Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » África » Namíbia » Etosha

Safari no Parque Etosha, Namíbia

Por Filipe Morato Gomes | Viagens África Etosha Namíbia O melhor das (minhas) viagens Parques Naturais Safaris
Atualizado em 21.07.2022 | Tempo de leitura: 5 minutos

Grupo de Zebras no Parque Etosha, Namíbia
Grupo de Zebras no Parque Etosha, Namíbia

A caminho do norte da Namíbia

Já era hábito as pessoas se rirem sempre que conversávamos sobre o nosso destino. “Querem ir com esse carro até Etosha?”, interrogavam, de sorriso gozão nos lábios, olhando de soslaio para o automóvel branco onde nos deslocávamos. “Não, queremos ir ainda mais para Norte, fazer um safari no Parque Etosha, conhecer as mulheres Herero e visitar uma aldeia Himba, para lá de Opuwo”. Íamos para o norte da Namíbia. E então sorriam com ar condescendente, ou soltavam sonoras gargalhadas, que estávamos loucos, coitados, que o VW Golf modelo Chico de fabrico sul-africano nunca haveria de lá chegar.

Agora que penso nisso, em retrospetiva, lembrando o carro atolado no meio de um riacho repentino, pensando nas estradas de lama que atravessámos, imaginando os furos que nunca tivemos apesar das estradas de terra e pedra, não deixo de dar razão a quem se ria ao olhar para o nosso Chico: estávamos loucos, porventura cegos pelo desejo de contactar a tribo Himba e conhecer o Parque Nacional Etosha. Tinham motivos para desconfiar. Mas a verdade é que chegámos lá.

Veja o safari 3-Day Oshili Etosha Tour da Oshili Namibia Travel and Tours.

Mulher da etnia Herero
Mulher da etnia Herero, norte da Namíbia

E fazer um safari no Etosha foi uma experiência fascinante.

Tinha saído de carro alugado de Joanesburgo, capital da África do Sul, acompanhado por outro viajante português há praticamente duas semanas; cruzáramos todo o Botswana, com passagem por Gabarone e o Delta do Okavango, antes de atravessarmos a fronteira com a Namíbia rumo a Windhoek e depois Tsumeb, um povoado muito agradável já na região nortenha de Oshikoto.

Tsumeb é uma cidade de pequena dimensão mas bastante interessante. Para os padrões do sudoeste de África é, até, bela, ao ponto de muitos dos seus habitantes a considerarem, com indisfarçável orgulho, a mais encantadora cidade de toda a Namíbia. Pode até ser, mas não foi a beldade de Tsumeb que me levou  a Tsumeb – é que a cidade fica a escassos 100 quilómetros de uma das entradas do Parque Etosha.

Reservar hotel junto ao Parque Etosha

Um safari ao volante de um carro normal

Girafas no parque Etosha
Girafas no Parque Etosha

O Parque Nacional Etosha é um dos grandes parques naturais do sul do continente africano. Um espaço protegido de caçadores furtivos e outros perigos para a conservação da vida selvagem. Um parque natural propício para fazer um safari. Avistar leões, rinocerontes, elefantes, zebras, girafas, com sorte um leopardo, e uma infindável variedade de vida selvagem no seu habitat é o objetivo de todos – eu incluído. É o típico safari africano que o Etosha permite.

Regra geral, os safaris são feitos em jipes ou camiões bem equipados, com plataformas de observação elevadas e protegidas por gradeamento para permitir aos turistas e fotógrafos desfrutarem de ângulos perfeitos, em segurança e sem a intermediação de um vidro poeirento entre eles e a abundante vida selvagem.

O nosso pequeno e velho VW Chico era, pois, o oposto de tudo o recomendável para fazer um safari, mas nem por isso a experiência foi menos exuberante. Pelo contrário. Fazer um safari num carro comum e conduzido pelas nossas próprias mãos foi das coisas mais inusitadas que fiz em viagem. E valeu a pena!

Animais selvagens num safari no Etosha
Num safari no Etosha, não faltam oportunidades para avistar animais selvagens

Ainda não tinha cruzado o portão de entrada no parque propriamente dito e estava já boquiaberto. Dezenas de zebras e girafas caminhavam por entre a vegetação rasteira na berma da estrada, indiferentes aos humanos que por ali se quedavam, especados, de câmaras em riste na sua direção. Para mim, que nunca tinha estado num parque natural africano das dimensões do Etosha até ter empreendido esta aventura, estava dado o mote para algumas horas de pura magia.

Atravessámos uma vasta extensão do parque, unindo os dois principais portões de acesso à reserva natural conduzindo sem mapa nem informação dos rangers sobre a localização dos grupos de leões e outras espécies.

A luz não estava muito boa para fotografar, procurámos em vão leões, mas vimos muitos animais logo no início do parque: zebras, girafas, búfalos, avestruzes, centenas de antílopes.

Nos lugares com maior concentração animal, havia jipes com turistas europeus em safaris organizados; noutros locais, livres que estávamos da ditadura de um safari organizado, éramos nós e a Natureza. Maravilhoso!

Planície no Parque Nacional Etosha
Planície no Parque Nacional Etosha

Só não cumpri um dos principais objetivos (viajar de forma independente tem destas coisas). Por azar, tinha chovido bastante no dia anterior e, por isso, os leões tinham-se resguardado noutras zonas do parque. Não sabíamos onde, e a tração às quatro rodas teria dado jeito para nos aventurarmos parque adentro. Felizmente, tinha visto leoas numa estrada nacional do Botswana – assim, sem mais, vindas da berma -, a um par de metros do vidro do nosso carro. Mas não a juba imponente de um leão macho.

Apesar disso, fazer um safari no Parque Etosha, ao volante de um pequeno VW Chico, ficará para sempre guardado como uma das mais memoráveis experiências das minhas andanças pelo mundo.

Quando saímos pelo portão sul do Parque Etosha, o VW estava cheio de lama mas intacto, eu cansado mas com a alma cheia. “Louco”, talvez – mas feliz!

Guia prático

Como organizar um safari no Etosha

Para fazer um safari no Parque Nacional Etosha, a melhor forma de o fazer é contactando empresas locais que organizam esses passeios. Abaixo, encontra algumas as melhores opções de tours que passam no norte da Namíbia, incluindo para vários níveis de preços.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O melhor das (minhas) viagens

A Matinal desafiou-me a partilhar “o que há de melhor em viajar”, incentivando-me a recorrer ao baú de memórias para partilhar experiências marcantes vividas em viagem. Assim nasce esta série de artigos com alguns dos melhores momentos das viagens que tenho feito pelo mundo:

  1. De barco pelas águas tropicais de Bacuit, Filipinas
  2. Explosões de lava no vulcão Yasur em Tanna, Vanuatu
  3. A magia de Petra, Jordânia
  4. Safari no parque Etosha, Namíbia
  5. Viver e amar em Ubud, Bali
  6. Desova das tartarugas em Tortuguero, o milagre da vida na Costa Rica
  7. Explorando o parque Zion, EUA
  8. Viajar de autocaravana na Nova Zelândia
  9. Estocolmo: espelho meu, existe cidade na Europa mais bela do que eu?
  10. Despertar com os monges de Luang Prabang
  11. 4×4 no deserto de Gobi, Mongólia

Saiba mais sobre: Viagens África Etosha Namíbia O melhor das (minhas) viagens Parques Naturais Safaris

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Parque Etosha e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Viagens colaborativas: trabalhar em troca de alojamento
Swakopmund, town e location (dois mundos tão distintos!) »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Parque Etosha

Reserve um hotel em Parque Etosha ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens