Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Geórgia » Svaneti

Igreja de Laghami, um pequeno segredo em Mestia

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Europa Geórgia Svaneti
Atualizado em 17.04.2022 | Tempo de leitura: 5 minutos

Frescos da Igreja de Laghami, Mestia
Frescos da Igreja de Laghami, em Mestia

Não me recordo onde vi a primeira fotografia dos frescos da Igreja de Laghami, um pequeno tesouro também conhecido como Catedral da Transfiguração, na zona velha de Mestia. Mas nesse momento decidi que tinha mesmo de a visitar.

Uma vez em Mestia, principal povoação da região montanhosa de Svaneti, caminhei até ao velho bairro de Laghami (julgo que é o bairro mais antigo de Mestia), um pouco afastado do centro da povoação. Fui à procura da igreja, que encontrei fechada e sem sinal de presença humana.

Catedral da Transfiguração, Mestia
Rezo, à porta da Igreja de Laghami (ou Catedral da Transfiguração)

Esperei que alguém passasse numa daquelas ruas, perguntei quem me poderia abrir a porta e uns jovens prontificaram-se a ligar a Rezo, responsável pelas chaves da Igreja de Laghami.

Como ele não atendeu, fomos a sua casa, uma centena de metros acima da igreja: “Rezo! Rezo!”, gritou o jovem. Mas a resposta que ecoou da porta de casa foi desanimadora: ele tinha ido a Zugdidi e talvez só voltasse no dia seguinte. Talvez.

O meu plano era viajar no dia seguinte até Ushguli, pelo que a Igreja de Laghami teria de esperar pelo meu regresso a Mestia. Seria a derradeira oportunidade para conseguir visitar a igreja.

Capela Mestia
Entrada para a capela do segundo piso

Um par de dias depois, de regresso a Mestia, voltei então a caminhar até Laghami, na esperança de encontrar Rezo. Como seria de esperar, a igreja estava novamente fechada – mas eu já sabia onde ele morava. Fui até ao portão da casa, gritei pelo seu nome e… ele apareceu. Expliquei-lhe ao que vinha, e sem hesitar prontificou-se a abrir a igreja. Bingo!

E assim, na sua companhia, fui conhecer o interior da Catedral da Transfiguração.

Frescos na Catedral da Transfiguração, Mestia
Frescos na Catedral da Transfiguração, em Mestia

Rezo levou-me ao segundo piso do edifício, construído entre os séculos XIV e XV. Uma pequena porta de madeira “guardada” por muitas velas e imagens de Jesus e Maria era tudo o que me separava do interior da igreja. Até ali já tinha conseguido entrar quando tentei visitar a igreja dias antes, mas aquela porta sempre esteve fechada à chave. Assim que Rezo a abriu, começou o verdadeiro deslumbramento.

Uma capela minúscula, com frescos em excelente estado de conservação nas paredes e no teto. Foi isso que encontrei. A exceção era um pedaço de teto em que as pinturas foram literalmente lavadas por ação de chuvadas intensas ocorridas num inverno particularmente duro – informou Rezo.

Pormenor das pinturas numa parece da igreja

Rezo ia explicando o significado de algumas das figuras retratadas nos frescos, mas confesso que estava tão assoberbado pelas imagens que não prestei suficiente atenção para aqui partilhar pormenores. Limitei-me a contemplar, a desfrutar do momento de pescoço curvado e olhar brilhante.

Até que Rezo fez menção de querer mostrar algo mais….

Igreja de Laghami: a pequena capela em honra de Santa Bárbara

Capela Santa Bárbara, Méstia
Pequena capela do século IX, em honra de Santa Bárbara, Mestia

Pensava que a visita acabaria ali e que não haveria mais nada para ver, mas Rezo tinha outros planos. Fez questão de me levar ao piso térreo do edifício e abrir uma outra porta fechada à chave. É a zona mais antiga da igreja, datada do século IX e, ao que consta, erigida em honra de Santa Bárbara, a “Grande Mártir”.

E, quando pensei que nada mais me poderia surpreender, eis que uma minúscula capela com frescos pintados há muitas centenas de anos e em relativo mau estado me deixou de olhos humedecidos. Os frescos, sempre os frescos. Que privilégio estar ali!

Antes das despedidas, pedi a Rezo para o fotografar. Parecia genuinamente feliz pelo meu interesse na igreja. Hoje, envergonho-me de ter pensado que me iria pedir dinheiro pela visita guiada…

Visitar Igreja de Laghami
Igreja de Laghami
Frescos, Mestia
Frescos pintados na parede da Igreja de Laghami

Se gosta de frescos, considere também visitar mosteiros como o de David Gareja e o de Gelati, na Geórgia, ou até o Mosteiro Khor Virap e o Mosteiro de Tatev, na vizinha Arménia.

Guia prático

Como chegar

Estando em Mestia, não tem muito que saber: basta caminhar até ao bairro Laghami. A igreja fica a 2km do posto de turismo, no centro de Mestia (ver localização no Google Maps). O mais provável é que a encontre encerrada, mas agora já sabe o que fazer.

Note que vale a pena combinar a ida ao bairro Laghami para visitar também o Mikhail Khergiani House Museum, localizado muito perto da igreja.

Onde ficar

Eu fiquei na Guesthouse with Pine Trees, uma pousada muito simples mas super bem localizada, no coração de Mestia. Na altura em que visitei Mestia, pareceu-me uma guesthouse bastante aceitável e com boa relação qualidade/preço.

Caso pretenda um bom hotel em Mestia, saiba que o Chalet Mestia é, na minha opinião, a escolha perfeita. É um hotel excelente, com ar de hotel de montanha, muito limpo e bem cuidado. Não é, no entanto, dos hotéis mais baratos de Mestia.

Num segmento mais barato, a Bapsha Guesthouse é, seguramente, uma das melhores pousadas familiares de Mestia – alguns furos acima da simplicidade da maioria dos alojamentos da vila. Igualmente boas são as Roza’s guesthouse, a Mushkudiani Manor e a Travel Inn House. Mas há muitas mais (Mestia vive do turismo) – como poderá facilmente constatar pesquisando através do link abaixo.

Pesquisar hotéis em Mestia

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa Geórgia Svaneti

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Mestia e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« O que fazer em Tbilisi, a charmosa capital da Geórgia
Mestia, pura beleza nas montanhas de Svaneti »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Mestia

Reserve um hotel em Mestia ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens