacama (San Pedro de Atacama), Chile. Entro nas paisagens tristes do Deserto de Atacama, no norte do Chile, onde tudo é seco e castanho. Visito lagoas deslumbrantes nos planaltos dos Andes, cavalgo pelas areias do deserto, aqueço-me em campos geotérmicos e fico maravilhado com o voo de graciosos flamingos. Até que o branco toma conta da paisagem, num prenúncio do que encontrarei nas planícies de sal bolivianas. Volta ao mundo.
Ver artigo

Na Rota dos Nobel Chilenos da Literatura (VM #50)

Crónica de viagem sobre Santiago, Vale do Elqui, Chile, e os Prémio Nobel da Literatura chilenos Pablo Neruda e Gabriela Mistral. Chego a Santiago do Chile no Dia Nacional do Património, onde me delicio com as obras do escultor Auguste Rodin. E visito depois a casa La Chascona, onde Pablo Neruda viveu boa parte da vida, antes de seguir ao encontro do povoado que idolatra Gabriela Mistral, numa rota pela vida e obra dos laureados chilenos com o Nobel da Literatura. Volta ao mundo.
Ver artigo