Tanto me sinto bem numa aldeia de montanha, numa casa de adobe no deserto ou numa pequena comunidade piscatória. Mas a verdade é que adoro o cheiro a maresia. E, apesar de não gostar de fazer praia, adoro o mar, o litoral, o ambiente de uma ilha, as cores quentes de uma praia ao pôr-do-sol.
Neste aniversário do Alma de Viajante, partilho alguns dos mais bonitos areais e envolventes que tive oportunidade de pisar. São as melhores praias do meu mundo!
Como sempre digo neste tipo de artigos, esta não é uma lista com as melhores praias do mundo. Não só porque isso seria muito subjetivo, mas também porque há uma imensidão de destinos com praias fantásticas que ainda não tive oportunidade de visitar. Por exemplo, nunca visitei as Maldivas, as Seychelles, a Polinésia Francesa, as ilhas Togean e Raja Ampat, na Indonésia, a famosa praia de Whitehaven, na ilha australiana Whitsunday, ou a esmagadora maioria das ilhas das Caraíbas – só para citar alguns.
Seja como for, é a minha lista das praias mais bonitas do mundo, entre todas as que conheci durante as minhas viagens, do Mediterrâneo às Caraíbas, do Índico ao Pacífico!
-
1
Melhores praias do mundo: as minhas escolhas
- 1.1 Praia do Sancho, Fernando de Noronha (Brasil)
- 1.2 Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (Brasil)
- 1.3 Praia Titikaveka, Rarotonga (Ilhas Cook)
- 1.4 Praia Ipil, ilha Pinagbuyutanz, arquipélago de Bacuit (Filipinas)
- 1.5 Cudugnon, ilha Palawan (Filipinas)
- 1.6 Praia do “Survivor”, ilha Lelepa (Vanuatu)
- 1.7 Lalomanu, ilha Upolu (Samoa)
- 1.8 Coral Bay, Austrália Ocidental (Austrália)
- 1.9 Cayo de Santa Maria (Cuba)
- 1.10 Long Beach, ilha Perhentian Besar (Malásia)
- 1.11 Lagoa Azul, Tavewa, ilhas Yasawa (Fiji)
- 1.12 Praia Ngapali (Myanmar)
- 1.13 Praia Phran Nga, Railay (Tailândia)
- 1.14 Praia de Kendwa, Zanzibar (Tanzânia)
- 1.15 Lagoa Azul, ilha Comino (Malta)
- 1.16 Cala Lombards, Palma de Maiorca, Ilhas Baleares (Espanha)
- 1.17 Praia dos Diamantes (Islândia)
Melhores praias do mundo: as minhas escolhas
Praia do Sancho, Fernando de Noronha (Brasil)
Inúmeras vezes eleita “Melhor Praia do Brasil” e mesmo “Melhor Praia do Mundo” em revistas e guias de viagem, a praia do Sancho é um dos ex-líbris de Fernando de Noronha. É linda!
Trata-se de um areal imenso desenhado por mãos de artista, com uma configuração curvilínea que lhe confere uma elegância adicional; e é protegida por uma escarpa de 50 metros que oferece vistas incríveis sobre a praia. Estar ali é um privilégio. É uma praia belíssima!
Cheguei à praia do Sancho depois de percorrer a trilha Golfinho – Sancho, ficando a apreciar a Baía dos Golfinhos e parando em todos os miradouros para apreciar a paisagem e fotografar. E posso garantir que na primeira vez que a praia do Sancho se desnudou perante os meus olhos não contive um sentido wow. Fiquei literalmente boquiaberto.
A par da vizinha Baía dos Porcos – de que eu gosto ainda mais -, o Sancho é, para mim, uma das praias mais bonitas do mundo.
Veja também o guia de praias de Fernando de Noronha, com as mais belas praias do arquipélago.
Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (Brasil)
Não tem o areal da praia do Sancho, mas o que lhe falta em dimensão sobeja em beleza. Não há como chegar ao Miradouro dos Dois Irmãos e não abrir novamente a boca de espanto: a Baía dos Porcos é ainda mais bela!
A cor da água, em diferentes tonalidades; as rochas beijadas pelas ondas e onde os peixes se refugiam; a tranquilidade das águas, quase sem ondas; a beleza em redor. Não sei o que mais me fascina na Baía dos Porcos, mas julgo que é a combinação de tudo isso que a torna tão especial.
