Destino: Europa » Itália » Puglia

Visitar Alberobello, a fantástica cidade dos trulli (UNESCO)

Por Filipe Morato Gomes
Alberobello, Itália
Alberobello, uma das principais atrações da Puglia, Itália

Está a pensar visitar Alberobello? Pois bem, eu estive recentemente em Itália e acredito que Alberobello merece ser integrado em qualquer roteiro de viagem na Puglia. Geograficamente, está localizado nas proximidades de Locorotondo – e, mesmo algumas das mais bonitas vilas da Puglia, como Fasano, Cisternino, Monopoli e Polignano a Mare, ficam a curta distância de Alberobello.

Assim, partilho um pouco da minha experiência a visitar Alberobello, deixando referências às principais atrações turísticas que conheci. Eis, pois, sugestões sobre o que fazer em Alberobello numa escapadinha rápida.

O que são os trulli?

O que visitar em Alberobello, Puglia
Pormenor das coberturas em forma de cone dos trulli de Alberobello, na região italiana da Puglia

Um trullo (ou trulli, no plural) é uma edificação de pedra calcária e telhado abobadado em forma de cone, com origem na região italiana do Vale d’Itria, na Puglia. Originalmente, serviam não só como abrigos temporários e armazéns agrícolas, mas também como residências permanentes de pequenos proprietários ou trabalhadores agrícolas.

Ainda hoje, é possível encontrar trulli espalhados um pouco por toda a região, muitos dos quais em mau estado de conservação, mas muitos outros entretanto convertidos em alojamento local para turistas. A maior concentração de trulli encontra-se na povoação de Alberobello, conjunto classificado pela UNESCO como Património Mundial no ano de 1996, por causa da técnica de construção utilizada.

Nas palavras da UNESCO, os trulli “são exemplos notáveis de construção em drywall (sem argamassa), uma técnica de construção pré-histórica ainda em uso na região” da Puglia. Um assombro!

Vale a pena visitar Alberobello?

Visitar Alberobello, Itália
Turistas na rua principal de Alberobello

Apesar de muito turístico e do facto das ruas principais estarem descaracterizadas e voltadas para o turismo, com muitos alojamentos locais e lojinhas de souvenirs, a verdade é que Alberobello tem um charme indesmentível. Não por acaso, faz parte da lista de Património UNESCO em Itália.

Até porque, fugindo do bairro Rione Monti e explorando Rione Aia Piccola (ver abaixo), é possível encontrar um lado mais autêntico da povoação, habitado permanentemente e, por isso mesmo, com gente e alma e muito mais interesse.

É, de facto, um lugar de grande beleza arquitetónica, pelo que, apesar de tudo, acho sinceramente que vale muito a pena visitar Alberobello.

O que fazer em Alberobello

Alberobello, Itália
Pormenor dos trulli de Alberobello, que a UNESCO classifica como Património Mundial

Para o comum dos visitantes, vagabundear pelas ruelas de Alberobello é atividade suficientemente interessante para justificar a viagem. Foi exatamente isso que fiz ao visitar Alberobello, e confesso que nem me preocupei com lojas e museus. Creio, aliás, que o único edifício que tentei visitar foi a Igreja de Santo António de Pádua.

Ora, naturalmente não falta o que fazer em Alberobello. No que toca aos trulli, convém saber que há dois grandes aglomerados distintos, um de cada lado da estrada principal.

De um lado, na zona sul da cidade, no topo do qual encontrará precisamente a Igreja de Santo António de Pádua, fica uma área muito (demasiado?) arranjadinha, com a maioria dos trulli transformados em lojas e outros serviços voltados para o turismo. Chama-se Rione Monti, tem cerca de mil cones e é o maior e mais famoso bairro trulli de toda a Puglia. É o centro turístico de Alberobello, por assim dizer; a área mais procurada – e fotografada! – pelos visitantes.

Alberobello, Itália
A beleza dos trulli de Alberobello

Do outro lado fica Rione Aia Piccola, um bairro mais pequeno e exclusivamente residencial (é proibido abrir atividades comerciais), com cerca de 400 cones. É, por isso mesmo, uma área que retrata a realidade sem maquilhagem. Casas normais em ruas menos embelezadas misturadas com trulli residenciais e outros com funções de armazenagem. E habitantes locais.

Para mim, Rione Aia Piccola foi a grande surpresa da minha visita independente a Alberobello. Mas talvez tivesse sido útil ter tido algumas explicações para compreender melhor a vida num trullo. Ora, caminhar, explorar e deixar-se perder é o que recomendo… mas depois de ter quem o introduza à cultura ancestral da região!

Por isso mesmo, ao contrário do que costumo fazer, não vou sugerir o que fazer em Alberobello por conta própria. Podia falar do Museu do Território Casa Pezzolla, da Casa d’Amore ou da Casa-Museu Trullo Sovrano, tida como o único trullo de dois andares de Alberobello.

Alberobello, Itália
Pormenor dos trulli de Alberobello, na região italiana da Puglia

Mas Alberobello é um daqueles locais onde talvez não baste cirandar sem rumo pela povoação. É bom perceber um pouco melhor os trulli e seus segredos. E, para isso, ter um guia é uma enorme mais-valia.

É por isso que sugiro um passeio guiado em Alberobello, com cerca de duas horas de duração e guias locais profissionais. Será uma belíssima introdução a Alberobello, após a qual poderá explorar outros recantos por conta própria. E depois sim, deixe-se perder pelas magníficas e únicas ruelas de Alberobello. Se possível, até depois do entardecer….

Vai adorar!

Dicas para visitar Alberobello

Como chegar a Alberobello

A Puglia é um daqueles destinos onde alugar um carro é, de longe, a alternativa mais cómoda, especialmente para visitar os povoados do Vale d’Itria. Fora da época alta o custo é acessível (eu paguei 7€ por dia em meados de fevereiro!), e só assim se consegue aceder a muitos dos melhores locais da região.

Se chegar a Alberobello de carro, saiba que um pouco antes de chegar ao centro encontrará parques de estacionamento (pagos) para deixar a viatura.

Dito isto, caso tenha tempo e pretenda apenas conhecer Bari, Alberobello, Lecce e Matera, há transportes públicos (nomeadamente comboios e autocarros) que o podem ajudar. Não será o mais prático, mas dá para desenrascar.

Calcular preço do aluguer de um carro

Onde ficar em Alberobello

Eu não fiquei a dormir em Alberobello, mas sim num trulli muito agradável chamado Residenza Di Nonna Giulia, nos arredores de Locorotondo. Mas acredito que, tendo mais tempo, deve ser mágico passear nas ruelas de Alberobello depois dos turistas terem ido embora ou de manhã muito cedo. Especialmente para quem gosta de fotografia. Na minha opinião, ficando hospedado em Alberobello, tem mesmo de ter a experiência completa e dormir num trullo.

Assim, caso queira ficar em Alberobello, saiba que há algumas opções muito interessantes em trulli transformados em alojamentos locais. Desde logo, o Tipico Resort (o nome é terrível, mas o espaço é fantástico); mas também o Tipico Suite, o Trullivacation e o All’ombra dei Lecci. Ficará bem hospedado em qualquer um deles. Para outros hotéis e trulli em Alberobello, pesquise no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Alberobello

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário