
Está a pensar visitar os mercados de Natal da Europa e não consegue decidir onde ir? Pois bem, há cada vez mais cidades europeias que apostam na iluminação das suas ruas e nos mercados de Natal para atrair visitantes numa altura que, à priori, seria época baixa. Ora, aquilo a que me proponho é ajudar nessa tarefa hercúlea de escolher os melhores mercados de Natal da Europa. Porque, de Espanha à Dinamarca, passando por França, Suíça e Alemanha, há mesmo muitos e bons!
Em suma, para quem procura o frio do inverno na Europa e tem um carinho especial pelo ambiente natalício, estou certo que vai adorar. Conte com decorações de natal, iluminação nas ruas, músicas de Natal e aromas a canela, bolachas e a vinho quente com especiarias.
Caso tudo isso seja música para os seus ouvidos, venha daí nesta viagem por cinco mercados de Natal na Europa que tem (mesmo) de visitar.
Mercados de Natal a visitar na Europa
Basileia (Suíça)
Apesar de menos conhecido que as festividades de Natal em Colmar ou os mercados de Natal de Estrasburgo, Basileia começa, aos poucos, a ganhar notoriedade no que toca ao turismo na época natalícia.
As iluminações nas ruas de Basileia podem não ser tão exuberantes como as do Natal em Vigo, por exemplo, mas pela positiva o Natal em Basileia ainda não está massificado como na vizinha Colmar ou na referida cidade de Estrasburgo. Em Basileia, o Natal comemora-se de forma sóbria e o número de visitantes ainda não é um incómodo – e isso é uma enorme mais-valia para o destino.
Dito isto, visitar o mercado de Natal em Basileia depois de ter estado no de Colmar pode ser bastante injusto para a “vizinha” cidade Suíça. Não que Basileia em dezembro seja desagradável, mas dificilmente outra localidade tem o encanto natalícia de Colmar.
Veja onde ficar em Basileia para as melhores opções hoteleiras na cidade suíça.
Colmar (França)
Caso esteja a ponderar visitar Colmar no Natal, só tenho que aplaudir a decisão. Não só porque a vila é lindíssima e normalmente apelidada de “conto de fadas”, mas também porque o mercado de Natal em Colmar é dos mais bonitos e procurados da região francesa da Alsácia.
Nessa altura do ano, o ambiente do centro histórico ganha cor e alma, para além do reconfortante odor a vinho quente com especiarias, a canela e doces de Natal. É uma época maravilhosa para visitar Colmar!
Sim, sejamos francos: Colmar tem dos melhores mercados de Natal da Europa. Se não mesmo o melhor e mais bonito (descontando os Jardins Tivoli de Copenhaga, mas esse é um conceito diferente). Tudo é muito arranjado e incrivelmente fofinho, por assim dizer. É mesmo lindo.
Veja onde ficar em Colmar para as melhores opções hoteleiras na vila da Alsácia.
Copenhaga (Dinamarca)
Apesar de menos conhecidos do que outras celebrações natalícias, o Natal em Copenhaga tem inúmeros motivos de interesse. O canal Nyhavn ganha luz e cor, a praça Kongens Nytorv, ganha uma pista de gelo e os Jardins Tivoli transformam-se naquele que é, provavelmente, o melhor mercado de Natal da Europa. E não estou a exagerar.
Lá dentro, conte com restaurantes e barraquinhas de comida; jogos de feira (tiros, apostas em corridas de “cavalos”, carrinhos de choque…); vários carrosséis de estilo parisiense e outros divertimentos para crianças; e, para os mais afoitos, uma montanha-russa e a aterradora Golden Tower, entre outras.
Na verdade, no parque Tivoli o Natal está em todo o lado, por assim dizer, com neve nos telhados e fumo a sair das chaminés, decorações, flores e árvores de Natal, o inconfundível aroma a canela e o vinho quente – que na Dinamarca se chama de glogg. Tudo somado, é um dos mercados de Natal em Copenhaga absolutamente imperdíveis. E, sem dúvida, um dos melhores mercados de Natal da Europa.
Veja onde ficar em Copenhaga para os melhores hotéis da capital dinamarquesa.
Estrasburgo (França)
Confesso que não contava com tantas iluminações nas ruas de Estrasburgo. Podem não ser tão exuberantes como em Vigo, mas creio que isso até é um ponto a favor da capital da Alsácia. O Natal comemora-se de forma mais sóbria e muito menos kitsch do que noutros locais da Europa – e isso é uma mais-valia!
Em concreto, há várias ruas do centro histórico com iluminações discretas. Há os mercados de Natal que, naturalmente, recebem mais luzes. Há bairros como a Pequena França que ficam especialmente acolhedores com as iluminações natalícias. E há, claro, a Praça Kléber, onde está instalado um carrossel colorido e uma árvore de Natal de grandes dimensões – um dos ex-libris do Natal em Estrasburgo. Vale muito a pena explorar os mercados de Natal da capital da Alsácia.
Veja onde ficar em Estrasburgo para as melhores opções hoteleiras da cidade.
Vigo (Espanha)
Para quem vive em Portugal, a proximidade geográfica e o fácil acesso tornou as celebrações do Natal em Vigo num dos mais populares destinos de inverno. Especialmente quem mora no Norte do país.
Nos últimos anos, o Natal em Vigo tem assumido cada vez mais protagonismo no que toca ao investimento feito para atrair visitantes à cidade. Com especial ênfase nos mercados de Natal e, claro, na já famosa iluminação das ruas.
Para ter uma ideia, em 2024 as luzes de Natal começaram a ser instaladas no verão. No total, foram enfeitadas 420 ruas e 2.500 árvores com milhões de luzes LED. E, tal como nos anos anteriores, assim as ruas vestiram-se de gala para receber os visitantes. Está cada vez mais atrativo – e movimentado.
Veja onde ficar em Vigo para as melhores opções hoteleiras.
Outros mercados de Natal na Europa
Há, naturalmente, muitos outros mercados de Natal em países da Europa muito interessantes. Especialmente em países como Alemanha e França, mas não só. Estes são alguns dos mercados de Natal europeus a visitar noutra viagem:
- Natal em Viena (Áustria)
- Mercado de Natal em Dresden (Alemanha)
- Natal em Trier (Alemanha)
- Mercados de Natal em Bruxelas (Bruxelas)
- Poznan (Polónia)
- Mercado de Natal de Tallinn (Estónia)
Mapa dos melhores mercados de Natal na Europa
Se procura dicas sobre os melhores mercados de Natal na Europa, nada como visualizar a localização exata dos mercados referenciados no artigo. É esse o objetivo deste mapa, para que possa mais facilmente planear combinar vários mercados de Natal na mesma viagem.
Dicas para visitar a Europa no Natal
Quais as datas dos Mercados de Natal em 2025?
Regra geral, a maioria dos mercados de Natal na Europa começa na última semana de novembro e vai até ao dia de Natal – ou um par de dias depois disso. Mas raramente se mantêm abertos até ao final do ano, pelo que planear a viagem para entre o Natal e o fim de ano nem sempre é possível.
Veja o artigo específico sobre cada mercado para os detalhes específicos de cada caso. Até porque na mesma cidade há por vezes mercados com datas distintas.
Roteiros na Europa
Na impossibilidade de visitar todos os mercados de Natal, é possível montar roteiros na Europa Central que abarquem cidades com tradição no que toca aos mercados de Natal, nomeadamente em França, Suíça e Alemanha.
Em concreto, o roteiro Estrasburgo – Colmar – Basileia é dos mais interessantes pelo facto de permitir visitar a Capital do Natal, o fabuloso mercado de Natakl de Compar e ainda dar um saltinho a Basileia, que fica do outro lado da fronteira mas muito perto.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.