De tal forma me apaixonei por ela que fui nadar nas suas águas várias vezes ao longo da minha estadia em Fernando de Noronha. E isto apesar do acesso não ser dos mais expeditos, pelo menos para quem se desloca de autocarro. É mesmo do outro mundo!
Veja também o que fazer em Fernando de Noronha.
Praia Titikaveka, Rarotonga (Ilhas Cook)
Durante a volta ao mundo em família que fiz em 2012, foi na ilha de Rarotonga que encontrei as praias mais parecidas com os bilhetes-postais imaculados que povoam as imagens promocionais do turismo no Pacífico Sul. Águas incrivelmente transparentes, areias alvas e finíssimas e uma vegetação luxuriante.
E tive esta sensação mesmo sem ter visitado a ilha de Aitutaki, abrigo da mais badalada lagoa das Ilhas Cook e famosa por conquistar visualmente o viajante mais exigente.
Isto para dizer que Rarotonga é uma sucessão de praias lindíssimas, incluindo, naturalmente, Titikaveka. Se as Ilhas Cook são assim, imagino como serão as praias da Polinésia Francesa…
Praia Ipil, ilha Pinagbuyutanz, arquipélago de Bacuit (Filipinas)
Foi ao largo da praia Pinagbuyutanz, num passeio de barco pelo arquipélago Bacuit, que a minha filha, então com cinco anos, encontrou o Nemo pela primeira vez.
Foi nadar até à exaustão, sempre deslumbrada com a profusão de vida subaquática. E, com tanta variedade de peixes facilmente avistados a fazer snorkelling, a ilha Pinagbuyutanz ficará para sempre registada na sua memória. Em terra, o cenário era igualmente idílico, ganhando uma fotogenia extra com a presença de um ou outro bangka, os barcos tradicionais filipinos.
Uma praia de memórias felizes.
Cudugnon, ilha Palawan (Filipinas)
Ainda nas Filipinas, não menos deslumbrante é a praia onde se localiza a gruta Cudugnon, na ilha Palawan. De águas rasas, tépidas e transparentes, fica numa baía ladeada por escarpas que lhe dão um toque incrivelmente acolhedor. É outra das melhores praias onde já estive em toda a minha vida.
Praia do “Survivor”, ilha Lelepa (Vanuatu)
Lelepa é uma pequena ilha perdida no Pacífico Sul, no já de si remoto arquipélago de Vanuatu. Estava em Éfate, a ilha principal do país e onde se localiza a capital Port Vila, quando alguém me sugeriu que visitasse Lelepa. E assim fiz, sem nenhuma outra razão além dessa recomendação. E ainda bem que fui visitar Lelepa.
Foi lá que conheci a praia Fulltok, atualmente conhecida como praia do Survivor, visto ser o local onde, em 2004, foi filmado boa parte do reality show “Survivor Vanuatu – Islands of Fire”.
Curiosidades à parte, a praia é outra daquelas para sempre guardada no baú de boas memórias!
Veja também a crónica Vida simples em casa de Albert, na ilha do Survivor.
Lalomanu, ilha Upolu (Samoa)
O arquipélago de Samoa é um grupo de ilhas localizadas no centro-sul do Oceano Pacífico. Pertence à região da Polinésia e, sem surpresas, oferece fantásticas praias cercadas por recifes, com areia branca e fina e águas transparentes.
Entre as que tive oportunidade de conhecer, o destaque natural vai para a praia Lalomanu, no sul da ilha de Upolu; que tem a curiosidade de lá ter sido instalado um alojamento de praia muito simples onde é possível dormir numa fale, a habitação tradicional samoana.
É outra das melhores praias que conheci nas minhas viagens pelo mundo.
Veja a crónica Em Samoa, quando a saúde condiciona os planos de viagem.
Coral Bay, Austrália Ocidental (Austrália)
Localizada a 1.200 quilómetros de Perth, na Austrália Ocidental, a praia de Coral Bay encontra-se protegida pelo recife de Ningaloo, facto que contribui para a existência de condições únicas para a observação de vida selvagem munido apenas de equipamento de snorkelling.
No Parque Marinho de Ningaloo é, aliás, possível nadar com tubarões-baleia, experiência que se tornou uma das mais marcantes das minhas viagens.
Quanto a Coral Bay, na preia-mar a areia praticamente desaparece em várias zonas da praia, mas nem isso lhe tira o charme.
Cayo de Santa Maria (Cuba)
Talvez não seja sequer a melhor praia de Cuba, mas é seguramente a mais bonita da Cuba que eu conheci. Isto porque não fui, por opção, nem a Varadero nem a muitas das ilhas cubanas, preferindo-me focar na parte cultural, humana e arquitetónica.
Cayo de Santa Maria serve, pois, como exemplo das muitas fantásticas praias das Caraíbas que poderiam integrar esta lista – caso eu tivesse viajado mais para essa zona do globo.
Long Beach, ilha Perhentian Besar (Malásia)
As ilhas Perhentian são famosas pelas suas belíssimas praias de areia branca e pelos excelentes locais de mergulho existentes em redor das ilhas, a poucas milhas de distância de terra firme. Debaixo de água, a visibilidade nem sempre é a ideal, especialmente em época de monções, mas qualquer pessoa que se aventure, nem que seja a fazer snorkelling, será recompensada com a visão de uma fauna rica e diversificada, incluindo as sempre elegantes tartarugas e os inofensivos tubarões dos recifes.
Todo o Parque Marinho de Terengganu é área protegida pelas autoridades, na tentativa de minimizar o impacto negativo do turismo no ecossistema das ilhas; e isso tem, aparentemente, resultado.
É uma das várias ilhas onde fui feliz nas minhas viagens independentes.
Lagoa Azul, Tavewa, ilhas Yasawa (Fiji)
Na minha lista com as melhores praias do mundo não poderiam faltar as ilhas Fiji. Quando visitei o país, fiquei especialmente fascinado pelo arquipélago das Yasawa e, entre as praias que conheci, nenhuma outra me pareceu tão bonita quanto os areais da chamada Lagoa Azul – nome que, ao que consta, se deve a um homónimo filme ali filmado.
Além da transparência das águas, o que mais me marcou foi a quantidade e variedade de espécies de peixes que por ali habitam. Verdadeiramente inacreditável!
Veja a crónica De cargueiro até às Yasawa para nadar com mantas.
Praia Ngapali (Myanmar)
Myanmar não é conhecido da maioria dos turistas pela qualidade das suas praias, mas a verdade é que, com uma costa voltada para o mar Andaman, o país possui areais fantásticos para o veraneio. Entre elas está Ngapali.
Visitei Ngapali em 2005, numa altura em que as infraestruturas eram relativamente modestas, quando comparadas com as estâncias balneares da vizinha Tailândia, por exemplo. E isso dava-lhe um toque de certa forma autêntico e visualmente despoluído, que de alguma maneira me fascinou.
Já havia resorts e bungalows, é certo, mas o que lá encontrei foi uma praia imaculada, com três quilómetros de palmeiras alinhadas por detrás de uma linha de areia fina. Um lugar belo e tranquilo, onde não me importaria de regressar.
Praia Phran Nga, Railay (Tailândia)
Apesar de muito turística, a península de Railay dispõe de praias incrivelmente belas, muitas das quais rodeadas de falésias perfeitas para escaladores, formações calcárias e algumas grutas que, juntando às cores imaculadas das águas, proporcionam uma paisagem deslumbrante.
Para chegar a esse paraíso chamado Phran Nga, são apenas 15 minutos a pé a partir de Railay. Vale a pena!
Praia de Kendwa, Zanzibar (Tanzânia)
Zanzibar é um destino circundado por praias belíssimas. E eu, que andei à procura das melhores praias de Zanzibar, cheguei à conclusão que, muito provavelmente, a praia de Kendwa é a tal.
Dona de um dos areais mais bonitos de Zanzibar, a praia de Kendwa fica numa pequena baía no extremo Norte da ilha. A forma côncava do areal torna-o incrivelmente atraente; ao ponto de, em termos de beleza natural, a praia de Kendwa ser, sem qualquer dúvida, das mais apelativas da ilha.
Pela negativa (para o meu estilo), Kendwa é zona de resorts e bastante frequentada; mas ainda assim creio que a sua beleza compensa qualquer incómodo causado pelos muitos turistas e alguns vendedores de praia. Fica perto de Nungwi, povoação a partir da qual facilmente se chega a Kendwa caminhando pelo areal. É outra das melhores praias onde já estive!
