Destino: Ásia » Quirguistão

Quirguistão

Visitar Quirguistão
Montanhas Tien Shan, Quirguistão

Quirguistão

Um dos países mais belos do mundo, um segredo por descobrir no coração da Ásia Central, um povo que guarda ciosamente as suas tradições nómadas e de liberdade – todos estes títulos e mais alguns podem ser atribuídos ao Quirguistão ou República da Quirguízia, ex-república soviética vizinha entalada entre a China, o Cazaquistão e o Uzbequistão. A descobrir a pé e a cavalo, dormindo em iurtas de lã espalhadas pelo sopé das montanhas e nas margens de lagos, enquanto os chabanas, os cowboys quirguizes, levam os seus rebanhos para as pastagens de verão.

Pesquisar hotéis no QuirguistãoAlugar carro no QuirguistãoFazer seguro de viagem

Visitar Quirguistão: guia prático

Factos sobre o Quirguistão

Bandeira do Quirguistão
  • Capital do Quirguistão: Bishkek
  • População: 6 milhões
  • Língua oficial: Quirguiz e Russo
  • Fuso horário: GMT +6
  • Código telefónico internacional: +996
  • Fronteiras terrestres: China, Cazaquistão, Tajiquistão, Uzbequistão

Melhor época para viajar para o Quirguistão

Os ventos da Sibéria começam a trazer temperaturas gélidas e muita neve entre novembro e fevereiro, período em que é frio é quase intolerável nas montanhas – a temperatura mínima no inverno atinge uma média de 24 graus negativos. A primavera começa entre abril e maio, mas nesta altura as noites ainda são bastante frios. A partir de maio e até meados de junho tudo é bastante mais agradável, apesar de as montanhas continuarem nevadas. A melhor altura para visitar as montanhas, apesar de já ser possível acampar e fazer trekking desde o indício de junho e até meados de outubro. No verão (desde o início de junho e até meados de agosto) as temperaturas médias de muitas tardes chegam a atingir os 32 graus nas cidades ao longo do vale Fargana, como por exemplo Jalal-Abad. Na capital, Biskek, assim como em toda a região, a maior parte das chuvas caem na primavera e no início do verão.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para o Quirguistão ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar no Quirguistão

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Quirguistão.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar no Quirguistão

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Quirguistão.

Alugar carro no Quirguistão

Caso necessite de alugar um carro no Quirguistão, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar no Quirguistão

Dinheiro

  • Moeda: Som quirguiz (KGS). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: São comuns na capital, Biskek, mas é muito, muito difícil encontrá-los noutras cidades do país. A maior parte aceita os cartões da rede Visa; os da rede MasterCard só são aceites nas caixas do banco Kazkommerts, que aceita Mastercard, Maestro ou Cirrus. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: Não são usados.

Internet e dados móveis no Quirguistão

A forma mais prática de ter acesso à internet no Quirguistão é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar o Quirguistão

Património Mundial da UNESCO no Quirguistão

Património Mundial no Quirguistão. Lista de locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade no Quirguistão.
Ver artigo

Trekking em autonomia nas montanhas Tien Shan (Quirguistão)

Tenho frequentemente pensado em viajar no Quirguistão e nos seus vizinhos da Ásia Central mas, por um motivo ou por outro, ainda não me foi possível concretizar esse projeto de viagem antigo. Foi, por isso, com grande entusiasmo que desafiei os meus amigos Eduardo Madeira (texto) e Tiago Costa (fotos), da agência Nomad.pt, a partilharem ...
Ver artigo

Quirguízia: a alta-montanha para todos

Reportagem de viagem pelas terras da Quirguízia. Quem sonha passar um dia no meio de picos nevados, sem as canseiras que geralmente isso acarreta, ou passear sobre um glaciar rodeado por uma cordilheira gigante, antes de descer para a cidade e dormir numa cama fofa, saiba que é possível - pelo menos na Quirguízia. Um roteiro de viagem à Quirguízia.
Ver artigo

Recarregar baterias no Quirguistão (Eurasia #24)

Recarregar baterias no Quirguistão. Após as imensas dificuldades passadas na travessia da Pamir Highway, o Tajiquistão ofereceu-nos dias de prazer e contemplação, literalmente no meio de nada. Depois de um último e doloroso esforço, acabámos por entrar no verdejante Quirguistão, onde desfrutamos da natureza exuberante, da pacatez de uma pequena vila e, até, dos prazeres urbanos da cidade de Osh. Com a China cada vez mais perto.
Ver artigo

Quirguistão, ao encontro dos cowboys da Ásia Central

Viagem ao Quirguistão. Estepes áridas, florestas húmidas, montanhas cobertas de neve e muitos lagos é o que se pode esperar de uma viagem a esta ex-república soviética, das menos conhecidas da Ásia Central. Terra de cavaleiros nómadas que vivem para o seu gado, o Quirguistão entra diretamente para a lista dos países mais belos do mundo, e sem dúvida um dos mais tradicionais.
Ver artigo