São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe
País muito querido pelos portugueses, São Tomé e Príncipe oferece a oportunidade de uma viagem inesquecível ao lado de um povo franco e hospitaleiro. As históricas roças de São Tomé – como a Roça São João de Angolares -, as praias desertas e as plantações de café do Príncipe, o imaculado Ilhéu das Rolas, as tartarugas da praia Jalé com as suas cabanas para ecoturismo, e a própria cidade de São Tomé, capital do país, são motivos de sobra para visitar São Tomé e Príncipe.
Veja o meu roteiro em São Tomé e Príncipe para conhecer um pouco melhor as potencialidades turísticas do país.
Pesquisar hotéis em São Tomé e PríncipeFazer seguro de viagem
Visitar São Tomé e Príncipe: guia prático
Factos sobre São Tomé e Príncipe
- Capital de São Tomé e Príncipe: São Tomé
- População: 219 mil
- Língua oficial: Português
- Fuso horário: GMT
- Código telefónico internacional: +239
Fronteiras terrestres: não tem
Melhor época para viajar para São Tomé e Príncipe
São Tomé tem um clima equatorial, variando de super-húmido a semi-árido e tem duas estações bem definidas: a estação fresca – setembro a maio – e a estação de seca – junho a agosto. A média anual de temperatura do ar é de 29°C máxima e de 21°C mínima. As temperaturas extremas são de 32°C e 15°C. Na estação fresca, o tempo é mais ameno, mas a ilha pode ser visitada ao longo do ano, sem desiludir quem a visita. Depois, nas ilhas, é possível encontrar diferentes microclimas, dependendo da região para onde se passeia, como a norte, com chuvas tropicais ao fim do dia.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para São Tomé e Príncipe ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Vistos para São Tomé e Príncipe
Os cidadãos portugueses não precisam de visto para viagens de duração até 15 dias. Nos restantes casos, o visto pode ser pedido online, mas as instruções não são muito claras. Assim, para ter maiores probabilidades de sucesso, deve fazer um PDF com informação sobre os voos e ainda o passaporte – tudo num único documento, que submeterá no formulário.
Alternativamente, é possível agendar uma ida è Embaixada de São Tomé em Portugal, em Lisboa, ou aos consulados no Porto e Coimbra, onde é possível obter o visto em cinco dias úteis. Ou até em menos tempo, caso pague taxa de urgência (no valor de 50€).
Seguro para viajar em São Tomé e Príncipe
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para São Tomé e Príncipe.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar em São Tomé e Príncipe
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem em São Tomé e Príncipe.
Dinheiro
Moeda: Dobra (STD). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Não existem em todo o arquipélago. O melhor é chegar a São Tomé e Príncipe já com dinheiro no bolso, ou preparar-se para enfrentar o processo algo burocrático e moroso que é usar os serviços de câmbio oferecidos por alguns bancos. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: São aceites nos hotéis de luxo e pouco mais.
Internet e dados móveis em São Tomé e Príncipe
A forma mais prática de ter acesso à internet em São Tomé e Príncipe é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).