Veja também um roteiro em Zanzibar testado no terreno.
Lagoa Azul, ilha Comino (Malta)
Já aqui escrevi que a Lagoa Azul, na ilha Comino, é a praia mais bonita de Malta. As águas pouco profundas, em diferentes tons de azul, rodeadas de escarpas, formam um cenário arrebatador.
Felizmente, e como fui cedo, não havia ainda muita gente nem no minúsculo areal nem nas rochas adjacentes. E assim, durante a primeira meia hora, pude desfrutar da Lagoa Azul com tranquilidade. Aproveitei para contemplar a paisagem e para dar um mergulho, antes dos barcos grandes, com origem em Sliema, começarem a atracar na Lagoa Azul. Assim que isso aconteceu, pus-me a caminho.
É uma daquelas praias que vale a pena mencionar. Linda, linda, linda…
Veja um roteiro em Malta testado no terreno e um guia com as melhores praias de Malta.
Cala Lombards, Palma de Maiorca, Ilhas Baleares (Espanha)
Quando estive em Maiorca, impus-me o objetivo de tentar conhecer toda a costa da ilha e fazer um pequeno guia de praias de Maiorca. Entre elas, foi opinião unânime entre a família que o primeiro lugar do pódio deveria ser atribuído à Cala Llombards, em Santanyí.
Na altura, escrevi o seguinte:
A beleza é um conceito subjetivo, é certo, mas a Cala Llombards foi eleita por unanimidade a melhor praia de Maiorca. Isto é, entre as três pessoas com idade para ter opinião do meu grupo de viagem familiar – incluindo mulher e filha mais velha.
A preferência é tanto mais extraordinária pelo facto de, durante as duas semanas de férias em Maiorca, termos visto praias e enseadas de uma beleza estonteante. Havia, por isso, vasta escolha, mas todos escolhemos a mesma cala. Não pode ser mero acaso.
A chegada a Cala Llombards foi, desde logo, quase épica. Optando por uma estrada secundária por sugestão de uma maiorquina, avistei pela primeira vez a enseada de uma localização superior (de onde tirei a primeira foto deste post); à medida que ia descendo a escadaria de acesso à praia, a mesma foi sendo revelada diante dos meus olhos. Foi um momento wow!
Ao contrário de muitas outras enseadas, a Cala Llombards tem areia, e um tamanho perfeito; nem demasiado pequena como a Cala des Moro, nem demasiado grande como a Praia do Muro. Há estrutura de apoio, como um bar, nadador-salvador e cadeiras de praia, mas isso em nada belisca a beleza da praia.
Não sei se é uma das melhores praias do mundo, mas é seguramente uma das mais bonitas que conheci no Mediterrâneo. E isto apesar de já ter estado em algumas ilhas gregas e em praias fantásticas do Adriático, nomeadamente na Croácia (ausentes desta lista).
Praia dos Diamantes (Islândia)
Para terminar esta compilação das melhores praias do mundo, eis uma praia completamente distinta. Falo da chamada Praia dos Diamantes, na Islândia, que não é uma praia de veraneio, mas é seguramente uma das mais bonitas e surpreendentes onde já estive. Eu explico.
Visualmente, uma das coisas mais fascinantes da Praia dos Diamantes é a profusão de formas dos pedaços de gelo espalhados no areal, provenientes do grande glaciar Vatnajokull.
O problema é que, perante visão tão fascinante (ver pedaços de glaciar num areal de areia preta é algo do outro mundo!), é fácil esquecer o que está por detrás de tamanha beleza. Tal como muitos glaciares noutras partes do globo, também no Vatnajokull o aumento da temperatura faz com a antiquíssima calota de gelo vá derretendo.
A Praia dos Diamantes, polvilhada de blocos de gelo que diariamente se desprendem do glaciar é, pois, uma espécie de velório glaciar. Mas que é inacreditavelmente belo, disso não há a menor dúvida.
Outros textos da série 20 anos do Alma de Viajante
Olá! Mais uma vez , você nos brinda com uma belíssima coletânea….Série 20 anos! Belas escolhas, fotos , argumentos e descrições ! Diversas vezes….Parabéns!
Lindas praias, conheci praias maravilhosas em Curaçau, nenhuma citada, claro, a amostragem é pequena, mas vale lembrar para que todo mundo se informe a respeito!
Conheço muito pouco das Caraíbas.