Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Itália » Sardenha

Jardim Sonoro Pinuccio Sciola, um museu incrível na Sardenha

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Europa Itália Sardenha Museus
Atualizado em 21.08.2022 | Tempo de leitura: 6 minutos

Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola
Visitante no Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola

Talvez não saiba que existe um “jardim sonoro” na Sardenha, da autoria do artista Pinuccio Sciola. Fica na aldeia de San Sperate, a pouco mais de uma hora de Cagliari, e posso garantir que foi a maior surpresa do meu roteiro de 2 semanas na Sardenha.

Trata-se de um museu a céu aberto, com instalações de pedra – calcário, basalto, granito – criadas desde a década de 1960, que produzem “sonoridades místicas e ancestrais”. É, nas palavras do museu, “um lugar rodeado de vegetação, cheio de energia, que envolve todos os sentidos, dando aos visitantes a oportunidade de desfrutar, numa dimensão inédita, da Arte e da Natureza. Uma natureza viva, até ao seu elemento mais imóvel e silencioso: a pedra”. Absolutamente incrível!

Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola
As obras de arte de Pinuccio Sciola

Já visitei muitos museus por este mundo fora, mas poucas vezes fui tão surpreendido como em San Sperate. Isto porque o Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola é uma obra de arte única e original. Maravilhoso!

Visitar o Jardim Sonoro

Cheguei a San Sperate depois de pouco mais de 20 minutos de viagem a partir de Cagliari, onde havia pernoitado. Lá chegado, uma senhora num pequeno guichet informou que daí a uns 15 minutos começaria uma visita guiada ao Jardim Sonoro.

Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola
Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola, na aldeia de San Sperate, Sardenha

Sugeriu que nos sentássemos a ver um pequeno filme sobre a vida e obra do artista Pinuccio Sciola, escultor e muralista, natural de San Sperate e recentemente falecido.

Descontando o reflexo que impedia ver convenientemente a televisão colocada no exterior, gostei muito do filme, pois permitiu perceber o que está por detrás de tão insólitas criações artísticas, bem como o processo de produção de algumas das obras de Pinuccio. Terminado o filme, e já na companhia de três estrangeiros que entretanto haviam chegado, demos início à visita guiada.

Visitar Museu Pinuccio Sciola
Pormenor de uma das escultoras sonoras de Pinuccio Sciola

Assim que entrei no Jardim Sonoro, fiquei imediatamente boquiaberto. Pedras gigantescas estavam espalhadas pela propriedade, literalmente rasgadas em linhas verticais, em quadrículas ou com formas menos geométricas, mas sempre criando elementos decorativos muito bonitos no meio de todo aquele verde.

Por esta altura, não tinha ainda ouvido os sons a saírem das pedras e já estava fascinado com o Jardim Sonoro Pinuccio Sciola. Mas foi então que a magia começou a acontecer…

Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola
Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola

A guia levou-nos até uma grande pedra transformada em obra de arte, tirou um pequeno paralelepípedo da sacola e começou a passá-lo suave e ritmadamente pela superfície da pedra. Comecei então a ouvir uma melodia inebriante, quase como se estivesse num mosteiro budista a ouvir taças tibetanas.

É difícil explicar por palavras o que senti, mas a sonoridade era absolutamente envolvente, quase viciante. Havia ali uma energia especial. Mesmo.

Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola
Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola

A experiência haveria de se repetir mais uma ou duas vezes em superfícies distintas, mas o resultado era sempre o mesmo. Com sons variados, é certo – que cada pedra emitia sons diferentes -, mas uma surpresa e fascínio permanentes.

Tinha vontade de experimentar, de pegar numa pequena pedra e tentar criar aquelas sonoridades que deslumbraram Pinuccio Sciola. Mas, infelizmente, não é possível os visitantes tocarem nas obras de arte. Compreensivelmente, claro.

Museu Pinuccio Sciola, Sardenha
Produzindo sonoridades inebriantes numa das obras de Pinuccio Sciola

À saída do Jardim Sonoro de Pinuccio Sciola, em San Sperate, estava imensamente feliz. Como escrevi acima, já visitei muitos museus por este mundo fora, mas poucas vezes fui tão surpreendido como neste humilde mas extraordinário museu. Numa palavra, é imperdível em qualquer roteiro na Sardenha!

Dicas para visitar o Museu Pinuccio Sciola

Como chegar a San Sperate

Na ausência de muitos transportes públicos, a melhor forma de chegar à aldeia de San Sperate é, sem qualquer dúvida, alugar um carro na Sardenha. Isto porque só tendo carro próprio se consegue a flexibilidade para aceder a muitos locais da ilha, incluindo o Jardim Sonoro Pinuccio Sciola.

Fora da época alta o custo é acessível (no verão nem tanto). No meu caso, para uma viagem em pleno mês de julho, paguei 955€ por 15 dias de aluguer através da Discovercars, incluindo seguro com cobertura total. Não foi barato, por isso tente reservar com meio ano ou mais de antecedência. Se viajar fora do verão, pagará uma pequena fração desse valor.

Calcular preço do aluguer de um carro

Horário e preço

O Museu Pinuccio Sciola está aberto todos os dias das 10:00 às 20:00, sendo que a entrada no Jardim Sonoro é efetuada de hora a hora. Para fazer tempo até entrar no jardim há um pequeno mas muito interessante filme sobre a vida e obra de Pinuccio Sciola – aconselho que veja, de preferência antes de visitar o jardim. Note que a visita é efetuada obrigatoriamente com um guia do museu, estando o custo de entrada fixado em 8€ por pessoa.

Onde ficar

Honestamente, não creio que se justifique ficar em San Sperate, até porque a aldeia é facilmente acessível a partir de Cagliari. Assim, veja o artigo sobre onde ficar em Cagliari, em que explico as vantagens e desvantagens de cada zona e dou exemplos dos melhores hotéis em cada uma.

Em jeito de resumo, é fundamental escolher um hotel bem localizado para poder visitar Cagliari tranquilamente, andando a pé sempre que possível. Para isso, creio que a melhor aposta são os distritos de Marina ou Stampace.

Em concreto, seguramente dois dos melhores hotéis de Cagliari ficam na mesma rua: chamam-se Arcipelago 41 e Arcipelago 37 e merecem todos os elogios dos hóspedes. Alternativamente, o L’Ambasciata é um hotel de charme muito interessante, tal como o bed & breakfast Archè, localizado na Via Napoli, e ainda a extraordinária Residenza le Scalette. Como vê, não é descabido afirmar que muitos dos melhores hotéis de Cagliari estão neste bairro! Mas reserve com antecedência.

De resto, para ver todas as alternativas de alojamento em Cagliari pesquise diretamente no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Cagliari

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa Itália Sardenha Museus

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Cagliari e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« La Maddalena, o que visitar na pérola da Sardenha
Su Nuraxi de Barumini, visita ao património UNESCO da Sardenha »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Cagliari

Reserve um hotel em Cagliari ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens