Destino: Europa » Itália » Lombardia

Lago de Como: visitar a partir de Milão (roteiro de 1 e 2 dias)

Por Filipe Morato Gomes
Visitar Como
Marina de Como, a principal cidade nas margens do Lago de Como

Está a pensar visitar o Lago de Como, um belíssimo lago em formato de Y invertido a norte de Milão? Pois bem, trata-se de um dos destinos mais atraentes da região italiana da Lombardia, facilmente acessível a partir de Milão. Nas suas margens repousam localidades como Bellagio, Varenna e Como (entre outras), propícias a visitas tanto em passeios de um dia (bate-volta de Milão) como num roteiro de 2 ou 3 dias para explorar o lago com mais calma.

Em qualquer dos casos, venha daí que vou tentar ajudar a organizar o roteiro para visitar o Lafgo de Como, com todas as dicas sobre como ir desde Milão, quais as melhores vilas a visitar, os melhores passeios de barco no lago, hospedagens onde ficar no Lago de Como e alguns restaurantes de perder a cabeça.

Visitar Lago de Como
Centro histórico de Como

Antes disso, convém saber que a beleza do Lago de Como reflete-se, não só nas envolventes paisagens montanhosas em cujas margens abundam vilarejos e charmosas mansões de luxo que as tornam muito fotogénicas, mas também a própria água, de um azul profundo e intrigante. Não há outra forma de dizer: o Lago de Como é mesmo bonito!

Em suma, aqui encontra sugestões sobre o que fazer no Lago de Como e a melhor forma de organizar a viagem (spoiler alert: é de comboio!). Para qual estação de caminho-de-ferro deve ir? E depois de chegar ao Lago de Como, o que visitar? E como fazer os passeios de barco tão famosos no lago? E é melhor ficar hospedado em Bellagio, Varenna ou na própria cidade de Como? É de tudo isso que trata este artigo, uma espécie de guia completo para visitar o Lago de como. Vamos a isso.

Visitar Lago de Como: breve resumo

Caso não tenha tempo para ler o artigo completo e quer saber como organizar o passeio ao Lago de Como a partir de Milão, tome nota:

  • Apanhe o comboio em Milão por volta das 8:00, para conseguir fazer o passeio completo, incluindo a subida de funicular até Brunate, o passeio de barco e a visita a Bellario e Varenna.
  • Pode perfeitamente ir de Milão para Como de comboio e regressar de Varenna para Milão também de comboio (ou no sentido inverso). Ou seja, não é preciso voltar a Como (ou a Varenna).
  • Se não quiser fazer o passeio de forma independente, este tour de 1 dia ao Lago de Como a partir de Milão é muito bom: Lago de Como e Bellagio em excursão de bus e passeio de barco particular.
  • Se, ao invés, quiser explorar o lago com mais calma e fazer um roteiro de 2 ou 3 dias, a vila de Bellagio (no centro do lago) e a cidade de Como são as melhores onde ficar no Lago de Como.

Como visitar o Lago de Como a partir de Milão

1. Comboio Milão Cadorna – Como

Como ir de Milão até ao Lago Como: comboio
Estação de caminhos-de-ferro da cidade de Como, Itália

Com partida da estação de Milão Cadorna sensivelmente a cada hora, a empresa Trenord tem ligações ferroviárias até a cidade de Como, nas margens do lado homónimo. Ora, dada o local onde estava hospedado em Milão, dava-me mais jeito apanhar o comboio em Porta Garibaldi. E assim descobri uma alternativa, com comboios de meia em meia hora, em que a única desvantagem era ter de mudar de comboio em Saronno. Foi essa a minha opção para ir até ao Lago Como, e não tive qualquer dificuldade – tinha 9 minutos de intervalo entre um e outro comboio e bastou atravessar para outra a linha.

Note que, em teoria, não basta comprar o bilhete e entrar no comboio – é preciso validar o bilhete. Ora, tinha tido problemas a tentar validar nas estações com outros comboios , pelo que decidi instalar a app da Trenitalia. Aí sim, depois de importar os bilhetes a validação foi tudo fácil.

Há comboios que ligam a estação de Milão Central a Como S. Giovanni, a caminho da Suíça, mas ficará muito mais afastado do centro da cidade de Como. Mais vale escolher a linha que termina na estação Como – Lago. Pode comprar os bilhetes para o Lago de Como no site da Trennord e da Trenitalia.

2. Funicular Como – Brunate

Funicular Como - Brunate
Funicular Como – Brunate

A estação está a dois passos do lago e, a poucos minutos de caminhada para a direita (estando virado para o lago), chegará à pequena estação de embarque do Funicular Como-Brunate. Eu tive sorte e, quando lá cheguei, não estava ninguém na fila, mas consta que em determinadas épocas pode encontrar filas de uma ou mais horas.

Assim, o plano é subir de funicular até Brunate, um pequeno vilarejo a partir do qual se têm belas vistas sobre o lago. A viagem de funicular dura pouco mais do que cinco minutos, com partidas a 15 ou 30 minutos (creio que depende da época do ano).

Uma vez em Brunate, confesso que me dececionei e não me apercebi de grandes motivos de interesse. Por esse motivo, não me delonguei muito e voltei de funicular para Como (também ºe possível fazer a pé).

3. Passeio de barco Como – Bellagio (barco lento)

De regresso pela beira-mar, facilmente encontra o cais de embarque dos barcos da Navigazione Lago di Como que unem as diferentes vilas e aldeias do Lago de Como. É de lá que partem tanto os barcos de alta velocidade (chamadas de aliscafo) quanto os barcos lentos, com deck panorâmico.

