Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Médio Oriente » Jordânia » Petra

A magia de Petra, Jordânia

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Jordânia Médio Oriente Petra O melhor das (minhas) viagens UNESCO
Atualizado em 22.03.2020 | Tempo de leitura: 5 minutos

Petra, Jordânia
Vista geral da ambiência de Petra, Jordânia

Petra, Jordânia

Há um punhado de lugares no mundo que serão sempre especiais e emocionantes vistos e vividos de perto, não importa o número de reportagens, vídeos ou fotografias que já se tenha visto a respeito. O complexo arqueológico de Angkor Wat, por exemplo, a “cidade perdida” de Machu Picchu e a Grande Muralha da China são três das preciosidades que coloco nessa categoria de lugares especiais. A antiga cidade de Petra é outra.

Habitada desde tempos pré-históricos, esta cidade do Reino Nabateu situada entre o Mar Vermelho e o Mar Morto era uma importante encruzilhada entre a Arábia, o Egito e a Síria-Fenícia. Petra é metade construída e metade esculpida na rocha, e é cercada por montanhas cravadas de passagens e desfiladeiros. É um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo, onde antigas tradições orientais combinam com arquitetura helenística., in UNESCO

O Tesrouro, Petra
“O Tesouro”, à entrada de Petra ©iStock.com

Cheguei a Wadi Musa com as expectativas em alta oriundo do deserto Wadi Rum, outro espetacular destino jordano localizado a poucas dezenas de quilómetros da antiga capital do reino dos Nabateus.

A moderna povoação foi desilusão ao primeiro encontro. É desinteressante e interesseira e, talvez por isso, ninguém vai a Wadi Musa para visitar Wadi Musa: serve apenas de porta de entrada e porto de abrigo para quem visita Petra e os seus monumentos escavados nas rochas. Para mim, Wadi Musa era apenas isso mesmo: um local para dormir antes de explorar o legado Nabateu.

Tribunal, Petra
Fachada do “Tribunal”, Petra

Manhã cedo, segui para o sítio arqueológico de Petra, resmunguei pelo preço exorbitante cobrado à entrada e dirigi-me em direção ao Siq. É o nome dado ao longo e estreitíssimo corredor entre montanhas, à entrada de Petra, que termina com uma vista dramática do Al Khazneh – O Tesouro. É seguramente uma das imagens mais conhecidas de Petra mas, ainda assim, surpreendente e impactante quando visto ao vivo, cara a cara, a fachada revelando-se a pouco e pouco entre os contornos imperfeitos da saída do desfiladeiro.

Dei comigo petrificado, de olho arregalado e quase sem reação, deleitando-me com a imagem mil vezes vista em fotos e filmes: a fachada do Al Khazneh, ali, diante dos meus olhos, perto e palpável. Foi o início de uma viagem no tempo extraordinária pela antiguidade de Petra. Mal sabia que ainda me estavam reservadas outras descobertas tão ou mais emocionantes.

Teatro de Petra
Vista do magnífico Teatro de Petra

Como o magnífico Teatro de Petra.

Como o Tribunal.

Como a Avenida das Colunas.

Como todos os momentos deambulando sem rumo pelas montanhas onde Petra foi escavada.

E, acima de tudo, como a visita a El Deir (“O Mosteiro“). É o monumento visitável mais afastado do atual complexo arqueológico da antiga cidade de Petra, alcançável através de um trilho sempre a subir que inclui uma escadaria com cerca de 800 degraus que, com o cansaço acumulado de muitas horas a caminhar pelos caminhos de Petra, parecem infindáveis. Mas vale a pena.

A subida é recompensada com a visão de um dos maiores e mais emblemáticos monumentos de Petra. Não há como negar a semelhança visual entre o Mosteiro e o Tesouro, que visitei à chegada a Petra, mas o Mosteiro tem a particularidade adicional de, ao que se julga saber, ter sido reutilizado como capela cristã (as cruzes escavadas no interior terão dado o nome ao monumento).

Caminho até ao Mosteiro, Petra
O extenuante caminho até ao Mosteiro

Lá no topo, beduínos impecavelmente vestidos serviam chá aos turistas numa esplanada muito apetecível improvisada mesmo defronte da fachada, mas eu tinha outros planos para descansar. Fiz-me ao caminho pelas escarpas de Petra e parei na casa de Bedoul Mofleh, um beduíno que criou uma casa de chá simples e acolhedora junto à sua casa escavada na pedra.

Era fim de tarde, hora de começar o regresso em direção ao Siq. O final perfeito para um par de dias a visitar Petra.

Petra, Jordânia
Avenida das Colunas com os túmulos reais ao fundo (os monumentos escavados na rocha)
Beduíno na Avenida das Colunas, Petra
Beduíno na Avenida das Colunas, Petra
Turista em Petra
Uma turista europeia visitando Petra de forma independente

Dicas para visitar Petra

  1. Para mais informações visite o site oficial em www.visitpetra.jo.
  2. Note que, dada a estrutura de custos do bilhete de entrada em Petra, compensa comprar bilhete para dois ou três dias (em vez de apenas um).
  3. Não cometa o erro de visitar Petra num day tour desde Amã. Fique alojado em Wadi Musa.
  4. Há guias credenciados para quem quiser informações históricas adicionais in situ, mas pode perfeitamente visitar Petra sozinho e desfrutar da experiência ao seu ritmo.
  5. Eu optei por não fazer a visita noturna a Petra porque me pareceu uma atividade demasiado encenada para o dólar do turista. Visto à distância, talvez tenha sido um erro – dizem-me que a visita noturna é encantadora.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O melhor das (minhas) viagens

A Matinal desafiou-me a partilhar “o que há de melhor em viajar”, incentivando-me a recorrer ao baú de memórias para partilhar experiências marcantes vividas em viagem. Assim nasce esta série de artigos com alguns dos melhores momentos das viagens que tenho feito pelo mundo:

  1. De barco pelas águas tropicais de Bacuit, Filipinas
  2. Explosões de lava no vulcão Yasur em Tanna, Vanuatu
  3. A magia de Petra, Jordânia
  4. Safari no parque Etosha, Namíbia
  5. Viver e amar em Ubud, Bali
  6. Desova das tartarugas em Tortuguero, o milagre da vida na Costa Rica
  7. Explorando o parque Zion, EUA
  8. Viajar de autocaravana na Nova Zelândia
  9. Estocolmo: espelho meu, existe cidade na Europa mais bela do que eu?
  10. Despertar com os monges de Luang Prabang
  11. 4×4 no deserto de Gobi, Mongólia

Saiba mais sobre: Viagens Jordânia Médio Oriente Petra O melhor das (minhas) viagens UNESCO

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Petra e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Explosões de lava no vulcão Yasur em Tanna, Vanuatu
Bibingka, bolo de arroz e coco »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Petra

Reserve um hotel em Petra ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens