Amazónia

Visitar Amazónia: índios nativos
Uma jovem índia da Amazónia

Amazónia

Proclamada “pulmão” do planeta, a Amazónia é uma vasta região de floresta tropical de difícil visita, dominada pela presença do imenso rio Amazonas, seus afluentes e bacia hidrográfica. Tem em Manaus a sua mais importante cidade, que floresceu na época de ouro da extração da borracha e atualmente se encontra rodeada por alguns luxuosos hotéis de selva que impulsionam o turismo amazonense.

Navegar toda a extensão do rio Amazonas em território brasileiro, baloiçando numa rede esticada no convés de um barco de passageiros, é seguramente uma das mais enriquecedoras experiências fluviais do continente americano. Até porque o rio é usado pelos habitantes amazónicos como a principal “estrada” da região. E depois há as aldeias, a genuinidade do povo ribeirinho, a selva tropical, o verde que tudo oculta.

E, não menos importante, para o viajante mais intrépido, a região da Amazónia pode proporcionar contacto com algumas das minorias indígenas que ainda habitam em território brasileiro. A Amazónia não é uma região fácil, mas é sem dúvida uma das mais fascinantes de todo o Brasil.