Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Médio Oriente » Irão

O Irão em sketchs

Por Filipe Morato Gomes | Diário Gráfico Esfahan Garmeh Irão Médio Oriente Teerão
Atualizado em 15.01.2023 | Tempo de leitura: 4 minutos

Sketchs do Irão

Regressei no passado sábado da décima primeira edição da viagem Segredos da Pérsia que lidero para a agência Nomad. Foi a primeira viagem desde que comecei a desenhar, pelo que estava expectante sobre se iria ter oportunidade de, pela primeira vez, praticar a arte do urban sketching fora de portas.

A arquitetura patente nas cidades e aldeias iranianas é, além de fotogénica, muito apetecível para desenhar. O ambiente nos bazares idem. Tal como os cafés, as paisagens desérticas, os centros históricos com casas de adobe e, até, a indumentária feminina. Tudo motivos que, sabia de antemão, me iriam deixar com vontade de plasmar em desenhos.

Ora, estando acompanhado por um grupo de viajantes e com responsabilidade de coordenar e acompanhar toda a viagem, o tempo seria naturalmente escasso. Na realidade, foi apenas isso que me faltou para desenhar mais no Irão: tempo.

Ainda assim, consegui fazer uma dezena de desenhos mais ou menos bem conseguidos que gostava de partilhar com todos vocês – que têm acompanhado desde o início esta minha nova paixão pelo urban sketching.

Sketchs de uma viagem ao Irão

Sketch de avião TAP no aeroporto de Lisboa
1. Enquanto esperava pelo meu voo no aeroporto de Lisboa, apeteceu-me desenhar…
Sketch no Parque dos Artistas, Teerão
2. Primeiro sketch em solo iraniano, no parque Honar Mandan (Parque dos Artistas). Tem falhas de perspetiva, mas quando reparei já era demasiado tarde…
Sketch no Solo Café, Teerão
3. Enquanto jantava num agradável café de Teerão
Sketch da Mesquita Sheikh Lotfollah, Esfahan
4. A mesquita Sheikh Lotfollah, na praça Naqsh-e Jahan, Esfahan (porventura o melhor sketch desta série)
Sketch de hotel em Esfahan
5. Pormenor de uma típica casa iraniana, em Esfahan
Sketch Bazar de Esfahan
6. Durante as minhas deambulações junto à praça Naqsh-e Jahan, em Esfahan, parei para desenhar este recanto: à esquerda, uma loja de tapetes; à direita, um café onde não me canso de ir
Sketch Pousada Ateshooni, Garmeh
7. Interior da casa de família de Mazyiar, transformada em pousada na aldeia de Garmeh, deserto Dasht-e Kavir
Sketch no oásis de Garmeh
8. O oásis de Garmeh visto do terraço da pousada
Sketch Dasht-e Kavir, Irão
9. Tentativa de desenhar o deserto Dasht-e Kavir, a poucos quilómetros da aldeia de Mezr

Fim do primeiro diário gráfico

E assim passaram sensivelmente duas semanas em viagem, sendo estes os desenhos possíveis num ambiente de viagem de grupo. Em Yazd e Shiraz, por exemplo, não consegui fazer um único sketch (até porque eu demoro a desenhar e a aguarelar).

Em compensação, no penúltimo dia da viagem, já de regresso a Teerão e com apenas uma folha em branco no Moleskine, fui visitar o Palácio Golestan. Como tinha (pelo menos) hora e meia disponível, escolhi um local e fiz o sketch que se segue.

Sketch no Palácio Golestan, Teerão
10. Pormenor do Palácio Golestan, sul de Teerão

Dadas as circustâncias e falta de tempo para estar sozinho a desenhar, não poderia exigir muito mais para estes sketchs feitos em solo iraniano. Em setembro regressarei com novo grupo Nomad e, havendo tempo, cá estarei para partilhar mais sketchs de outros ambientes.

Com este desenho do Palácio Golestan, terminei o primeiro de muitos (espero eu!) cadernos. Nas suas páginas fiz desenhos de Matosinhos e de Aveiro, desenhos do Porto e de Gouvães do Douro, desenhos de Guimarães e do aeroporto de Lisboa, e desenhos de Cabeceiras de Basto, sempre em Portugal. E ainda em Teerão, Kashan, Esfahan, na aldeia de Garmeh e no deserto Dasht-e Kavir, todos no Irão.

Ao folhear as páginas do primeiro caderno, confesso-me muito satisfeito por ter iniciado esta aventura gráfica. É toda uma nova forma de ver o mundo que se abre diante dos meus olhos.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Diário Gráfico Esfahan Garmeh Irão Médio Oriente Teerão

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Irão e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Como comprar bilhetes Volta ao Mundo
Dália Azul, Ouro Negro, de Daniel Metcalfe »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Irão

Reserve um hotel em Irão ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens