Destino: Ásia » Japão » Tóquio

Brown Rice Cafe, um delicioso restaurante vegetariano em Tóquio

Por Filipe Morato Gomes
Brown Rice Cafe, Tóquio
O restaurante vegetariano Brown Rice Cafe fica em Omotesando, Tóquio

Antes de chegar a Tóquio, pedi sugestões de cafés e restaurantes a LP, a minha anfitriã na cidade. Forneceu-me uma lista com alguns dos seus restaurantes favoritos, a maioria dos quais de comida japonesa. Entre eles estava o extraordinário Afuri, onde comi um dos melhores ramen de Tóquio, logo na primeira noite na capital japonesa (e onde voltei mais duas vezes).

Depois dessa experiência de sucesso, fiquei com imensa curiosidade em conhecer o Brown Rice Cafe, um restaurante vegetariano que era o preferido de LP. Ora, apesar de não ser vegetariano, fico quase sempre fascinado com a criatividade da cozinha vegetariana, que parece saber extrair os sabores dos alimentos de forma magistral.

E assim, num almoço de fim de semana, fui experimentar o Brown Rice Cafe.

Caminhei pela principal avenida de Omotesando, recheada de edifícios de arquitetura contemporânea e lojas de marcas de luxo (pense em Emporio Armani, Prada, Louis Vuitton, Dior, Bang & Olufsen), sem saber bem ao que ia.

Aquele ambiente de luxo poderia fazer temer o pior, mas Tóquio tem essa incrível vantagem de, saindo das ruas principais, se entrar instantaneamente em ambientes de bairro – como em Shimokitazawa -, com ruas estreitas, edifícios térreos ou com poucos pisos e uma atmosfera mais simples e tranquila. Foi o que aconteceu.

Almoço vegetariano no Brown Rice Cafe

Cheguei ao Brown Rice Cafe, abri a porta e fiquei imediatamente cativado pelo ambiente do restaurante. A decoração era minimalista – como eu gosto -, com uma grande mesa quadrada no meio da sala, e algumas mesas mais pequenas ao fundo. Os tons eram terra, castanhos, cor de palha. Tudo muito clean e harmonioso.

Ainda de pé, pedi o menu para me certificar que não era demasiado caro. Enquanto olhava para o menu, uma senhora japonesa de meia idade, que já tinha almoçado e ia a sair do restaurante, passou por mim e disse: “experimente, a comida é muito boa”. Quando isto acontece, todas as eventuais dúvidas se dissipam.

Sentei-me e pedi o menu de almoço. Veio um tabuleiro com arroz selvagem, uma dezena de vegetais cozidos ao vapor, uma sopa de miso saborosa e mais alguns vegetais e tofu cozinhados. Para acompanhar, dois molhos: um de pasta de miso com sementes de sésamo e outro com ponzu caseiro (molho de soja e limão). Tudo absolutamente delicioso, saudável, orgânico, ao ponto de eu considerar uma das melhores refeições que fiz no Japão.

No final, paguei 2.200¥ por pessoa (cerca de 18€, ao câmbio atual). Para Tóquio, não se pode dizer que seja caro.

Guia prático

Como chegar ao Brown Rice Cafe

O Brown Rice Cafe pertence à Neal’s Yard Remedies, uma marca britânica de produtos orgânicos para cuidar do corpo, e julgo ser um dos melhores restaurantes vegetarianos de Tóquio; o restaurante é uma espécie de extensão da loja.

O restaurante fica numa perpendicular à movimentada Avenida Omotesando, e os acessos são muito fáceis. Se estiver baseado em Harajuku, Omotesando ou mesmo Shibuya, dá perfeitamente para chegar a pé ao Brown Rice Cafe. Caso contrário, saia na estação de metro de Omotesando e suba a avenida. Veja a localização exata no Google Maps.

Caso seja vegetariano, veja esta lista da Timeout Tokyo com os melhores restaurantes vegetarianos em Tóquio.

Onde dormir em Tóquio

Eu gostei muito de Omotesando e, apesar de ter poucos hotéis, julgo que é uma excelente base em Tóquio. Em todo o caso, para perceber melhor a cidade, recomendo a leitura de um post sobre onde ficar em Tóquio.

No caso de escolher ficar alojado perto de Omotesando, sugiro que veja o hotel Dormy Inn Premium (excelente relação qualidade/preço). Se o que procura é luxo, o Park Hyatt Tokyo (onde foi filmado o filme Lost in Translation) é uma escolha quase imbatível; fica em Shibuya. Para outras alternativas, pesquise diretamente no botão abaixo.

Pesquisar hotéis em Tóquio

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário