Destino: Américas » América do Sul » Brasil » Pernambuco » Fernando de Noronha

O que fazer em Fernando de Noronha (15 boas ideias)

O que fazer em Noronha: visitar a Praia do Bode
A minha filha Inês durante a nossa visita a Fernando de Noronha, caminhando entre a Praia do Bode e a Praia Cacimba do Padre

No guia completo de Fernando de Noronha, partilho muitas dicas úteis e respostas a perguntas frequentes na hora de organizar uma viagem ao arquipélago. Falta apenas dizer o que fazer em Fernando de Noronha!

Como é natural, muitas das melhores coisas a fazer em Noronha estão de alguma forma ligadas ao mar. Seja aproveitar praias como a do Sancho; fazer snorkelling e avistar peixes, tartarugas e tubarões; ou até passeios de barco e excursões de mergulho. Mas não só.

Há também pores do sol imperdíveis, caminhadas agradáveis e até palestras inspiradoras. De resto, não faltam restaurantes deliciosos para experimentar (e alguns sem os preços salgados de Fernando de Noronha).

Note, no entanto, que isto não é um top com o melhor de Noronha. É, apenas, um conjunto de atividades que eu recomendo entre tudo o que fiz na ilha – de passeios a refeições, passando por visitas a praias e atividades no mar. A lista inclui também algumas atividades que eu acabei por não fazer, como mergulhar ou assistir às palestras do Projeto Tamar; mas cuja qualidade é inegável.

Eis então algumas sugestões de coisas para fazer em Fernando de Noronha. Adeque em função dos seus gostos e interesses. E desfrute ao máximo da estadia no arquipélago!

O que fazer em Noronha

Passar a manhã na Praia do Sancho

Praia do Sancho, Fernando de Noronha
Praia do Sancho, Fernando de Noronha

A Praia do Sancho é seguramente uma das mais belas praias de Noronha (e por muitos considerada a melhor do Brasil). Trata-se de um areal imenso desenhado por mãos de artista, com uma configuração curvilínea que lhe confere uma elegância adicional; e é protegida por uma escarpa de 50 metros que oferece vistas incríveis sobre a praia. Estar ali é um privilégio.

Posso garantir que na primeira vez que a Praia do Sancho se desnudou perante os meus olhos não contive um sentido wow! A par da vizinha Baía dos Porcos, o Sancho é sem dúvida um dos locais de maior impacto visual de toda a ilha. Vale a pena dedicar-lhe algum tempo.

Fazer snorkeling na Baía dos Porcos…

Snorkelling na Baia dos Porcos, Noronha
Snorkelling na Baia dos Porcos, Fernando de Noronha

Não tem o areal do Sancho nem da Cacimbra do Padre, mas o que lhe falta em dimensão sobeja em beleza. Não há como chegar ao Miradouro dos Dois Irmãos e não abrir a boca de espanto: a Baía dos Porcos é linda!

A cor da água, em diferentes tonalidades; as rochas beijadas pelas ondas e onde os peixes se refugiam; a tranquilidade das águas, quase sem ondas; a beleza em redor. Não sei o que mais me fascina na Baía dos Porcos, mas julgo que é a combinação de tudo isso que a torna tão especial.

De tal forma me apaixonei por ela que fui nadar nas suas águas várias vezes ao longo da minha estadia na ilha. E isto apesar do acesso não ser dos mais expeditos, pelo menos para quem se desloca de autocarro.

Nadar com tartarugas e tubarões (nas praias do Porto e Sueste)

O que fazer em Noronha:Praia do Porto
Vista da Praia do Porto de Santo António, Fernando de Noronha

É certo que é possível encontrar tartarugas e tubarões em algumas outras praias, mas quer na Praia do Porto de Santo António quer na Praia do Sueste é incrivelmente comum avistar ambos.

Para quem não tem pavor de tubarões, é uma experiência intensa e marcante, mas segura, desde que os turistas se comportem com bom senso. Não há registos de ataques de tubarões a humanos, exceto um ou dois casos em que a culpa foi do homem (conta-se na ilha a história de um surfista que, literalmente, caiu com a prancha em cima de um tubarão; e outra em que um turista estupidamente provocou um tubarão com um pau de selfie – em ambos os casos, o tubarão defendeu-se, atacando).

Seja como for, evite as horas preferenciais de alimentação dos tubarões – de manhã cedo e ao final da tarde -, quando procuram encurralar os cardumes de sardinhas junto ao areal.

Eu vi apenas dois espécimes de tubarão-lixa (ou tubarão-enfermeiro), um dos quais muito grande, na Praia do Sueste. E várias tartarugas, quer no Sueste quer no Porto (estas de menos porte). Mas valeu a pena.

Aprender a mergulhar

Fernando de Noronha é um lugar fantástico para fazer mergulho. E tirar um curso PADI no paraíso subaquático do arquipélago, tendo o privilégio de aprender a mergulhar em locais onde a visibilidade pode suplantar os 40 metros, é uma oportunidade imperdível.

Várias empresas oferecem mergulhos em diferentes dive sites ao largo do arquipélago; cursos; e ainda batismos de mergulho para mergulhadores inexperientes – regra geral nas águas pouco profundas da Praia do Porto. Experimente.

Perscrutar as águas na Baía dos Golfinhos

Baía dos Golfinhos, Fernando de Noronha
Uma turista no Miradouro da Baía dos Golfinhos, Fernando de Noronha

A partir do Ponto de Informação e Controlo (PIC) do Sancho é possível seguir um trilho direto às escadas de acesso à praia. Mas quem opta por esse caminho não sabe o que perde!

É que há um outro trilho que passa num miradouro com vistas incríveis sobre a Baía dos Golfinhos. Ora, trata-se de um ponto de observação privilegiado onde, a olho nu ou (preferencialmente) de binóculos, é possível perscrutar as águas em busca das espécies que cruzam as águas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, como as impressionantes baleias-jubarte ou os dóceis golfinhos. Imperdível!

Assistir ao nascimento das tartarugas

Assistir à correria desenfreada das tartarugas bebé em direção ao Oceano Atlântico, imediatamente após o seu nascimento, deve ser uma experiência única. Eu já tive oportunidade de ver a desova de tartarugas na Costa Rica, mas nunca o nascimento.

Fale com os técnicos do Projeto Tamar em Fernando de Noronha para indagar sobre essa possibilidade. A tartaruga-verde desova na ilha de dezembro a julho. Eu visitei-a em finais de agosto e havia apenas um ninho de tartaruga em toda a ilha (na Praia do Americano).

Fazer um passeio de barco com prancha (PlanaSub)

Passeio de barco em Fernando de Noronha
Passeio de barco matinal ao largo de Fernando de Noronha

Com tanta oferta, decidir o que fazer em Fernando de Noronha nem sempre é tarefa fácil. Mas, pela minha experiência, uma das atividades mais interessantes na ilha são os passeios de barco com prancha. Ao que consta, é uma invenção de Noronha localmente chamada de PlanaSub.

Basicamente, é como fazer snorkelling puxado lentamente por um barco, regra geral entre a Praia do Porto e o Morro Dois Irmãos. A prancha pode ser inclinada para controlar a profundidade, permitindo ir à superfície ou mergulhar esporadicamente.

Não menos relevante é o facto dos golfinhos seguirem muitas vezes a embarcação; ou, melhor ainda, os golfinhos juntarem-se ao grupo enquanto fazíamos snorkelling com a prancha, nadando literalmente connosco. Foi o que me aconteceu. E foi lindo – dos momentos altos de toda a viagem.

No final, como bónus, quase todos os barcos oferecem um delicioso churrasco de peixe (e eventualmente também picanha) a bordo.

Caminhar pelas ruelas da Vila dos Remédios

Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Fernando de Noronha
Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Vila dos Remédios

Fernando de Noronha é mais conhecido pelas suas praias, pela vida submarina e por ter um parque natural classificado pela UNESCO. Mas não deixe também de prestar atenção aos locais históricos – ainda que alguns deles em ruínas – da ilha.

Fazem parte do chamado Conjunto Histórico do Arquipélago de Fernando de Noronha o Sistema Fortificado (composto pelos Fortins de Santo António, de Nossa Senhora da Conceição, de São Pedro do Boldró e o Reduto de Santana); o centro histórico da Vila dos Remédios, onde pontifica a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios; e ainda a Vila da Quixabá, a capela de São Pedro dos Pescadores e o chamado prédio da Air France, no extremo nordeste da ilha.

Assistir às palestras noturnas no Projeto Tamar

Tinha planeado assistir a pelo menos uma das palestras noturnas na sede do Projeto TAMAR, no Boldró, sobre questões ligadas à ecologia do arquipélago. Infelizmente, com o cansaço que eu e a minha filha chegávamos ao fim da tarde, nunca nos sentimos suficientemente motivados para nos metermos no autocarro até ao Boldró para assistirmos a uma das palestras.

Gostava muito que ela assistisse à palestra dedicada aos tubarões em Fernando de Noronha, para relaxar e perder o medo; mas infelizmente não foi possível. Seja como for, julgo sensato manter esta recomendação: vá assistir às palestras noturnas no Projeto Tamar.

Observar tubarões na Enseada dos Tubarões

Enseada dos Tubarões, Noronha
Chegada à Enseada dos Tubarões, perto do porto de Fernando de Noronha

Enseada dos Tubarões. O nome é auto-explicativo. Trata-se do local onde dezenas de tubarões se concentram junto à costa, sendo por isso extremamente fácil avistá-los. E isso acontece especialmente durante a maré alta.

E assim, num dia em que a maré alta em Fernando de Noronha era por volta das 16:00 horas – altura do dia em que os tubarões começam a ficar mais agitados -, desloquei-me para a Enseada dos Tubarões na esperança de os ver. E não foi preciso esperar muito.

Mal chegado ao topo da colina, e beneficiando da transparência das águas de Noronha, comecei a avistar enormes vultos imóveis no fundo do mar, outros vagueando pelos baixios da enseada, mesmo junto à costa.

A pequena Inês, minha filha, não gostou muito da visão. Mas pelo menos, fora de água, não tinha motivos para se sentir insegura. Eu adorei ver os tubarões… e recomendo!

Dar um mergulho no Buraco do Galego

Buraco do Galego, Fernando de Noronha
Uma turista brasileira posando para a foto no Buraco do Galego, Praia do Cachorro

Para mal da minha paciência, o Buraco do Galego é daqueles lugares que ficam mesmo bem no Instagram. Talvez por isso, há quase sempre uma fila de pessoas aguardando vez para entrarem na pequena piscina natural e tirarem a fotografia da praxe.

Dito isto, é um lugar de grande beleza, localizado em plena Praia do Cachorro, junto à Vila dos Remédios. Os nativos exibem a sua destreza saltando para a poça de lugares aparentemente impossíveis (parece que vão bater nas rochas!); e os turistas apreciam a paisagem e fotografam. Vá cedo (e na maré baixa) e não se arrependerá!

Fazer a Trilha da Atalaia

Fazer a Trilha do Atalaia
Percorrendo a Trilha da Atalaia, próximo da chegada à Praia da Atalaia

Muita gente chega a Fernando de Noronha querendo fazer a Trilha da Atalaia. Trata-se de uma curta caminhada seguida de snorkelling numa piscina natural, só possível na maré baixa, com acesso controlado pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. É a mais famosa e concorrida entre as trilhas de Noronha.

No dia em que tive oportunidade de nadar nas piscinas da Atalaia, não havia muita vida marinha. De certa forma foi uma desilusão, porque não vi nada de novo ali; mas acredito que, tendo sorte, o passeio possa valer realmente a pena.

Pôr do Sol na Pedra do Bode (ou na Praia da Conceição)

O que fazer em Fernando de Noronha: entardecer na Praia da Conceição
Pôr do sol na Praia da Conceição, Noronha

O pôr do sol é um momento especial em Fernando de Noronha. E, assim a meteorologia colabore, há vários locais onde pode ser apreciado em toda a sua plenitude.

Desde logo, o Bar do Meio, no início da Praia da Conceição, onde acontecem as mais famosas festas de Noronha ao entardecer (pena ser tão caro – razão porque nunca parei por lá). E depois o não menos famoso Mirante Forte Boldró, onde diariamente uma pequena multidão de turistas se junta para celebrar o desaparecimento vespertino do astro-rei.

Eu, pela minha parte, tenho outras sugestões para ver o pôr do sol em Fernando de Noronha.

Como substituto do Bar do Meio, igualmente na Praia da Conceição, a área em torno do bar Duda Rei é menos pretensiosa e igualmente aprazível para assistir ao pôr do sol com o pé na areia. Como substituto do Mirante Forte Boldró, o promontório que divide a Praia do Bode da Praia do Americano proporciona vistas igualmente incríveis, com uma fração dos turistas.

Vá por mim!

Almoço no Jacaré e jantar no Manaka Sushi

Restaurantes em Noronha: Manaka Sushi
Combinado de 50 peças no Manaka Sushi

Entre todos os restaurantes que experimentei em Fernando de Noronha, o Jacaré é, muito provavelmente, o que tem melhor relação qualidade/preço de toda a ilha. Tem buffet livre, ao almoço, por R$ 37 (muito barato para os padrões de Noronha) e a comida é caseira e de qualidade.

Fica no centro da Vila dos Remédios, e é um dos melhores locais onde comer em Fernando de Noronha. Pelo menos para quem não quer gastar muito.

Proposta bem distinta é o Manaka Sushi! Bem sei que há restaurantes melhores e mais famosos em Fernando de Noronha, mas eu gostei tanto do Manaka Sushi que não resisto a recomendá-lo. Foi onde comi um dos melhores combinados de sushi e sashimi que já tive oportunidade de experimentar, com preço aceitável para os padrões da ilha (combinado de 50 peças generosas por R$ 230). Tanto que voltei.

Se possível, escolha jantar num dia em que estejam disponíveis pelo menos dois “peixes da ilha” distintos (como atum e cavala, por exemplo). O Manaka Sushi fica na Floresta Nova.

Tijela de açaí no All Natural (ou no Açaí e Raízes)

Restaurante All Natural, Fernando de Noronha
Restaurante All Natural

Sendo eu um apaixonado por açaí e estando habituado a comer no Pará, onde se come da forma mais pura, nem sempre o açaí do resto do Brasil me agrada. Seja como for, qualquer pretexto é bom para comer açaí; e Fernando de Noronha não fugiu à regra.

Consta que o Bio Bistro tem açaí sem adição de qualquer xarope (como guaraná), tal como se come no Pará, mas não tive oportunidade de o provar. Ao invés, comi excelentes tijelas de açaí no All Natural (mais “caseiro” e de excelente qualidade) e no Açaí e Raízes (mais “massificado” mas igualmente excelente). São dois bons endereços para quem – como eu – gosta de açaí!

Outras atividades em Fernando de Noronha?

Se já leu artigos noutros blogs sobre o que fazer em Fernando de Noronha, com certeza notará que duas das atividades mais famosas da ilha não estão nesta compilação. Refiro-me concretamente ao Festival Gastronómico do Zé Maria (um jantar buffet famoso e caro na homónima pousada) e ao passeio Ilha Tour.

Não as incluir nestas recomendações é uma escolha pessoal, em função da minha avaliação sobre as melhores atividades para levar a cabo em Noronha, tendo em conta a qualidade e interesse da experiência e o seu custo/benefício. É uma opinião subjetiva, naturalmente.

Guia prático

Para ver as dicas completas de Noronha, incluindo quando ir, quanto tempo ficar, informações sobre a Taxa de Preservação Ambiental e agendamento das trilhas, veja o guia de Fernando de Noronha. Abaixo deixo um pequeno resumo sobre como chegar e onde ficar hospedado.

Como chegar

Só há uma forma de chegar a Fernando de Noronha: de avião. A Azul e a Gol têm vários voos diários entre Recife e Noronha (pouco mais de uma hora de voo) – e há também voos de Natal. De Portugal para Recife, a forma mais direta é voar de Lisboa com a TAP.

Pesquisar voos para Fernando de Noronha

Onde ficar

Para informações mais detalhadas sobre as diferentes regiões da ilha, veja o post específico sobre onde ficar em Fernando de Noronha, no qual explico as vantagens e desvantagens de cada localização.

A minha principal escolha para procurar hospedagem em Fernando de Noronha é a Vila dos Remédios, seguido da Floresta Nova e Floresta Velha. Note, no entanto, que o preço pode condicionar fortemente as suas escolhas.

Em concreto, gosto das pousadas Corveta e Flamboyant Residence (Vila dos Remédios); das pousadas Naiepe e Pedras Secas (na Floresta Nova); e ainda da Pousada Filó e da Noronha 350 (Floresta Nova). Alternativamente, a Casa da Conceição fica sobre a Praia da Conceição e é um charme absoluto.

Por fim, caso queira passar uns dias a dois inesquecíveis (e esteja disposto a pagar por isso), recomendo sem hesitações as extraordinárias Pousada Maravilha, Pousada Morena e Ecopousada Teju-Açu, três das mais luxuosas pousadas de Fernando de Noronha. Vai adorar!

Para outras opções de alojamento, para todos os gostos e preços, veja por favor no link abaixo. Com toda a certeza encontrará uma pousada em Noronha com a sua cara. Só não pense que será barato!

Pesquisar pousadas em Fernando de Noronha

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.