Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Ásia » Japão

Castelo de Himeji, a “garça branca” dos castelos japoneses

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Ásia Japão Castelos UNESCO
Atualizado em 25.11.2020 | Tempo de leitura: 5 minutos

Visitar o Castelo de Himeji
O imponente Castelo de Himeji

O Castelo de Himeji é uma das mais proeminentes construções em madeira do Japão, e unanimemente considerado o mais emblemático castelo do país. É belo e harmonioso, e localmente conhecido como Castelo Garça Branca pelo facto de a sua silhueta branca se assemelhar a “uma garça que se ergue bailando”. Era essa maravilha da arquitetura japonesa que eu queria conhecer a caminho de Hiroshima.

Saí da apetitosa cidade de Kanazawa de manhã bem cedo num rapidíssimo comboio em direção a Himeji. Não iria pernoitar na cidade, pelo que, lá chegado, deixei a mochila nos cacifos existentes na estação de caminhos-de-ferro e segui para o castelo, omnipresente na paisagem urbana de Himeji.

Portão de entrada no Castelo de himeji
Hishi, o portão de entrada no Castelo de Himeji

Mal saí da estação de comboios ali estava ele, imponente, diante dos meus olhos, ao fundo de uma larga avenida com pouco mais de um quilómetro de extensão. Não havia muito que enganar, era só seguir em frente.

Sendo inverno, o Castelo de Himeji estava com muitos turistas, é certo, mas sem os exageros de outras épocas. Entrei nos jardins e dirigi-me de imediato à torre central do castelo (ou tenshu), que corresponde ao conceito europeu de torre de menagem. É o ex-líbris de Himeji; e é verdadeiramente impressionante.

“O tenshu é o símbolo da autoridade e poder dos senhores feudais. É ao mesmo tempo um aglomerado de conhecimento e técnica, como instalação militar construída na turbulenta época da guerra civil. Com toda a sua graciosidade, parece quase inconcebível que o Castelo de Himeji tenha sido projetado como construção suficientemente capaz de proporcionar toda a proteção defensiva desejada.”, in folheto informativo do castelo.

Pela minha parte, estava conquistado ainda antes de entrar no edifício.

Visitar Castelo de Himeji
Visitando o fantástico interior da torre central do castelo (ou tenshu)

Tal como no Castelo de Matsumoto, que visitara dias antes, visto de fora o Castelo de Himeji aparenta ser uma construção de cinco pisos mas, por dentro, tem na verdade seis pisos independentes (mais um subterrâneo). Antes de visitar o Japão, desconhecia este artifício, comum nos castelos japoneses, de incluir um piso disfarçado, secreto, nas suas edificações feudais.

Entrei.

A visita ao tenshu de Himeji está organizada de forma a que todos os visitantes o percorram no mesmo sentido, ao longo de um trajeto previamente definido e delimitado por cordas e barreiras de madeira. Não é a minha forma preferida de visitar monumentos mas, dada a popularidade do castelo, compreendo a opção; há que tentar coordenar os milhares de visitantes – japoneses e estrangeiros – que, diariamente, afluem a Himeji.

Jogo de luzes no interior do Castelo de Himeji
Jogo de luzes no interior do Castelo de Himeji

Lá dentro, madeira, muita madeira; um grande pilar com mais de 5.700 toneladas que suporta todo o edifício; jogos de luzes incríveis; sistemas defensivos engenhosos; plataformas de ataque. Estava numa  espécie de recuo temporal, piso a piso, degrau a degrau, compartimento a compartimento. Himeji estava a fascinar-me cada vez mais!

Depois de explorar demoradamente o tenshu de Himeji, regressei aos jardins do castelo. O dia estava soalheiro e havia uma exposição de bonsais no exterior. Um jogo de escalas curioso, olhar para o castelo tendo os bonsais em primeiro plano.

Castelo de Himeji
Castelo de Himeji

Caminhando novamente pelo complexo de jardins, qualquer que fosse o ângulo de visão, era impossível não reparar na mais óbvia de todas as características do Castelo de Himeji: é de uma beleza avassaladora. É imponente, claro. Mas é ao mesmo tempo incrivelmente bonito e elegante. Ou, como vi escrito num folheto turístico em português (!), é de uma “majestosa elegância”.

Pouco depois, abandonei o Castelo de Himeji e voltei para a estação de caminhos-de-ferro com o objetivo de apanhar o primeiro comboio rumo a Hiroshima. Estava de alma cheia, muito bem impressionado. A paragem para visitar o Castelo de Himeji valera mesmo a pena.

Himeji é um dos principais castelos japoneses
Castelo de Himeji
Castelo de Himeji
Castelo de Himeji

Guia prático

Eis um pequeno guia com dicas práticas para visitar Himeji, um dos locais classificados pela UNESCO como Património Mundial no Japão.

Como chegar a Himeji

A cidade fica a pouco mais de uma hora de comboio de Kyoto, e menos ainda de Hiroshima ou Osaka. Se optou por comprar o Japan Rail Pass, não há qualquer custo adicional por utilizar os comboios – incluindo os Shinkansen – para chegar a Himeji.

Da estação de comboios até ao castelo demorará pouco mais que 15-20 minutos a pé.

Onde ficar

Após ponderar sobre o roteiro de viagem no Japão, optei por não ficar alojado em Himeji. Parei em Himeji durante a viagem entre Kanazawa e Hiroshima, apenas o tempo suficiente para almoçar e visitar o castelo. E julgo que foi uma boa opção. Não creio que se justifique dormir em Himeji mas, caso viaje com tempo e pretenda fazê-lo, os hotéis Dormy Inn Himeji Natural Hot Spring e Comfort Hotel Himeji pareceram-me excelentes escolhas.

Pesquisar hotéis em Himeji

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Ásia Japão Castelos UNESCO

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Himeji e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Alma de Viajante nomeado nos BTL Blogger Travel Awards 2017 (e agora preciso da sua ajuda)
Muscat por quem lá vive: Maria João Trindade »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Himeji

Reserve um hotel em Himeji ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens