Destino: Europa » Itália » Puglia

Visitar Otranto e a sua catedral (um dos maiores segredos da Puglia)

Por Filipe Morato Gomes
Visitar Otranto: Catedral
Interior da Catedral de Otranto, Puglia

Estando na província de Lecce, seria uma pena não aproveitar para visitar Otranto. Não só porque a Catedral de Otranto é uma preciosidade, mas também porque é um passeio muito bonito para incluir num roteiro de viagem na Puglia.

Ora, apesar de Otranto ser um belíssimo vilarejo costeiro, focar-me-ei especificamente na catedral – que, para mim, é um dos lugares mais especiais de toda a Puglia. Tenho por certo, aliás, que a Catedral de Otranto justificaria a viagem só por si. Mas, nem que seja deambular sem rumo pelas ruelas do povoado e conviver com os seus habitantes, vale muito a pena visitar Otranto. Eu, pelo menos, gostei muito da povoação.

Otranto, Puglia, Itália
Otranto, cidade costeira da Puglia

A Catedral de Otranto

Dito isto, o foco da urbe é indubitavelmente a sua excelsa catedral. Que preciosidade!!! Mosaicos, caveiras humanas, criptas e imagens bíblicas e tropicais: a Catedral de Otranto é diferente de todas as outras na Puglia. Eu, pelo menos, não me recordo de visitar outra igual.

A Catedral de Santa Maria da Anunciação foi construída no século XI, “incorporando os estilos românico, bizantino e cristão primitivo no estilo normando”, mas o viajante ficará especialmente surpreendido com os mosaicos.

Mosaicos na Catedral de Santa Maria da Anunciação
Mosaicos no piso da Catedral de Santa Maria da Anunciação

Eu não tinha lido absolutamente nada a respeito pelo que, mal entrei no templo católico, fiquei boquiaberto. O que encontrei foi uma catedral com o piso coberto de mosaicos romanos, feitos com ladrilhos coloridos e motivos gráficos que não estava à espera de ali encontrar. Em destaque, havia uma extraordinária árvore da vida equilibrada nas costas de dois elefantes. Absolutamente deslumbrante!

Catedral de Otranto
Pormenor do mosaico do chão

Depois de visitar a Catedral de Otranto fui naturalmente pesquisar e, ao que consta, o mosaico terá sido criado por um jovem monge chamado Pantaleone, em 1165. A esse respeito, a editora Lonely Planet afirma que a “visão do céu e do inferno” de Pantaleone “englobava uma incrível (con)fusão de clássicos, religião e velhas superstições, incluindo Adão e Eva, Diana, a caçadora, Hércules, Rei Arthur, Alexandre, o Grande, e um zoológico de macacos, cobras e monstros marinhos”. Talvez por isso os mosaicos sejam tão únicos e insólitos.

Frescos nas paredes da Catedral de Otranto
Frescos nas paredes da Catedral de Otranto

Creio ter por ali ficado uma eternidade, admirando os mosaicos, procurando alegremente pormenores inusitados. É mesmo maravilhoso. Tal como os muitos frescos que decoram as paredes da catedral, alguns deles em excelente estado de conservação!

Igualmente bonito é o teto da Catedral de Otranto, decorado com caixotões de madeira. Mas confesso que, absorvido que estava pelo piso, não lhe prestei muita atenção. E não é tudo.

Visitar Otranto: Catedral de Santa Maria da Anunciação
Catedral de Otranto (repare no teto)

Há ainda a chamada Capela dos Mortos, onde se exibem os ossos e crânios de centenas de “mártires de Otranto decapitados pelos invasores turcos em 1480”. Se conhece a Capela dos Ossos em Évora, já sabe o que esperar…

Tudo somado, a Catedral de Santa Maria da Anunciação, em Otranto, é um daqueles locais de visita obrigatória. Para mim, a par com Ceglie Messapica, uma das maiores surpresas deste roteiro na Puglia. Mesmo não sendo católico…

Catedral de Otranto
Ao fundo, vitrines com as ossadas humanas
Crânios na Catedral de Otranto
Pormenor dos crânios e ossadas na Catedral de Otranto

E pronto, fica a sugestão. Quando estiver na Puglia, vá visitar Otranto e a sua catedral – não se vai arrepender.

Dicas para visitar Otranto

Como chegar a Otranto

Estando em Lecce, são pouco mais de 30 minutos de carro até chegar a Otranto. E ter um carro alugado proporciona muito maior flexibilidade para viajar na Puglia, especialmente se não tiver muitos dias disponíveis. Caso tencione alugar carro, veja o link abaixo.

Dito isto, há autocarros e comboios que permitem fazer a viagem Lecce – Otranto, sendo que o autocarro é, regra geral, a opção mais eficiente. Há várias empresas a operar nessa rota, como a Salento in bus, a Marino Autolinee ou a SAIS Trasporti, pelo que recomendo que veja no Rome2Rio as diferentes opções de transporte.

Calcular preço do aluguer de um carro

Onde ficar em Otranto

Eu optei por montar base em Lecce e visitar Otranto durante o dia. Se for essa a sua opção, sugiro que veja o artigo sobre onde ficar em Lecce, onde explico com mais detalhe as minhas sugestões.

Se, ao invés, preferir viajar com mais calma e pernoitar em Otranto, saiba que há excelentes hotéis na cidade. Em concreto, o Hotel Albània é uma das opções com melhor relação qualidade/preço; mas veja também o Palazzo de Mori, outro hotel de três estrelas muito bem localizado. Um pouco mais caro, o B&B Lungomare é um dos melhores bed & breakfast de Otranto.

Por fim, para uma experiência luxuosa numa masseria italiana em ambiente rural, veja a extraordinária Baglioni Masseria Muzza (veja o artigo onde ficar na Puglia para outras sugestões de masserias). Não é para todas as bolsas, mas os luxos têm sempre um preço! Use o link abaixo para outras opções de alojamento.

Pesquisar hotéis em Otranto

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário