
Procura o que visitar em Bari? Pois bem, é uma cidade mal-amada e muita gente não vê na capital da Puglia motivos suficientes para nela se delongar. Mas, na minha opinião, essa é uma ideia errada. Há muito o que fazer em Bari, a cidade é uma boa surpresa e merece integrar qualquer roteiro na Puglia. Tem alma!
Em concreto, todas as atenções estão voltadas para o centro histórico, delimitado pela Avenida Vittorio Emanuele II. É lá, nesse pequeno pedaço de terra colado ao mar Adriático que o viajante passará a maioria do seu tempo na capital da Puglia.

Assim, partilho um pouco da minha experiência a visitar Bari, deixando referências às principais atrações turísticas da cidade e arredores, incluindo o que visitar perto de Bari numa escapadinha adicional. E, claro, não há como resistir às orecchiette, as típicas massas locais em forma de orelha.
Eis, pois, as melhores sugestões sobre o que ver e fazer em Bari numa viagem de férias em Itália ou pequena escapadinha – sozinho, em família ou com amigos.
O que fazer em Bari
Caminhar pelo centro histórico de Bari
Mais do que monumentos e igrejas, teatros ou museus, é nas ruas que se encontra o verdadeiro charme de Bari. Nem sempre bonitas, é certo. Por vezes sujas. Mas há algo em Bari que me surpreendeu. É uma cidade com carácter, com gente rude e amistosa, orgulhosa e hospitaleira… tudo ao mesmo tempo. E nada melhor do que percorrer as ruelas do centro histórico para sentir esse pulsar vibrante da cidade de Bari.
Assim, mesmo que não pesquise o que fazer em Bari antes de a visitar, dedique-se a deambular pelo coração da velha Bari e não se arrependerá. É tudo o que precisa para uma viagem agradável. Até porque estou certo que encontrará recantos deliciosos, pessoas acolhedoras e um ambiente mais autêntico do que noutras urbes italianas.
Visitar a Basílica de São Nicolau
Caso queira conhecer de forma mais concreta algumas atrações de Bari, começo por sugerir uma visita à Basílica de São Nicolau. Dela se diz ser um importante local de peregrinação tanto para católicos romanos como para cristãos ortodoxos.
A basílica foi construída entre 1087 e 1197, estando a sua fundação relacionada com a recuperação de algumas das relíquias de São Nicolau do santuário original do santo, em Myra, atualmente território da Turquia.
Para o viajante, impressiona desde logo a austera fachada de proporções bíblicas, toda em pedra. Há quem diga, aliás, que a Basílica de São Nicolau se parece mais com um castelo – e não estão muito longe da verdade. O edificado foi, de facto, usado como fortaleza defensiva ao longo da história de Bari.
Além da fachada e da imponente nave central, não menos impressionante é a cripta, com belíssimos pavimentos em mosaico e 26 colunas ostentando capitéis em estilo bizantino e românico. Mais importante, é o local que abriga as referidas relíquias de São Nicolau. É verdadeiramente impressionante!
Castelo Svevo
O Castelo Svevo em Bari é uma enorme fortaleza que agora abriga um museu. Erguendo-se na periferia da cidade velha, perto do Porto e da Sé Catedral, é um dos monumentos mais importantes e conhecidos da cidade, sendo atualmente utilizado para exposições e outras atividades de índole cultural.
Em termos visuais, o castelo domina totalmente a paisagem do centro histórico, com enormes muralhas cercadas por um grande fosso em boa parte do perímetro. É impossível não reparar nele quando visitar Bari!
Catedral de Bari
Construída no século XIII, a Catedral de Bari – também conhecida como Catedral de São Sabino – é tida como “um precioso exemplo da arquitetura românica da Puglia. Fica a dois passos do castelo, às portas da velha Bari, e os amantes de história gostarão de saber que preserva no subsolo “importantes achados arqueológicos, como os restos de um edifício civil da época romana, a basílica primitiva cristã de três naves e uma igreja bizantina”.
É, com toda a certeza, um daqueles locais imperdíveis a visitar em Bari!
Teatro Petruzzelli
Mais uma obra-prima da arquitetura de Bari, o Teatro Petruzzelli é uma sala de espetáculos lindíssima. A mim, e apesar das notórias diferenças, fez-me de certa forma lembrar as muitas noites passadas no Theatro Circo, em Braga. Fica a referência, caso procure o que visitar em Bari e tenha tempo e vontade de assistir a um espetáculo cultural. É o principal teatro de Bari.
Teatro Margherita
O Teatro Margherita é outro dos monumentos mais característicos e simbólicos de Bari. A sua história começa em 1910 – coincidindo com o nascimento do referido Teatro Petruzzelli -, com uma estrutura inteiramente em madeira que, apenas um ano depois, foi destruída por um incêndio. A reconstrução ocorreu pouco depois, desta vez em betão armado, mas mantendo as fundações sobre o mar, facto que o torna único no contexto europeu.
Atualmente, o Teatro Margherita abandonou a sua função original, já não funcionando como sala de espetáculos – é mais um local para exposições e eventos culturais que não as artes de palco.
Piazza del Ferrarese
Nascida no século XVII para facilitar a entrada de mercadorias do antigo porto, então próximo à praça, a Piazza del Ferrarese é um dos lugares mais antigos de Bari e o principal ponto de acesso ao centro histórico. Atualmente, a praça funciona como um elo entre a parte antiga e a cidade nova.
Na qualidade de turista, é certo que mais tarde ou mais cedo passará por lá durante a estadia em Bari. E é lá que fica a Puglia Design Store [ver Compras em Bari, abaixo].
Entardecer no Lungomare Araldo di Crollalanza
Como sabe, Bari está localizada à beira-mar. Ora, apesar de certamente não ser a primeira escolha para quem quer fazer praia na Puglia, a verdade é que tem um calçadão muito interessante chamado Lungomare Araldo di Crollalanza.
Recomendo que aproveite o entardecer para caminhar pelo calçadão – um pouco depois do pôr-do-sol é provável que o encontre com umas cores mágicas. Fica a dica.
Comprar massas na “Via delle Orecchiette”
A Via delle Orecchiette (que, na verdade, se chama Strada Arco Basso) é uma rua pitoresca de Bari que vale muito a pena visitar. É lá que várias mulheres preparam – e vendem! – as famosas orecchiette, massas frescas tradicionais da Puglia cujo nome advém da sua forma parecida com uma orelha.
Mesmo descontando a turistificação da rua, o labor destas mulheres não deixa de ser um resquício de tradição numa cidade que se tem vindo a modernizar. Para mim, são estas coisas que dão vida e alma a uma cidade. Por momentos, ao caminhar pela Via delle Orecchiette, fui transportado para a autenticidade da minha querida Nápoles, porventura a cidade italiana que mais admiro. A visitar!
Dica: no número 11 da Strada Arco Basso encontrará a casa de uma senhora chamada Nunzia. Por 10€, abre as portas de sua casa, cozinha um prato muito simples de orecchiette e proporciona uma bela experiência de viagem. E, se é fã de massas italianas, veja também esta Pasta Experience: Excursão a pé em Bari.
Provar os sgagliozze da Maria
Se, ao passear pelas ruelas do centro histórico de Bari, se deparar com uma fila enorme de italianos e turistas, é muito provável que esteja defronte da loja Maria delle Sgagliozze. É de lá que saem aqueles que são unanimemente considerados os melhores sgagliozze de Bari, uma especialidade gastronómica local composta, na sua essência, por polenta frita. E, sendo assim, há que provar!
Se gosta de provar comidas locais, veja este Bari Walking Street Food Tour.
O que visitar perto de Bari
Como é evidente, esta não é uma lista exaustiva com o que visitar em Bari. Não só porque há coisas que não tive oportunidade de conhecer – como o Mercado de Peixe, que estava encerrado! -, como também porque há mesmo muito o que ver e fazer na cidade.
Dito isto, além das atrações referenciadas no artigo (e no mapa), considere fazer ou visitar os seguintes locais nas proximidades da cidade.
Monopoli
Ao contrário de Polignano a Mare, que para mim foi uma absoluta desilusão, o povoado de Monopoli foi uma bela surpresa. Cheguei sem expectativas – e isso ajuda sempre! – e, assim que estacionei o carro, fiquei surpreendido. É uma urbe bonita, com vida e alma.
Passeei, observei, vi italianos no centro histórico, gente a conviver em cafés, crianças a brincar e até homens a arranjarem ouriços-do-mar acabados de apanhar, uma iguaria muito utilizada na gastronomia local. E deslumbrei-me com a Catedral de Monopoli, porventura uma das melhores que vi nesta viagem à Puglia.
Monopoli fica a 42 km de Bari. Além do carro, é também possível fazer a viagem Bari – Monopoli de comboio.
Matera
Localizada a sensivelmente uma hora de Bari, a cidade troglodita de Matera é um dos locais mais extraordinários do sul de Itália. Fica na vizinha província da Basilicata mas, dada a proximidade geográfica, não deve deixar de a incluir numa viagem à Puglia. Porque Matera dificilmente desilude!
Não é preciso mais do que um instante para perceber que Matera é absolutamente única e deslumbrante. Há uma infinidade de casas de habitação e de templos religiosos escavados nas rochas, proporcionando construções de pedra onde a mistura entre megalítico e modernidade é difícil de descrever.
Não hesite: visitar Matera é verdadeiramente imperdível!
Se não tiver carro alugado, saiba que há autocarros que fazem a ligação de Bari a Matera. Veja preços e horários no site da Itabus.
Grutas de Castellana
As Grutas de Castellana são um complexo de cavidades subterrâneas de origem cársica localizado em Castellana Grotte, na província de Bari. Do ponto de vista turístico, há um espetacular percurso com 3 km de extensão, que permite observar “uma enorme variedade de espeleotemas, tais como estalactites, estalagmites, colunas e mantos calcíticos, de diferentes tamanhos, formas e cores”. Fica a referência, para os amantes deste tipo de ambientes.
Para mais informações sobre as Grutas de Castellana visite o site oficial. A visita guiada no itinerário completo custa 19,50€ por pessoa (visita de 100 minutos); se preferir, existe uma versão curta, de apenas 1 km (visita de 50 minutos). Reserve com antecedência.
Castel del Monte (UNESCO)
“Quando o imperador Frederico II construiu este castelo perto de Bari no século XIII, imbuiu-o de um significado simbólico, refletido na localização, na precisão matemática e astronómica do layout e na forma perfeitamente regular. Uma peça única da arquitetura militar medieval, Castel del Monte é uma mistura bem-sucedida de elementos da antiguidade clássica, do Oriente islâmico e do gótico cisterciense do norte da Europa.”
As palavras são da UNESCO, que incluiu o Castel del Monte na sua lista de Património Mundial em Itália, e resumem a importância histórica da fortificação. Fica no município de Andria, foi concluída no ano de 1240 e é sem dúvida peça única da arquitetura medieval. A visitar, portanto, caso tenha oportunidade de fazer o pequeno desvio na ligação entre Bari e a cidade escavada de Matera.
O castelo está aberto das 9:00 às 17:45 nos meses de março a outubro, e das 10:00 às 18:45 nos meses de abril a setembro, inclusive. As entradas ocorrem à hora certa, mediante reserva obrigatória através do site oficial. O custo é de 7€ por pessoa; 2€ para jovens europeus dos 18 aos 25 anos; e entrada gratuita para europeus menores de 18 anos.
