
Se anda à procura de uma ilha na Croácia tranquila e sem muita gente para visitar, Solta pode muito bem ser a escolha acertada. Aninhada no azul profundo do Adriático, entre Split e Hvar, a ilha de Solta continua a ser um dos segredos mais bem guardados da Dalmácia.
Visitar Solta: o que esperar da ilha
Ao contrário das vizinhas mais badaladas de Hvar e Brac, a ilha de Solta mantém um ritmo sereno, quase bucólico, onde o tempo corre lentamente entre as oliveiras e as colmeias, as aldeias de pedra e as pequenas enseadas onde se escondem praias idílicas para umas férias de verão em família.
Talvez não haja muito o que fazer em Solta, admito. É um lugar onde o luxo está na simplicidade – um mergulho solitário numa baía cristalina, um jantar de peixe grelhado com vista para o mar. Ou uma conversa com um velho produtor de azeite ou mel numa das aldeias do interior, como Grohote ou Donje Selo, ou com um pescador em povoações litorâneas como Maslinica e Stomorska.
Neste texto, convido o leitor a visitar Solta pelos meus olhos. Não com a urgência de quem tem de visitar tudo ou seguir uma lista detalhada com o que fazer em Solta; mas com a tranquilidade de quem viaja devagar. Porque, como sempre digo, mais do que ver os lugares, o importante é vivê-los. E, nesse aspeto, a ilha de Solta tem muito para oferecer ao visitante.
Eis, pois, sugestões sobre o que fazer em Solta numa escapadinha de 3, 4, 5 dias – ou uma semana. Vai encontrar referência às melhores praias de Solta, às aldeias mais pitorescas e a uma ou outra galeria de arte que tive oportunidade de visitar; para além de bons restaurantes em Solta e indicações sobre os melhores hotéis e casas de férias onde ficar em Solta. Vamos a isso.
O que fazer em Solta
Nadar nas águas tranquilas das praias de Solta
Na ilha de Solta as praias não dão nas vistas. Escondem-se entre pinhais que descem até ao mar, surgem discretas no final de caminhos de terra ou revelam-se depois de uma curva fechada em estradas onde só cabe um carro – e mal. Não são longas faixas de areia dourada nem cenários de postal ilustrado, mas sim recantos de pedras e árvores onde o Adriático brilha em tons de azul por conta das suas águas quentes e translúcidas.
É certo que, não tendo praias famosas como o Corno de Ouro, em Brac, ou Stiniva, em Vis, a ilha de Solta não é conhecida entre os veraneantes pela beleza dos seus areais. Mas a verdade é que há praias em Solta absolutamente deslumbrantes – mesmo sem areais extensos -, onde é um deleite tomar banhos refrescantes. No final deste guia encontra as minhas praias preferidas da ilha de Solta.
Se procura outras boas praias no Mediterrâneo, veja os artigos sobre as famosas praias da Sardenha e também sobre as praias de Maiorca e as belas praias de Menorca.
Fim de tarde em Maslinica
Maslinica é, sem qualquer dúvida, uma das povoações mais bonitas de Solta. E, ao entardecer, com os barcos atracados e as casas de pedra com telhados vermelhos a refletirem os últimos raios do sol por entre pequenas ilhas que, silenciosas, parecem flutuar no horizonte, tudo está no sítio certo para que possa vivenciar momentos de puro deleite visual.
Chegando a pé a Maslinica, depois de estacionar o carro no alto da estrada, o visitante encontrará o castelo Marchi Marchi, à direita, hoje transformado em hotel de luxo. Adiante, talvez haja pescadores ou habitantes locais sentados nos bancos públicos junto aos barcos, ou dentro dos próprios barcos.
Encontrará gente a tomar um copo antes de jantar nas esplanadas de Maslinica, porventura observando o astro-rei enquanto a tarde desmaia na ilha de Solta. Talvez até sinta o cheiro a fumo e a peixe grelhado oriundo dos vários restaurantes da aldeia.
Em suma, é um cenário perfeito para um final de tarde em grande.
