Destino: África » Tanzânia » Zanzibar

Os melhores cafés de Stone Town (Zanzibar)

Por Filipe Morato Gomes
Zanzibar Coffee House Stone Town
Zanzibar Coffee House, onde tomei o melhor café de Stone Town

Por esta altura talvez já estejam fartos de saber que adoro conhecer cafés nas minhas viagens. Por vezes hipsters. Por vezes tradicionais. Sempre com boa onda. Dos meus cafés favoritos de Teerão aos melhores cafés de Colónia, dos melhores cafés de Viena aos cafés de Tóquio que mais me marcaram, costumo visitar alguns bons cafés em quase todas as cidades. E partilhar as minhas descobertas. Stone Town não poderia ser exceção.

Uma das coisas que eu não sabia sobre Stone Town é que existe uma nova geração de baristas a investir na cidade. Ainda não são muitas, mas há já um par de pequenas coffee shops com café preparado por baristas especializados. Eis, pois, os meus três cafés favoritos de Stone Town.

Cafés de Stone Town

Zanzibar Coffee House

Zanzibar Coffee House, Stone Town
A rua vista a partir do interior da Zanzibar Coffee House em Stone Town

Dono do melhor café que tomei em Stone Town, o Zanzibar Coffee House é um misto de guesthouse e café, com ambiente tranquilo e um café divinal. Ao que soube, os grãos de café vêm principalmente das plantações do Sul da Tanzânia.

O Zanzibar Coffee House tem um pequeno terraço ideal para ler um livro com vista para o bulício de Stone Town; e para onde é possível levar o café pedido “lá em baixo”, ao balcão. Lamentavelmente, a simpatia dos funcionários não me pareceu estar em sintonia com a extraordinária qualidade do café. Ao contrário do que encontrei no Puzzle Coffee Shop.

Puzzle Coffee Shop

Melhores cafés de Stone Town: Puzzle Coffee Shop
Leonardo no seu Puzzle Coffee Shop, Stone Town

Leonardo é um brasileiro de Minas Gerais a viver em Zanzibar; uma espécie de barista autodidata, a viver na “ilha das especiarias” há mais de três anos. O seu Puzzle Coffee Shop é seguramente um dos melhores cafés de Stone Town. Pequeno e acolhedor, tem um ambiente tranquilo e um espaço interior para cowork. “Há dias estava a contar com quantas nacionalidades já interagi aqui no café, e eram mais de 130”, confidenciou-me, sorridente. “É o mundo aqui dentro”. Com sabor a (bom) café – oriundo das plantações do Norte da Tanzânia.

Juntamente com o Zanzibar Coffee House, o Puzzle Coffee Shop é o único “speciality house” especializado em café. Assim, se nomes como V60, Chemex, Paper Drip, Siphon, French Press ou Coador de pano são a sua praia, escolha um destes dois para tomar café.

Stone Town Café

O típico café para expats. Nada de extraordinário mas bom para tomar o pequeno-almoço (pense em salada de fruta com iogurte e muesli, ou tostas com abacate). Não serve o café especializado do Zanzibar Coffee House nem do Puzzle Coffee Shop, mas o café tradicional é muito bom. É também dos espaços mais agradáveis de Stone Town, e tem uma guesthouse muito elogiada.

E ainda…

Café tradicional: Jaws Corner

Jaws Corner, Stone Town
Jaws Corner, café de rua no coração de Stone Town

Se quiser sentir a atmosfera local, pode também passar pelo Jaws Corner. Trata-se, literalmente, de um cruzamento de ruelas no centro histórico de Stone Town, onde foram colocadas mesas de madeira com bancos corridos e se serve café tradicional de Zanzibar.

Os homens encontram-se naquela espécie de pátio improvisado para tomar café, conversar e jogar jogos de tabuleiro. Mais do que um lugar para tomar o melhor café de Zanzibar, o Jaws Corner (não faço ideia de onde vem o nome) é uma janela para a cultura local.

Mapa com os cafés de Zanzibar

Na minha lista com os melhores cafés de Stone Town não constam nomes como o novíssimo Turquoise Café nem o Travellers Café, junto à praia. Como todas as escolhas baseadas nas experiências, também esta é subjetiva.

Guia prático

Para informações práticas sobre quando ir e como chegar a Zanzibar, veja as dicas publicadas no roteiro com o que fazer em Stone Town. Recomendo também a consulta ao meu roteiro de 8 dias em Zanzibar.

Onde ficar em Stone Town

Eu fiquei hospedado no Ten to Ten Stone Town Zanzibar, e confesso que não é nada de especial – dá para dormir e é barato. Para hotéis de melhor qualidade, recomendo os elegantes Tausi Palace Hotel, Spice Palace Hotel e Antonio Garden Hotel; a muito elogiada guesthouse do Stone Town Café; o popular hotel de três estrelas Al-Minar Hotel; o funcional Swedzan House ou o hotel bom e barato Balcony House.

Se é luxo que procura (e está disposto a pagar por isso), a resposta é o Park Hyatt Zanzibar. Para outras opções de alojamento em Stone Town, utilize o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Stone Town

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário