Ilha Sul

Visitar Ilha Sul: guia prático

Se está a pensar viajar para a Ilha Sul, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.

HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis na Ilha Sul a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.

Pesquisar hotéis na Ilha Sul

O QUE FAZER E VISITAR NA ILHA SUL | Veja abaixo os artigos já publicados sobre a Ilha Sul, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar a Ilha Sul por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.

ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro na Ilha Sul, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Ilha Sul.

INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet na Ilha Sul é comprar um eSIM da Holafly (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.

Criar conta Revolut (e receba um bónus de 10€)

Roteiros e dicas para visitar a Ilha Sul

Viajar de autocaravana na Nova Zelândia

Não conduzo por prazer. Faço-o com o simples objetivo de me deslocar de um ponto ao outro. Em viagem, prefiro por isso usar o comboio, os autocarros e camionetas, enfim, os transportes públicos. É raro alugar um carro, e nunca, até visitar a Nova Zelândia, tinha sequer ponderado viajar numa autocaravana. Desde que comecei a ...
Ver artigo

Lake Tekapo por quem lá vive: Patrícia Baptista

Hoje, na série de portugueses pelo mundo, vamos até Lake Tekapo, na ilha Sul da Nova Zelândia, pela mão da Patrícia Baptista. A Patrícia é gerente de alojamento turístico e está a viver no Lago Tekapo há 3 anos. Convidei-a a partilhar connosco as suas sugestões e dicas com o melhor do “seu” Lake Tekapo. ...
Ver artigo

Glaciares Fox e Franz Josef, Nova Zelândia: um mini-ensaio fotográfico

Tal como frequentemente falo da hospitalidade persa, quando me perguntam sobre beleza natural a conversa acaba invariavelmente por descair para a Nova Zelândia. É, pura e simplesmente, o país mais bonito que conheço, e talvez só a Islândia rivalize com a Nova Zelândia no que à Natureza diz respeito – especialmente a ilha Sul. Opiniões ...
Ver artigo

Viagem aos perfumes dos vinhos do novo mundo

Viagem aos perfumes dos vinhos do novo mundo. A carta de vinhos da Nova Zelândia tem perfume de mulher e corpo delicado de pele branca. Mas há mais néctares para lá do afamado Sauvignon Blanc de Marlborough, fazendo do vinho, por si só, razão de sobra para rumar aos antípodas de Portugal. A sugestão é feita pelos produtores neozelandeses.
Ver artigo

Top 3 dos parques para autocaravanas da Nova Zelândia

Ando há muito para escrever sobre aquele que considero o país mais bonito do mundo (entre aqueles que já visitei, claro): a Nova Zelândia. Não faltam tópicos interessantes sobre cidades, parques naturais e fiordes mas, sendo uma campervan a forma ideal de viajar em território neozelandês, começo por vos falar dos melhores parques para autocaravanas ...
Ver artigo

Caminhando pelos trilhos do Abel Tasman National Park (Pikitim #47)

Vestida de “Dora, a Exploradora”, a Pikitim provou que é possível fazer uma caminhada de quase oito quilómetros sem dar por ela, sem pedir cavalitas ou outro tipo de auxílio. É claro que a beleza das paisagens proporcionadas pelo trilho costeiro do Parque Nacional Abel Tasman também ajudou. Fizemos uma pequena parte, entre Bark Bay e Torrent Bay, e vimos focas no seu habitat natural pela primeira vez.
Ver artigo

O rio de gelo na terra das “árvores-menina” (#46)

Nos glaciares Franz Joseph e Fox, a Pikitim deslumbrou-se com o poder da Natureza em congelar um rio inteiro – e logo ela, que nem tinha muito frio e estava completamente vestida de espírito aventureiro. Nos passeios dados em vários trilhos tropicais na região glaciar, descobriu árvores que a Pocahontas conseguiria escalar e encontrou outras com “cabelos” tão compridos que só poderiam ser – claro! - “árvores-menina”.
Ver artigo

Puzzling World, a casa da magia de Wanaka (Pikitim #45)

Conquistar os quatro cantos de um labirinto gigante é apenas um dos muitos desafios propostos pelo enigmático Puzzling World, em Wanaka. Há desafios para miúdos e graúdos, salas de ilusão que comprometem os conceitos de equilíbrio e horizontalidade, e espaços que nos deixam a coçar a cabeça e com a boca aberta de espanto.
Ver artigo

Queenstown e as belas paisagens da Nova Zelândia (#44)

A Pikitim ficou sôfrega com tanta beleza natural que, na fotogénica Queenstown e, posteriormente, no percurso pela Fiordland até Milford Sound se declarou uma coleccionadora de paisagens. Era como uma pulsão que não conseguia controlar: fotografar, desenhar, pintar. Para mais tarde recordar.
Ver artigo

Minhoquinhas que brilham em Te Anau (Pikitim #43)

A Pikitim não resistiu a voltar a entrar numa gruta quando soube que lá dentro haveria milhares de lagartinhas a emitir luz – e ela queria confirmar se seriam ou não como os pirilampos. Não saiu desapontada da visita à gruta onde viviam as glow worms, mas ficou convencida de que a Natureza não tinha sido com elas muito inteligente.
Ver artigo

Uma estrela cadente nos céus de Tekapo (#42)

Quando a realidade desmente a imaginação de uma criança é natural que surja alguma tristeza. Mas quando se encarrega de concretizar os seus desejos a felicidade instala-se no seu rosto em doses desmedidas. Foi o que aconteceu num dos melhores observatórios astronómicos do hemisfério sul, no Monte John, lago Tekapo, e não foi a paisagem deslumbrante que mais a encantou, nem tão pouco avistar o sol ou os anéis de Saturno – e isso já foram motivos de imensa alegria. “O meu desejo realizou-se!”. Bem-vindos à Nova Zelândia.
Ver artigo