Visitar Donje Selo
Localizada entre Grohote e Maslinica, a pequena aldeia de Donje Selo surge junto à estrada principal da ilha como uma revelação discreta do interior de Solta. Por motivos vários, é ponto de paragem obrigatório para quem visitar Solta – até pela privilegiada localização geográfica a caminho de Maslinica.
Na verdade, há algo de quase intemporal em caminhar pelos becos da aldeia, ladeados por casas tradicionais de pedra bem restauradas com portadas de madeira coloridas, e sentir o peso da história nas ruas de Donje Selo. Há muros de pedra, uma imponente igreja de origem medieval e, ao redor da aldeia, plantações de vinhas e oliveiras.
No fundo, visitar Donje Selo é o epítome de Solta: bonita, hospitaleira e por enquanto tranquila.
Fazer snorkelling no barco naufragado de Kontesa
No coração da baía de Nečujam repousa um barco naufragado conhecido como Kontesa. Trata-se de um barco de madeira que afundou em águas rasas, a cerca de quatro metros de profundidade, facilmente visível apenas com uma máscara de snorkel.
Ora, eu estava curioso para visitar depois de ler textos muito poéticos sobre a embarcação e a experiência de fazer snorkeling perto do barco naufragado. E, para quem já teve oportunidade de fazer algo semelhante a partir de Thinadhoo, no atol Vaavu, Maldivas, as expectativas eram muito altas.
Mas, sem rodeios, foi uma experiência desinteressante. Não só o barco está muito destruído como, ao contrário do que seria expectável, não vi grande vida marinha a aproveitar o casco como habitat. É claro que há pequenos cardumes, algas e afins, mas confesso que foi para mim uma grande desilusão. Seja como for, se procura o que fazer em Solta e nunca viu um barco afundado, aproveite – este é fácil de ver.
Eu fui por minha conta, conduzindo pela baía de Nečujam até às proximidades da embarcação. Mas, caso prefira fazer snorkeling num tour organizado, há muitas excursões que param no barco e noutros locais – como a chamada Lagoa Azul. Note que, regra geral, essas excursões partem de Split e/ou Trogir (e Solta é apenas uma das paragens).
Explorar Grohote
Grohote é a maior e mais antiga aldeia de Solta e, de certa forma, o seu coração. Entre ruas estreitas de pedra e casas com séculos de história, a urbe vive num ritmo próprio alheio ao turistas que porventura decidem visitar Solta. Passarão por lá de manhã cedo para fazer compras no supermercado e… pouco mais.
Em Grohote ouve-se, isso sim, o som das conversas na praça, o sino da igreja em pano de fundo, o ranger lento de uma porta de madeira ou os vendedores de azeite, mel de Tvrdic e vinho no pequeno mercado local.
Grohote não tem mar nem marginal, mas nem por isso tem menos encanto. Visitá-la é uma das coisas a incluir em qualquer lista com o que fazer em Solta – nem que seja entre uma praia e outra. Até porque, para além do casario de pedra, da igreja e do mercado local, há uma galeria de arte muito especial para conhecer.
Visitar a Galeria Buktenica & Buktenica
É verdade. No coração de Grohote mora uma das maiores surpresas da ilha de Solta: a Galeria Buktenica & Buktenica. Trata-se de um recanto escondido (literalmente) nas ruas da povoação, saído da mente de Eugen Buktenica e continuado pelo sobrinho Vicko Buktenica. Um lugar onde pulsa – e de que maneira! – o espírito da arte naïf da ilha.
Nas telas em exibição no piso superior do edifício encontram-se imagens de barcos, casas, animais e pessoas, desenhadas com um toque infantil e de certa forma poético. Mas sempre com paisagem de Solta como pano de fundo. No piso inferior, um atelier maravilhoso, onde Vicko brinca com a cor criando pinturas abstratas hipnotizantes. Passe por lá que não se arrependerá.