Mapa das atrações de Bari
No mapa abaixo, encontra a localização exata de todos os lugares referenciados no artigo. Como vê, não falta o que fazer em Bari e arredores!
Dicas para visitar Bari
Melhor época para visitar Bari
A melhor época para visitar Bari (e toda a região da Puglia) é, na minha opinião, durante a primavera/início do verão e nos meses do outono. Em concreto, os meses de maio, junho e setembro (até meados de outubro) são lindos, com temperaturas amenas, pouca chuva e menos turistas do que no pico do verão. Já julho e agosto são meses muito quentes e demasiado movimentados, com menos tranquilidade, problemas de estacionamento e preços inflacionados.
Como chegar a Bari
Para quem viaja a partir de Portugal, o aeroporto de Bari é sem dúvida o mais conveniente para visitar a Puglia. Uma vez em Bari, nada como ter um carro alugado para dispor de maior flexibilidade durante a sua viagem pela Puglia. A não ser, claro, que pretenda ficar apenas em Bari.
Caso tencione alugar carro, pesquise os melhores preços usando o link abaixo.
Calcular preço do aluguer de um carro
Onde estacionar em Bari
Para quem viaja de carro, estacionar em algumas cidades italianas pode ser um problema. É o caso de Bari, onde é virtualmente impossível estacionar sem pagar a curta distância do centro.
Dito isto, o local mais conveniente que encontrei para o efeito é um parque de estacionamento (pago) localizado ao lado do Castelo Svevo. No Google Maps aparece marcado como Parcheggio Via Ruggiero Il Normanno – ver localização.
Barcos entre Bari e Albânia ou Croácia
Talvez não saiba, mas Bari é a porta de acesso marítimo à Albânia, Montenegro e Croácia. E isso é especialmente útil para quem quer combinar uma viagem à Puglia com a descoberta da Albânia e países vizinhos, através das ligações marítimas de Bari aos portos de Durres (Albânia), Bar (Montenegro) e Dubrovnik (Croácia). Para ver horários e preços pesquise em sites agregadores como o Direct Ferries.
Onde ficar em Bari
Sugiro que veja o artigo sobre onde ficar em Bari, onde explico com mais detalhes as minhas sugestões; mas, em resumo, há excelentes hotéis e pequenas unidades hoteleiras muito interessantes na cidade. Em concreto, eu fiquei hospedado num bed & breakfast muito simples chamado B&B Piccinni 191, mas de facto não é nada de extraordinário. Veja em alternativa a guesthouse barata Borgo Martino; ou, num registo superior, o bed & breakfast L’Officina. Seja como for, encontra outras opções de alojamento em Bari usando o link abaixo.
Compras em Bari
Eu não sou muito de fazer compras, mas há uma loja em Bari que chamou a minha atenção e, por isso, deixo aqui referência caso seja útil. Chama-se Puglia Design Store e mostra um lado criativo mais contemporâneo numa cidade com tanta história. A Puglia Design Store é “um projeto inovador dedicado à promoção do design da Puglia”, que “através de uma plataforma comercial”, a loja propõe “uma ampla seleção de objetos excecionais feitos por designers e artesãos locais”.
Note que a Puglia Design Store faz parte do projeto de desenvolvimento do futuro Centro de Arte e Cultura Contemporânea de Bari, juntamente com o antigo Teatro Margherita e o antigo Mercado do Peixe. Fica a dica.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Outros destinos a visitar em Itália
Se está a pensar visitar Bari, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutros destinos italianos.
Alberobello・Alghero・Bérgamo・Bolonha・Cagliari・Capri・Costa Amalfitana・Florença・Herculano・La Maddalena・Lago de Como・Lecce・Matera・Milão・Nápoles・Otranto・Pompeia・Positano・Puglia・Ravello・Ravena・Sardenha・Veneza