Destino: Ásia » Japão » Tóquio

Golden Gai, a noite alternativa no coração de Tóquio (são mais de 200 bares!)

Por Filipe Morato Gomes
Rua de Golden Gai, Tóquio
Rua de Golden Gai, Tóquio

A zona de Shinjuku é conhecida pelos néons, multidões e arranha-céus, e a sua estação de metro é uma das mais movimentadas de Tóquio. Não deixa por isso de ser curioso que, paredes-meias com esse caldeirão de urbanidade megalómana, existam áreas tão tradicionais como o Piss Alley e o Golden Gai.

Golden Gai é um dos raros lugares de Tóquio que não foi arrasado por bulldozers para ser modernizado. Permanece, por isso, uma espécie de gueto no coração de Tóquio, como se fosse um bairro de lata mais arranjado, transformado em local de culto da noite underground da capital.

À procura de um bar em Golden Gai

Bar em Golden Gai para japoneses
Bar em Golden Gai que só admite quem fale japonês

Tinha lido em blogs como o de Kate McCulley algumas particularidades sobre os inúmeros bares de Golden Gai. São, na verdade, mais de 200 bares minúsculos (a maioria não tem mais do que meia dúzia de lugares) espalhados por seis ou sete ruas contíguas. Muitos só aceitam os clientes regulares ou recusam-se a servir estrangeiros. E boa parte deles são temáticos; entre os quais bares muito estranhos, como um decorado tipo hospital, pejado de objetos hospitalares e uma empregada de balcão vestida de enfermeira.

Os bares Albatross, Bar Darling, Kenzo’s Bar, Bitter Orange, Bistro Pavo ou Asyl são alguns dos mais recomendados de Golden Gai. Pela minha parte, vagueei pelas ruelas sem objetivo definido, apenas na tentativa de encontrar algum bar onde tomar um copo barato.

Rua de Golden Gai deserta
Rua de Golden Gai ainda deserta

Acontece que a esmagadora maioria dos bares cobrava um valor pela entrada, razão pela qual, viajando com orçamento controlado e sendo o álcool um dos itens onde se pode poupar bastante em viagem, acabei por desistir de tomar um copo em Golden Gai. Foi quando aconteceu um daqueles imprevistos que enriquecem as viagens.

Um gin e karaoke no Champions Bar

Estava já de saída de Golden Gai, desanimado igualmente com os preços das bebidas nos bares que não exigiam pagamento à entrada, quando meti conversa com um casal que fumava à porta de um bar chamado Champions. Ele era de Osaka, ela de Tóquio e estávamos a falar quando ele mencionou que, no Champions, as bebidas custavam apenas 300¥; e, melhor que tudo, não cobravam entrada. Perfeito, pensei.

Champions Bar, Golden Gai
Interior do Champions Bar, em Golden Gai

Entrei. Pedi um gin tónico e fiquei a ouvir os clientes a cantarem karaoke. O gin não era grande coisa (o que poderia esperar por aquele preço?!) e dificilmente os notívagos poderiam ter dotes musicais menos desenvolvidos; mas, em compensação, o ambiente era, digamos, engraçado.

Diverti-me.

É certo que o dia tinha sido comprido e eu não estava imbuído no espírito notívago e, por isso, não entrei nos bares mais emblemáticos (e estranhos) de Golden Gai.

Ainda assim, valeu a pena!

São lugares assim – com personalidade – que vale a pena encontrar em viagem.

Menu Golden Gai
Menu em japonês
Golden Gai Tóquio
Pormenor da porta de entrada de um bar em Golden Gai
Lanterna
Lanterna à porta de um bar
Sair à noite em Golden Gai
Golden Gai

Guia prático

Como ir para Golden Gai

Apesar do aspeto suburbano de Golden Gai, a verdade é que fica no coração de Shinjuku, um dos mais movimentados bairros de Tóquio. Para lá chegar, basta apanhar um metro até à estação de Shinjuku e depois caminhar pouco mais de 500 metros.

Eu decidi visitar Golden Gai na sequência de um jantar no Piss Alley. Como ficam ambos muito perto da estação de metro de Shinjuku, resultou muito bem. Mais do que isso: são o complemento perfeito para uma noite num Tóquio (quase) parado no tempo. Veja abaixo o trajeto a pé entre o Piss Alley e o Golden Gai.

Excursão em Golden Gai

Caso tenha pouco tempo ou prefira a companhia de um guia local para explicar as particularidades da cultura gastronómica japonesa, considere fazer esta excelente Shinjuku: Golden Gai Food Tour. Durante o tour, visitará alguns izakaya e provará vários tipos de sushi e yakitori no Piss Alley, bem como uma tigela de ramen e um par de bebidas em Golden Gay.

Onde dormir em Tóquio

Eu gostei muito da zona de Omotesando e julgo que é uma excelente base para visitar Tóquio. Mas, para perceber melhor a cidade, recomendo que veja um textos com dicas sobre onde se hospedar em Tóquio.

No caso de preferir ficar alojado em Shinjuku, sugiro que veja o hotel Tokyu Stay Shinjuku (localização perfeita, perto do metro) e o Capsule Hotel Anshin Oyado Shinjuku (económico). Se o que procura é luxo, o Park Hyatt Tokyo (onde foi filmado o filme Lost in Translation) é uma escolha quase imbatível. Para outras alternativas, pesquise diretamente no botão abaixo.

Pesquisar hotéis em Tóquio

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

2 comentários em “Golden Gai, a noite alternativa no coração de Tóquio (são mais de 200 bares!)”

  1. Acho que fui eu quem te serviu a bebida, trabalhava lá!
    E a foto do bar, o japonês que está na foto é um cliente assíduo que até arriscava umas palavras em português e a cantar Michel Telo no karaoke. :)
    Feliz por vc ter gostado de lá! E sim, a qualidade das bebidas não eram tão boas mas pelo valor valia a pena. xD

    Responder
    • Olá Vivian, muito obrigado pelo comentário. A minha passagem por Golden Gai fui breve mas gostei do ambiente meio underground. Seria uma bela coincidência mas, julgo que no Champions foi um rapaz que me serviu aquele gin fraco. Mas, como digo no texto, diverti-me. :) Beijinhos.

      Responder

Deixe um comentário