A galeria costuma estar aberta entre as 9:00 e as 13:00. É possível fazer workshops com Vicko Buktenica, mas para tal contacte com antecedência pelo email galerijabuktenica@gmail.com.
Stomorska
Stomorska é, a par de Maslinica, uma das povoações costeiras mais emblemáticas de Solta. Talvez não seja urbanisticamente tão perfeitinha, mas tem a grande vantagem de acolher, a dois passos, aquela que é, para mim, a melhor praia da ilha.
Mas, bem vistas as coisas, Stomorska resume bem a alma costeira de Solta. É um enclave de pescadores, com casas de pedra encavalitadas na encosta e ruas empedradas muito bem cuidadas. Na baía, encontrará barcos de pesca, pequenas embarcações de recreio e, eventualmente, alguns – poucos! – iates modernos.
Mas porventura o que mais chama a atenção é o facto de Stomorska ser uma povoação que não depende do turismo. Tem vida própria todo o ano. É certo que há muitos apartamentos para alugar, mas os turistas estão muito longe de desfigurar Stomorska. Pelo menos por enquanto.
Melhores praias de Solta
Se vai visitar Solta no verão, estas são, na minha opinião, as praias mais bonitas da ilha.
Praia Mala Krušica
Na costa norte da ilha, meio escondida e afastada dos roteiros turísticos, a pequena enseada de Mala Krušica é daqueles lugares que se descobrem quase por acaso. Não fica a caminho de nada, é literalmente o fim da estrada.
Chega-se por um caminho de terra batida que serpenteia entre muros de pedra e vegetação mediterrânea a partir de Donje Selo, e o que o espera no fim é uma pequena praia quase deserta, de seixos claros e mar translúcido.
Há meia dúzia de casas de pescadores transformados em alojamento local na vizinha Donja Krušica, e talvez um ou outro barco ancorado – mas não espere encontrar muita gente. Aliás, não há bares nem espreguiçadeiras em Mala Krušica, e ainda bem. Porque é uma daqueles lugares para se estar tranquilamente e que fazem de Solta uma ilha tão especial. É uma das minhas praias favoritas em Solta.
Praia Veli Dolac (Stomorska)
Veli Dolac é uma bonita praia bem perto do coração de Stomorska, uma povoação onde barcos de pesca se misturam com veleiros que chegam ao sabor do vento. Já há algum turismo em Stomorska.
A baía é larga, protegida por colinas cobertas de pinheiros e com vista para a povoação; a praia tem seixos pequenos e o mar é muito tranquilo. Fechando os olhos, o som das cigarras mistura-se com o discreto som das ondas quase inexistentes – e de facto é uma das melhores praias de Solta. O “problema” é que a uma centena de metros fica uma praia ainda melhor, pelo que não fiquei muito tempo nas águas Veli Dolac.
Praia sem nome perto de Stomorska
Ainda em Stomorska fica aquela que na minha opinião é a melhor praia de Solta. Não me refiro à praia principal da povoação, mas sim a uma outra logo a seguir, onde se instalou o bar chamado Beach Bar Africa – e que, apesar da proximidade com o porto e a aldeia, conserva uma tranquilidade assinalável.
A baía de águas cristalinas é bordejada pelo verde dos pinheiros, as águas tépidas e tranquilas, e o bar ali ao lado – com ritmo descontraído, almofadas coloridas e música leve – dá o mote para um final de tarde preguiçoso. É o tipo de lugar onde se pode mergulhar, secar ao sol num rochedo e voltar para uma limonada fresca sem nunca perder de vista o azul do mar. É lindo!
Não é a mais selvagem nem a mais escondida das praias de Solta, tal como não é a mais sofisticada praia do Adriático. Mas tem o charme e a simplicidade das coisas fáceis de gostar. Tudo somado, é sem dúvida a melhor praia de Solta – até por ter o difícil equilíbrio entre tranquilidade e conforto.
Praia de Maslinica
Também conhecida como Punta, a praia de Maslinica é um recanto muito agradável a cerca de 10 minutos a pé da povoação homónima. Tem também um bar de praia muito agradável, com esplanada voltada para as pequenas ilhas Saskinja e Polebrnjak, ao largo de Solta.
Para quem gosta de nadar, as águas são tranquilas, mas convém saber que a praia está mais exposta ao vento, pelo que há mais ondulação do que noutros recantos da ilha. É só ter cuidado caso tenha crianças muito pequenas.
Em suma, não diria que é a melhor praia da ilha, mas é ideal para combinar com um final de tarde na povoação de Maslinica.
Praia de Nečujam
Nečujam é, talvez, a baía mais ampla e frequentada de toda a ilha de Solta. A praia, urbana, é razoavelmente grande e apresenta um mar sem ondas ideal os viajantes mais pequenos.
Ora, apesar da proximidade dos edifícios que a rodeiam e do barulho natural das crianças a brincar, há ainda um relativo sossego em Nečujam. Especialmente se visitar a praia bem cedo. Mais tarde, há uma espécie de parque aquático insuflável que agrada às crianças e desagrada a quem procura o tal silêncio. Faz parte. Não é o meu estilo de praia preferido mas, como se imagina, é perfeita para quem tem crianças pequenas.
Mapa dos lugares a visitar em Solta
Se vai visitar Solta, na Croácia, visualize a localização exata dos lugares referenciados no artigo. Como vê, não falta o que ver e fazer em Solta durante umas férias de verão, incluindo excelentes praias para nadar e mergulhar.
Dicas para visitar Solta
Qual a melhor época para visitar a ilha de Solta
Em teoria, a melhor época para visitar Solta é o mês de maio ou setembro/outubro – épocas em que o clima é ameno e o turismo é muito menor do que nos meses de verão. Dito isto, mesmo em julho e agosto Solta não recebe as multidões de ilhas como Hvar ou cidades como Split, pelo que são meses igualmente interessantes para fazer férias na ilha. O que se nota, isso sim, é um maior fluxo de pessoas durante os fins de semana.
Quantos dias são necessários para conhecer Solta
Depende dos objetivos da viagem, mas eu diria que 4 ou 5 dias é suficiente para conhecer o melhor da ilha de Solta. Dito isto, não é nenhum sacrifício ficar uma semana de férias em Solta e aproveitar a boa gastronomia e as praias sem multidões. Foi o que eu fiz.
Como chegar a Solta
A forma mais prática de chegar a Solta é utilizando os ferries da Jadrolinija que ligam Split a Rogac, na ilha de Solta. Na época de verão costuma haver pelo menos três ligações diárias a partir de Split. Para além do site da transportadora, a Ferryhopper também vende bilhetes para o ferry Split – Solta. É o site que costumo usar para bilhetes de ferry.
Alugar carro na ilha de Solta
É possível alugar carro na ilha de Solta, mas o mais provável é que lhe seja mais prático alugar no aeroporto, logo à chegada a Split. Foi o que eu fiz, até porque queria seguir para as ilhas e levar carro.
Pesquisar carros para alugar em Split
Onde ficar em Solta
Recomendo a leitura do artigo sobre onde ficar na ilha de Solta para todas as dicas das melhores regiões, pousadas e casas de turismo rural onde se hospedar na ilha.
Mas, em resumo, deixo aqui duas sugestões complementares para uma estadia memorável. O Hotel Royal Rina fica em Stomorska e é o meu hotel favoritos em Solta; e esta Countryside Family Villa with Private Pool em Donje Selo, caso prefira alugar uma casa de férias com piscina. Para outras opções utilize o link abaixo.
Pesquisar hotéis na ilha de Solta
Restaurantes em Solta
Creio que a melhor localidade para jantar fora é Maslinica. É lá que fica o luxuoso restaurante Martinis Marchi, por exemplo, e também os mais tradicionais Konoba Šešula e Konoba Sagitta – jantei lá e gostei, embora não seja espetacular. No resto da ilha de Solta, foram-me também recomendados os restaurante Konoba Štandarac, em Gornje Selo, e o Pasarela, em Rogač. Fica a dica.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.