5 lugares imperdíveis em São Paulo, por Marcio Nel Cimatti

Quer visitar São Paulo e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos o brasileiro Marcio Nel Cimatti, profundo conhecedor da cidade – onde vive – e autor do magnífico A Janela Laranja, um dos mais reputados blogs de viagem do Brasil, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em São Paulo para tornar a sua estadia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em São Paulo, onde o levarás?” – eis as dicas do Marcio.

O que visitar em São Paulo com um amigo

Fiquei muito feliz quando o Alma de Viajante me convidou para partilhar alguns lugares bacanas aqui em São Paulo, minha cidade natal. Sou um grande amante de viagens e de “segredos” dos locais onde vou e tenho buscado cada vez mais explorar também a minha própria cidade.

Com toda a sua grandeza e agitação, São Paulo é um grande museu a céu aberto, com muita coisa legal para fazer em cada esquina. Pode parecer um pouco árida numa primeira impressão, com seus muitos prédios e carros, mas tem lindíssimos cartões postais, como o Parque do Ibirapuera, a Avenida Paulista e o Museu do Ipiranga. Há ainda bairros super bacanas, como os Jardins e a descolada Vila Madalena que também já estão na rota turística.

Mas, além destes ícones, há um número infindável de passeios escondidos que poucas pessoas conhecem. O interessante de São Paulo é que há passeios e programas para todos os perfis de viajante. O que não dá é para ficar parado. Aproveite cada minuto de seus dias por aqui!

Eis algumas opções bem bacanas para quem quer conhecer a cidade de São Paulo com um olhar diferente.

1. Fundação Ema Klabin

Visitar São Paulo: Fundação Ema Klabin
Fundação Ema Klabin

A Fundação Ema Klabin fica no Jardim Europa e conta com um acervo de mais de 1.500 peças. Nesta casa morou a empresária e colecionadora Ema Gordon Klabin que, ao longo da vida, reuniu diversas peças de artes raríssimas. Ao morrer, Ema fez com que a casa virasse um museu, não permitindo que nenhuma peça saísse de lá e nenhuma outra peça fosse adicionada ao acervo.

Desde então é um espaço dedicado para apresentações musicais, performances artísticas e workshops voltados para o mundo das artes. Aos fins de semana há apresentações no jardim do casarão, que tem assinatura do paisagista Burle Mark. Fica na Rua Portugal, 43.

2. Beco do Batman

O Beco do Batman fica escondido entre as vilinhas da Vila Madalena. Trata-se de uma galeria de graffiti a céu aberto. É um lugar para você visitar a pé ou em cima da bicicleta e apreciar os muros pintados com incríveis artes urbanas.

Os desenhos são renovados constantemente e a comunidade ao redor ajuda para que as paredes sejam preservadas. Quem gosta de arte urbana, precisa conhecer o Beco do Batman. E o bacana é que, como as artes são renovadas, é um passeio para se fazer sempre que estiver em São Paulo. Com certeza você encontrará novas surpresas em cada visita.

Fica entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, bem pertinho do Metro Clínicas.

3. Restaurante Ramona

Restaurante Ramona
Tarde de piano no Restaurante Ramona, São Paulo © Facebook do Ramona

O Ramona é um restaurante descolado localizado no centro de São Paulo, bem na Praça da República. É um lugar frequentado por jornalistas, artistas e músicos. Durante o jantar, você aprecia a incrível setlist com o melhor do rock (pense em Joy Division, Smiths, Interpol e Oasis, por exemplo).

No Romana, não deixe de provar o Bloody Mary com fatias de bacon dentro. Uma boa pedida é também o hambúrguer Rocks Off feito com queijo emmental, bacon, rúcula selvagem, jalapeños, maionese e pão de batata. Para os vegetarianos, há incríveis opções no cardápio. Fica na Avenida São Luís, 282 – Consolação.

Infelizmente, o Ramona encerou definitivamente.

4. Alberta #3

O que fazer em São Paulo: bar Alberta 3
Alberta 3

Esta balada fica ao lado do Ramona e é uma opção para quem janta e quer esticar a noite. A programação do Alberta conta com um set de músicas que vão do pop ao rock indie. O clube conta com um cardápio de drinks incríveis preparados com gin e muitas opções de cervejas e vinhos, além de petiscos típicos de bar.

O Alberta #3 é um lugar que deve agradar a quem quer apenas sentar para tomar um drink e ouvir música ou aos que querem dançar na pista com música alta e muitas luzes. Fica na Avenida São Luís, 272 – Consolação.

Infelizmente, o Alberta #3 também encerou definitivamente.

5. Ó do Borogodó

Roda de samba em São Paulo, Ó de Borogodó
Roda de samba em São Paulo com sambistas de primeira, no Ó do Borogodó

Para quem gosta de samba e quer participar de uma roda clássica com sambistas de primeira, o Ó do Borogodó é o destino. Fica na Vila Madalena e é um espaço pequeno e concorrido, por isso, vale chegar cedo.

É um lugar frequentado por muitos gringos que querem arriscar os passinhos de samba dos brasileiros. Vende cerveja de garrafa e típicas cachaças brasileiras. O samba corre solto a noite inteira e é uma opção para o sábado à noite, quando a Vila Madalena está fervendo.

Veja um roteiro em São Paulo que inclui o Ó de Borogodó.

Mapa: o que fazer em São Paulo

Se está a pensar viajar para São Paulo, conheça o excelente trabalho do Marcio Nel Cimatti em www.ajanelalaranja.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua visita à capital do estado de São Paulo, no Brasil, e muitos outros destinos espalhados pelo mundo.

Pesquisar hotéis em São Paulo

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Internet e dados móveis no Brasil

Para os viajantes portugueses, a forma mais prática de ter acesso à internet no Brasil é comprar um eSIM da HolaFly para o Brasil (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar com um QR Code mal aterre no país. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico brasileiro e tem dados móveis ilimitados.

Comprar eSIM da Holafly

Outros destinos a visitar no Brasil

Se está a pensar visitar São Paulo, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras cidades, ilhas e destinos turísticos do Brasil.

Arraial d’AjudaBelém do ParáBelo HorizonteCabo de Santo AgostinhoCaraívaCosta do DescobrimentoFernando de NoronhaIlha do MarajóLençóis MaranhensesMacapáManausOlindaParintinsPorto SeguroRecifeSalvadorTrancoso (Bahia)

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.