Filipinas
Filipinas
Não é o primeiro destino que vem à cabeça quando se pensa na Ásia, mas a verdade é que o arquipélago das Filipinas é absolutamente surpreendente. Composto por mais de 7.000 ilhas, é tão diverso que na mesma viagem pode nadar com tubarões-baleia em Donsol, apreciar os terraços com arrozais de Banaue, embrenhar-se no caos de Manila, esquecer o tempo passar na bucólica El Nido e no adjacente arquipélago Bacuit, mergulhar nos navios afundados de Coron, entrar na escuridão do rio subterrâneo de Sabang, visitar Bohol ou até descansar em praias tipo bilhete-postal como as da ilha Boracay. Seja qual for a preferência do viajante, não faltam motivos para viagens às Filipinas. De preferência com tempo.
Pesquisar hotéis nas FilipinasAlugar carro nas FilipinasFazer seguro de viagem
Visitar Filipinas: guia prático
Factos sobre as Filipinas
- Capital das Filipinas: Manila
- População: 109 milhões
- Língua oficial: Filipino
- Fuso horário: GMT+8
- Código telefónico internacional: +63
Fronteiras terrestres: não tem
Melhor época para viajar para as Filipinas
À exceção da Semana Santa, que antecede a Páscoa, altura em que os preços atingem níveis muito elevados, qualquer altura do ano é boa para visitar as Filipinas. Na passagem de ano também há muita procura hoteleira em locais mais populares como Boracay pelo que se aconselha reservas antecipadas. O clima no arquipélago está a ficar cada vez mais imprevisível, mas os meses entre junho e início de dezembro continuam a ser os mais propícios para tufões. Os meses de janeiro a maio são aqueles em que se regista um melhor clima, mas correspondem, também à época alta. A altura em que chegam mais turistas ao arquipélago são os meses entre janeiro e março; entre abril e maio é a vez dos filipinos gozarem as suas férias de verão.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para as Filipinas ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar nas Filipinas
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para as Filipinas.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar nas Filipinas
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem nas Filipinas. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
Alugar carro nas Filipinas
Caso necessite de alugar um carro nas Filipinas, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar nas Filipinas
Dinheiro
Moeda: Peso filipino (PHP). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Há milhares destas máquinas por todo o país. Nas grandes cidades funciona 24 horas por dia, e encontram-se, para além dos bancos, nos centros comerciais e supermercados. Normalmente têm a indicação se estão online ou offline consoante a máquina está ou não em funcionamento. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: São aceites como pagamento em muitas lojas, restaurantes e hotéis nas grandes cidades; nos aglomerados mais pequenos, ou em ilhas mais remotas como Palawan, há muito menos lugares onde eles são aceites.
Internet e dados móveis nas Filipinas
A forma mais prática de ter acesso à internet nas Filipinas é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).