Mongólia
Mongólia
Pátria do mítico Genghis Khan, a Mongólia é um país vasto e escassamente povoado por homens rudes mas incrivelmente hospitaleiros – por vezes ainda nómadas. Um destino de aventura ideal para viagens longas pelas estepes mongóis, no interior do país. Os templos da capital Ulan Bator, o Lago Hogsvol, o majestoso Festival Naadam, o Parque Nacional Terelj, o Deserto de Gobi e as dunas de Khongoryn são alguns motivos para se aventurar em viagens à Mongólia.
Pesquisar hotéis na MongóliaAlugar carro na MongóliaFazer seguro de viagem
Visitar Mongólia: guia prático
Factos sobre a Mongólia
- Capital da Mongólia: Ulan Bator
- População: 3 milhões
- Língua oficial: Mongol
- Fuso horário: GMT +7
- Código telefónico internacional: +976
Melhor época para viajar para a Mongólia
Por razões climatéricas, talvez seja prudente evitar o rigoroso inverno das estepes mongóis. Os meses de julho, agosto e setembro, apesar de serem os mais chuvosos do ano, proporcionam sem dúvida um clima mais agradável, com temperaturas que no deserto de Gobi rondam os 30 graus, de dia (as noites são frias, mesmo no verão). O maior problema pode ser a dificuldade em atravessar alguns rios no interior do país mas, ainda assim, o verão é a melhor época para uma viagem à Mongólia. De resto, se o objetivo for assistir ao Festival Naadam, a mais importante manifestação popular mongol, deve reservar o mês de julho para a viagem. O festival decorre de 11 a 13 de julho, altura em que Ulan Bator fervilha de entusiasmo mas os preços aumentam.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para a Mongólia ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar na Mongólia
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Mongólia.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar na Mongólia
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Mongólia. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
Alugar carro na Mongólia
Caso necessite de alugar um carro na Mongólia, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar na Mongólia
Dinheiro
Moeda: Togrog (MNT). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Existem máquinas de levantamento automático em cidades como Ulan Bator, Darkhan e Erdenet, que aceitam cartões das redes Visa e MasterCard. Mas é mais provável que funcionem com os cartões de crédito do que com os de débito. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Estão a ser cada vez mais usados, sobretudo na capital e nos estabelecimentos turísticos de segmento mais elevado: hotéis, lojas de antiguidades, agências turísticas. A maior parte deles, porém, cobra uma taxa adicional de 3 por cento. Os bancos também fazem cash advance com cartões de crédito - e, normalmente, não cobram comissão se pertencerem à rede Visa; se fizerem parte da rede MasterCard as taxas cobradas podem chegar aos 4%.
Internet e dados móveis na Mongólia
A forma mais prática de ter acesso à internet na Mongólia é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).