Tendo tempo, recomendo vivamente que opte pelos barcos lentos, por serem ideais para contemplar a paisagem do lago em ritmo de passeio. O passeio de barco lento entre Como e Bellagio dura sensivelmente 2h10. Note que o barco atraca em várias aldeias ao longo das margens do Lago de Como. Mas, não pernoitando na região, não terá tempo para fazer essas paragens – pelo que deve optar pelo bilhete de barco que não permite paragens intermédias.

Para evitar as filas, pode comprar o bilhete de barco com antecedência no site da Navigazione Lago di Como. Saiba que há um bilhete para um dia de navegação, mas só compensa se ficar hospedado em Como ou Bellagoi, por exemplo, e quiser fazer várias viagens de barco (com paragens) no mesmo dia.

4. Explorar Bellagio

Bellagio é a vila mais afamada da região, e com razão. Por muitos considerada como a “Pérola do Lago de Como”, Bellagio é uma vila cheia de charme e personalidade. O plano é, pois, vaguear sem rumo pelo coração do vilarejo, apreciando os pormenores arquitetónicos, desfrutando da marginal, tomar um banho no lago oi, simplesmente, aproveitar os muitos e bons cafés e restaurantes de Bellagio.

5. Ferry Bellagio – Varenna

Quando decidir deixar Bellaho para trás, há ferries e barcos lentos que fazem a curtíssima travessia entre Bellagio e Varenna, na margem oposta do lago. São apenas 15 minutos de percurso, mas do outro lado encontrará outra das preciosidades do Lago de Como.

6. Comboio Varenna – Milão Central

Em função do tempo disponível, aproveite para explorar Varenna. É, seguramente, uma das povoações mais charmosas do Lago de Como (senão mesmo a mais bonita de todas!), pelo que todo o tempo que puder passar em Varenna será seguramente bem empregue.

Mas, assumindo que tem de voltar a Milão no mesmo dia, em algum momento será hora de fazer a subida até à estação de caminho-.de-ferro de Varenna, onde há comboios regulares até à estação Milão Central.

Por esta altura, se tudo correu bem, terá passado um dia incrível a visitar o Lago de Como a partir de Milão. Um dia cansativo, é certo, mas merecedor de constar em qualquer roteiro para visitar Milão.

Tours organizados ao Lago de Como (a partir de Milão)

Se, por algum motivo, não quiser visitar o Lago de Como de forma independente, fique tranquilo. Há várias excursões com partida de Milão que permitem conhecer muito bem o lago, principalmente Bellagio, Varenna e/ou Como. Alguns são de comboio, outros de autocarro. Uns ficam-se pelo Lago de Como, outros vão até Lugano, na vizinha Suíça. Eis alguns dos melhores passeios guiados a partir de Milão:

Dicas para visitar o Lago de Como

Qual a melhor época para visitar o Lago de Como?

Na minha opinião, as melhores épocas para visitar Milão são a primavera (abril e maio) e, principalmente, o outono (outubro) – de preferência durante a semana. Fuja dos meses de verão e épocas mais turísticas.

Quantos dias são necessários para visitar o Lago de Como?

Um dia chega para o passeio básico descrito neste artigo: sair de Milão e visitar Como, subir o funicular até Brunate, fazer a viagem de barco para Bellagio, conhecer Varenna e regressar a Milão de comboio.

Mas, como é natural, se tiver dois (uma pernoita) ou três dias (duas pernoitas), poderá conhecer com muito maior profundidade a região, visitando mais vilas e aldeias e explorando ambos os braços do Y invertido formado pelo lago. Nesse caso, opte por dormir em Bellagio ou na cidade de Como (ver abaixo)

Onde ficar no Lago de Como

Antes de mais, veja o artigo sobre os hotéis no Lago de Como para todas as dicas dos melhores localidades e alojamentos onde se hospedar nas margens do lago.

Em jeito de resumo, para mim, Como e Bellagio são as regiões mais convenientes onde ficar no Lago de Como. Assim, os hotéis Albergo Firenze ou Hotel Metropole Suisse (em Como) e e Locanda della Maria ou Charming Bellagio Boutique Hotel (Bellagio) são as minhas escolhas acertadas. São bem localizados, com uma qualidade acima da média e um preços aceitáveis (não há hotéis baratos!) – muito provavelmente os melhores hotel do Lago de Como. É a minha opinião – vale o que vale!

Uma pequena nota sobre a localização do hotel. Se tiver três o quatro dias para explorar o Lago de Como e quiser montar apenas uma base, talvez Bellagio seja a localização ideal. Está no “centro” do lago, com fácil acesso a todos os braços, pelo que a sua posição central facilita os passeios de barco. E mesmo Varenna não é uma escolha descabida. Fica a dica.

Pesquisar hotéis no Lago de Como

Gastronomia e onde comer

Se for apaixonado por massas (no fim de contas está em Itália!) e só puder fazer uma refeição durante a visita ao Lago de Como, tenho um nome para si: Pastificio Voglia di Pasta. Fica na cidade de Como e serviu-me das melhores pastas que já comi na vida (tem também umas pinsas romanas maravilhosas!). Vá à confiança… depois agradece-me!

Depósito de bagagem (onde guardar malas em Como)

Caso, por algum motivo, tenha de levar consigo bagagem para Como, saiba que há um lugar de confiança para deixar as malas, a 400 metros da estação de comboios Como – Lago . É numa barbearia, mas não estranhe (Via Giocondo Albertolli 20) e é um serviço muito barato. Utilize a app UseBounce para reservar.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário