O ano de 2014 foi um ano em grande aqui no blog. Cresceu e as visitas quadruplicaram, afirmou-se como um blog intimista em torno do mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, tornou-se numa preciosa ferramenta para me aproximar de amantes de viagens como é o seu caso, e o trabalho feito foi reconhecido pelas centenas de comentários e mensagens que fui recebendo e, não menos importante, recebi uma honrosa nomeação para “Melhor Blogue de Viagens Profissional” na Bolsa de Turismo de Lisboa de 2014 (não ganhei, o vencedor foi o blog da revista Fugas – uma espécie de David contra Golias que seria sempre muito difícil de vencer).
Escrevi alguns textos com grande repercussão pública, uns mais emotivos, outros mais práticos e factuais e que se revelaram de extrema utilidade para muitos viajantes, e iniciei uma nova série sobre lugares classificados pela UNESCO que já visitei e recomendo.
Apesar das boas notícias, não me posso dar por satisfeito. Preciso de conseguir escrever com mais frequência e de uma forma mais regular (um dos meus grandes objetivos para 2015), Para tal, tenho de conseguir dedicar mais tempo à escrita e, simultaneamente, voltar a viajar de forma “livre” e focado no blog, dando atenção a uma lista de projetos a concretizar até 2020. Bem sei que nem sempre é fácil, dado que é preciso conciliar família e viagens e ainda o meu trabalho como líder Nomad e as inúmeras solicitações para ministrar os meus workshops de Escrita de Viagens, mas vou tentar.
Seja como for, 2014 foi um ano excelente. Eis uma espécie de balanço do segundo ano de vida deste blog, revisitando 10 dos textos mais marcantes publicados em 2014, seja pela sua popularidade ou pelo feedback que fui recebendo.
Os melhores posts de 2014
#1 Viajar com filhos pequenos: 7 coisas que os pais devem saber
Um dos últimos posts do ano e, ainda assim, o terceiro mais lido de 2014, escrito para desmistificar a dificuldade de viajar com crianças. Porque, apesar das frustrações, as vantagens para o futuro de um filho são mais que muitas. Sei do que falo – em 2012 dei uma volta ao mundo com a minha filha de 5 anos e aprendi muito com essa experiência.
#2 36 horas de vida (e eu no Irão)
Porventura o texto mais pessoal que já publiquei aqui no blog, escrito de lágrimas na face num café de Teerão. Lendo-o, fica a conhecer-me um pouco melhor.
#3 Não tenhas medo de viajar sozinho
Um dos textos mais comentados de 2014, que insta jovens e menos jovens a não esperarem pela companhia ideal para se fazerem à estrada. Porque, de outra forma, os seus sonhos continuarão eternamente adiados.
#4 A arte de viajar a dois
Apesar de viajar sozinho não ser para todos, viajar a dois pode não ser tão fácil como parece. Juntei casais viajantes muito experientes e pedi os seus testemunhos sobre viajar em casal. Este é o resultado.
#5 Já não tenho paciência para a conversa do backpacker
Um texto provocatório sobre os jovens mochileiros e o ambiente dos hostels (que eu adoro e continuo a frequentar).
#6 11 formas de poupar dinheiro para viajar
Um post muito pragmático que desafia a poupar os que afirmam querer viajar mas não ter dinheiro para o fazer, mostrando pequenas coisas que se podem fazer para conseguir concretizar o sonho de viajar mais. Foi publicado a duas semanas do final do ano e, nesse curto espaço de tempo, aqueceu o debate sobre as prioridades da vida.
#7 Como usar os alertas de preços para poupar nos voos
Um texto prático e útil, escrito para ajudar os viajantes a comprar as passagens aéreas no momento certo e, dessa forma, pouparem muito dinheiro.
#8 Viajar para ser feliz
Inspiração pura. Para quem tem resistências a sair da sua “zona de conforto”.
#9 Portugal em 7 dias (um itinerário de Lisboa ao Porto)
Dedicado aos amigos brasileiros, este é um dos textos mais populares de sempre aqui no blog, só superado pelo sempiterno Como comprar voos baratos em 7 passos. O título é autoexplicativo e mostra um pouco do melhor de Portugal condensado em 7 dias.
#10 Coisas que eu diria a quem planeia fazer a primeira grande viagem
Um verdadeiro poço de inspiração para novatos em viagens de longa duração, onde insto o viajante a não ter medo, a levar pouca coisa, a viajar devagar, a não se sentir culpado por “não fazer nada”, a deixar a timidez em casa, a controlar o orçamento mas não ser forreta, e a não seguir o Lonely Planet como uma bíblia.
Coisas que eu diria a quem planeia fazer a primeira grande viagem
Agora que 2015 se aproxima a passos largos, desejo-lhe um ano novo extraordinário, cheio de realizações pessoais e muitas viagens. Antes de me despedir – que daqui a nada é Natal e eu estarei a caminho do Irão -, peço apenas que “goste” do blog no Facebook e se inscreva na newsletter para ser o primeiro a saber de todas as novidades (e ainda recebe um pdf com os momentos altos da minha primeira volta ao mundo).
Assim me despeço de 2014. Salvo algum imprevisto, voltarei a escrever em meados de janeiro. Até já.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Com os meus 19 anos de idade é um privilegio ver o quanto já viveu, todas as aventuras e experiências! É sem dúvida uma inspiração!
Gosto imenso de viajar e sempre que posso lá vou eu até um novo destino; espero chegar à sua idade e ter metade das suas histórias para mais tarde continuar!
Muito obrigado por nos fazer querer saber mais dos outros países!
Viajar é o melhor investimento que podemos fazer em nós próprios, eu já viajei bastante e espero continuar a fazê-los mesmo com os meus 73 anos.
Quero desejar-lhe a si, Filipe, e a todos os viajantes um Santo Natal e um Feliz ANO NOVO e continuem a conhecer novos mundos…