Maiorca é a maior das ilhas Baleares espanholas, e é fundamentalmente conhecida como um destino de verão. É que a ilha tem praias maravilhosas e é, por essa razão, procurada por muitos turistas durante os meses mais quentes do ano. Mas não falta o que visitar em Maiorca, incluindo na capital Palma de Maiorca, porque a ilha não é só praia – longe disso. E esse é o ponto principal deste artigo.
Depois de viajar 15 dias em Maiorca, hospedado em quatro localizações distintas – e, por isso, com oportunidade para conhecer quase todos os cantos da ilha -, preparei sugestões com o que fazer em Maiorca. São, naturalmente, escolhas pessoais, que se destinam a todos aqueles que não querem passar as suas férias a lagartar nas praias de Maiorca (mas não recusam um banho numa bela cala).
É uma espécie de TOP 10 de Maiorca, um roteiro que conta apenas com coisas que eu tive oportunidade de ver, fazer ou visitar. No final deste texto encontra algumas atividades que pensei fazer em Maiorca mas que, por um motivo ou por outro, não foi possível concretizar. Vamos a isso.
-
1
O que fazer em Maiorca
- 1.1 Conduzir até ao Cabo Formentor
- 1.2 Visitar Deià, Valldemossa e Fornalutx
- 1.3 Fazer a estrada até Sa Calobra
- 1.4 Visitar a cidadela de Alcúdia
- 1.5 Explorar o litoral de Santanyí, na costa leste
- 1.6 Caminhar até à Cala Murta
- 1.7 Visitar o Museu da Fundação Pilar i Joan Miró (Palma de Maiorca)
- 1.8 Ver obras de Miró (pintura) e Picasso (escultura) em Soller
- 1.9 Visitar “Le Seu”, a Catedral de Palma de Maiorca
- 1.10 Beber uma cerveja ao entardecer em Cala Deià
- 1.11 Outras coisas a visitar em Maiorca
- 2 Mapa dos lugares a visitar em Maiorca
- 3 Dicas para visitar Maiorca
O que fazer em Maiorca
Conduzir até ao Cabo Formentor
A península de Formentor é uma das zonas mais agrestes e belas de Maiorca. Uma área de penhascos e escarpas, de enseadas com pequenas praias, do Miradouro Es Colomer, de uma estrada estonteante que percorre toda a península até ao farol do Cabo Formentor.
Para quem procura o lado selvagem de Maiorca, Formentor é o local certo. É a Serra de Tramuntana no seu melhor!
Visitar Deià, Valldemossa e Fornalutx
As povoações de Deià, Valldemossa e Fornalutx estão seguramente entre as aldeias mais bonitas de Maiorca. Ficam todas situadas em plena Serra de Tramuntana, cuja paisagem cultural é território classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
As aldeias são distintas.
Fornalutx é a típica aldeia fofinha, muito pequena e charmosa; ao ponto de, em vários escritos, se referirem a ela – porventura com algum exagero – como a mais bela aldeia de Espanha. Percorri algumas das suas ruelas empedradas, nas proximidades da pequena praça central, e tudo estava muito bem arranjado, limpo, encantador.
Deià, edificada num terreno muito acidentado, foi provavelmente a minha aldeia favorita. E nem sei bem explicar os motivos. Senti-me bem em Deià.
Já Valldemossa, apesar de muito bonita, sofre um pouco com o seu próprio sucesso. É maior que Fornalutx e Deià, tem já várias lojas de souvenirs e restaurantes a piscar o olho ao turista, e recebe muitas excursões de turistas.
Visitar as três aldeias é algo que recomendo a quem quer que viaje para Maiorca. São uma espécie de conto de fadas no coração da Serra de Tramuntana.
Fazer a estrada até Sa Calobra
Há outra estrada fascinante na Ilha de Maiorca: os 12 km que serpenteiam as encostas da Serra de Tramuntana até ao pequeno porto de Sa Calobra. Mesmo para quem não seja apaixonado por conduzir – é o meu caso -, percorrer esta estrada é algo “obrigatório” fazer em qualquer viagem a Maiorca. Acredite! – a descida para Sa Calobra é mesmo fascinante.
Visitar a cidadela de Alcúdia
Apesar da proximidade com a mega turística Port Alcúdia, com os seus resorts cheios de veraneantes russos e alemães, Alcúdia propriamente dita é uma cidade muito interessante. Eu fiquei alojado num apartamento junto à entrada da cidadela de Alcúdia e, por isso, tive oportunidade de a visitar em diversas ocasiões.
Trata-se de uma antiga cidade muralhada, hoje o centro histórico de Alcúdia, delimitada por muralhas imponentes ao longo de cerca de 1.500 metros. Há igrejas, lojas, bares de tapas e restaurantes, e ainda alguns hotéis de caráter intimista – como o incrível Hotel Can Mostatxins.
Visitar Alcúdia é algo que recomendo fazer em Maiorca; com a mesma força com que o insto a evitar Port Alcúdia.
Explorar o litoral de Santanyí, na costa leste
No topo da lista das mais belas praias de Maiorca encontram-se várias calas localizadas muito próximas umas das outras, no extremo sudeste da ilha de Maiorca. Em comum têm o facto de pertencerem ao município de Santanyí.
Mesmo quando viaja com o tempo contado, visitar as praias de Santanyí é fundamental para quem quer ficar com uma ideia mais real da diversidade e da estonteante beleza paisagística do litoral de Maiorca. Prepare-se para o deslumbramento.
