Nepal
Nepal
Terra propícia a trekkings em alta montanha, o Nepal é um paraíso para os amantes de caminhadas, alpinismo, montanhismo e, em geral, da Natureza. A capital Katmandu e o homónimo vale, a cidade de Pokhara, o trekking no circuito dos Annapurna ou no Campo Base do Evereste, os Himalaias, a vida selvagem no Parque Nacional Royal Chitwan, lugares remotos como Bhaktapur – motivos de sobra para viagens ao Nepal, junto ao “teto do mundo”.
Pesquisar hotéis no NepalAlugar carro no NepalFazer seguro de viagem
Visitar Nepal: guia prático
Factos sobre o Nepal
- Capital do Nepal: Katmandu
- População: 29 milhões
- Língua oficial: Nepalês
- Fuso horário: GMT +5h45
- Código telefónico internacional: +977
Melhor época para viajar para o Nepal
O outono, de setembro a novembro, e a primavera, de março a maio, trazem o clima quase perfeito e tornam-se por isso as melhores alturas para visitar o Nepal. O país tem um clima típico das monções, com duas épocas acentuadas: a estação seca, de outubro a maio, e a estação chuvosa, das monções, de junho a setembro. O início da estação seca é, porventura, a melhor altura de todas. O clima é ameno, as chuvas pararam há pouco, a paisagem ainda está verde e exuberante, o ar está limpo, as vistas para os Himalaias estão impolutas. Esta é, compreensivamente, também a época turística alta. Não é boa ideia visitar o país durante a monção – não é que chova ininterruptamente, mas chove todos os dias, as trilhas ficam barrentas – às vezes intransitáveis, os rios ficam demasiado altos para jangadas e chega a haver deslizamentos de terras. A última parte da monção – agosto e setembro – é tempo de festas, o que irá certamente animar uma visita a Katmandu, e esta é também a melhor época para visitar o vizinho Tibete.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para o Nepal ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar no Nepal
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Nepal.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar no Nepal
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Nepal. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
Alugar carro no Nepal
Caso necessite de alugar um carro no Nepal, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar no Nepal
Dinheiro
Moeda: Rupia nepalensa (NPR). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Existem em Katmandu e em Pokhara, permitindo levantamentos a débito e crédito 24 horas por dia com cartões das redes Visa e MasteCard. Há alguns bancos, como o Himalaya Bank, que só funcionam com cartões locais. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: São aceites sem problema nos hotéis de gama média e alta e nas lojas mais turísticas no vale de Katmandu e na cidade de Pokhara, apenas.
Internet e dados móveis no Nepal
A forma mais prática de ter acesso à internet no Nepal é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).