Caminhar até à Cala Murta
Se quiser uma das melhores praias de Maiorca praticamente só para si, basta incluir a Cala Murta na sua lista com o que fazer em Maiorca. É uma pequena enseada localizada no Cabo Formentor, cujo acesso tem um pequeno senão: é preciso caminhar quase 30 minutos para lá chegar.
Se quer uma opinião, não hesite. É uma das minhas praias favoritas.
Visitar o Museu da Fundação Pilar i Joan Miró (Palma de Maiorca)
A visita ao Museu da Fundação Pilar i Joan Miró, na capital Palma de Maiorca, foi, para mim, uma das maiores surpresas da viagem por Maiorca. Tive a sorte de ver uma exposição temporária por ocasião das comemorações dos 25 anos do museu, com algumas obras pouco vistas (e algumas, inclusive, por catalogar).
Para além de pinturas e algumas esculturas de Miró, o espaço permite ainda ver os estúdios onde o pintor catalão trabalhou nas últimas décadas da sua vida – o período em que viveu em Maiorca. Vale mesmo a pena! Faz parte da lista de cinco locais a visitar em Palma de Maiorca.
Ver obras de Miró (pintura) e Picasso (escultura) em Soller
Porventura mais surpreendente é o facto de estarem exibidas publicamente obras dos grandes mestres Joan Miró e Pablo Picasso na estação de caminhos-de-ferro de Soller. As exposições são pequenas, mas não perca a oportunidade. Até porque a entrada é gratuita.
Pode combinar a passagem por Soller com a visita às aldeias de Deià, Valldemossa e Fornalutx.
Visitar “Le Seu”, a Catedral de Palma de Maiorca
A Catedral de Palma de Maiorca, também conhecida por “Le Seu”, é uma majestosa catedral gótica que domina o coração da capital maiorquina.
E não há mesmo volta a dar: por mais turístico que lhe possa parecer, é outra das coisas a visitar em Palma de Maiorca. É verdadeiramente impressionante.
Dica: compre ingresso para aceder à catedral sem fila.
Beber uma cerveja ao entardecer em Cala Deià
Para quem aprecia a beleza das coisas simples, nada melhor que um fim de tarde passado numa das pequenas enseadas do litoral maiorquino, desfrutando de uma cerveja ou copo de vinho em boa companhia. Foi o que fiz em Cala Deià.
Se não aprecia Cala Deià, troque pela sua cala favorita – e mantenha tudo o resto.
Outras coisas a visitar em Maiorca
Há, naturalmente, um conjunto de outras coisas que eu tinha ponderado fazer em Maiorca mas que, por um motivo ou por outro, acabei por não fazer. São atividades que devem também valer a pena:
- Visitar as referidas Grutas do Drach;
- Visitar o Santuário de Lluc;
- Fazer um passeio de barco até à Ilha Cabrera (estava demasiado calor para expor uma criança de três anos);
- Viajar no Tren de Soller, um comboio turístico que liga Palma de Maiorca a Soller.
Mapa dos lugares a visitar em Maiorca
No mapa acima, encontra a localização exata de todos os lugares referenciados no artigo. Como vê, além de boas praias para dar uns mergulhos e fazer umas férias bem tranquilas nas Baleares espanholas, há muito o que ver e fazer na ilha de Maiorca.
Dicas para visitar Maiorca
Este é um guia com alguma informação prática para fazer férias em Maiorca, a maior das ilhas Baleares espanholas. Além disso, preparei um texto com dicas de viagem sobre Maiorca, onde encontra informação mais completa e detalhada.
Como chegar a Maiorca
Palma de Maiorca está muito bem servida de ligações aéreas de toda a Europa, especialmente durante o verão. No caso de Portugal, as opções mais diretas são os voos low cost da Ryanair desde o Porto, e as ligações da Iberia / Air Nostrum desde Lisboa. Outras companhias que vale a pena pesquisar, considerando um bilhete combinado com escala em Madrid, são a TAP, a Vueling e/ou a Air Europa. A Iberia também voa para Palma de Maiorca, mas evito a todo o custo voar com eles.
Como se deslocar em Maiorca
A Ilha de Maiorca é daqueles destinos onde alugar um carro é, de longe, a melhor alternativa. O custo é acessível e só assim se consegue aceder a muitos dos melhores locais da ilha. Em alternativa, existe uma extensa rede de autocarros públicos, mas os horários são naturalmente limitados.
Calcular preço do aluguer de um carro
Excursões turísticas
No que toca a excursões em Maiorca, independentemente do tempo disponível, saiba que pode valer a pena fazer alguma atividade de grupo ou participar em alguma visita guiada em Maiorca. Assim, entre as atividades e excursões organizadas disponíveis na ilha, recomendo:
- Cruzeiro de Catamarã pela Costa Sul de Maiorca
- Cruzeiro de Catamarã de Meio Dia a Es Trenc
- Passeio de barco ao amanhecer com observação de golfinhos
- Voo de balão de ar quente
- Excursão de meio dia às Grutas do Drach
Onde ficar
Para entender um pouco melhor as diferentes regiões da ilha, veja o guia completo sobre onde ficar em Maiorca. Alternativamente, no botão abaixo tem acesso a dezenas de hotéis de excelente qualidade e para todas as bolsas. Experimente!
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Outros destinos a visitar em Espanha
Se está a pensar visitar Maiorca, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras cidades e ilhas espanholas.
Andaluzia・Ávila・Badajoz・Barcelona・Bilbau・Cáceres・Caminito del Rey・Córdoba・Granada・Lanzarote・Madrid・Málaga・Menorca・Mérida・Olivença・Pueblos Blancos・Rioja Alavesa・Ronda・Salamanca・San Sebastián・Segóvia・Tenerife・Trujillo・Vigo・Vitoria-Gasteiz