Está a pensar visitar o estádio do Liverpool? Pois bem, numa recente visita a Liverpool tive oportunidade de fazer um tour no estádio Anfield Road, casa do Liverpool FC. E foi uma experiência muito, muito interessante.
Talvez estranhe este artigo, porque não é de todo comum recomendar visitas a estádios de futebol. Mas tinha genuína curiosidade em conhecer Anfield Road. É daqueles estádios que marcam quem nele joga e os próprios adeptos de futebol. Ouvir You’ll never walk alone cantado em uníssono por milhares de pessoas, em Anfield Road, deve ser verdadeiramente arrepiante.
Não tive naturalmente esse privilégio, até porque a época já tinha terminado e, de qualquer forma, os bilhetes para os jogos da Premiere League são caríssimos. Mas ainda assim não quis perder a oportunidade de me juntar a um pequeno grupo e visitar Anfield Road, o estádio do Liverpool FC. Até porque esse era um desejo do meu filho, apaixonado por futebol – e que, como disse, me acompanhou na viagem a Liverpool.
A visita guiada, em si, é bastante interessante. Para além do museu do clube, é possível visitar diversas áreas do estádio, incluindo a sala de conferências de imprensa, a chamada “zona mista” para entrevistas rápidas, os balneários e, claro, a zona do campo propriamente dito, junto aos bancos de suplentes. Vamos a isso.
Eu comprei os bilhetes para a tour com bastante antecedência na GetYourGuide porque, dessa forma, é possível cancelar a reserva até ao dia anterior, caso os planos sofram alterações. Correu tudo na perfeição.
A minha visita ao estádio do Liverpool
Cheguei a Anfield Road com alguma antecedência, pelo que aproveitei para visitar a megastore do clube instalada junto ao estádio. O meu filho ficou fascinado com a enorme quantidade de camisolas oficiais exibidas na loja; mas, infelizmente, os preços eram proibitivos (parece-me um absurdo pagar 80€ por uma peça de equipamento). E assim, vimos tudo mas não comprámos nada; até que chegou a hora de fazer check-in para a visita guiada.
Validado o bilhete comprado antecipadamente na GetYourGuide, recebi uns auriculares e um dispositivo tipo telemóvel onde, de vez em quando, por ordem do guia, haveriam de aparecer informações textuais e um ou outro vídeo sobre o clube.
À hora marcada, deu-se então início à visita guiada ao estádio do Liverpool. Começámos por percorrer as entranhas de Anfield Road, por debaixo das bancadas, com o guia a levar-nos ao topo da bancada central para um primeiro vislumbre to relvado de Anfield Road.
Para quem já viu na televisão qualquer jogo do Liverpool em Anfield Road, o ambiente é sempre, sempre eletrizante. Como acima escrevi, ter oportunidade de ouvir You’ll never walk alone cantado em uníssono por milhares de pessoas deve ser uma sensação verdadeiramente arrepiante.
Fechando os olhos, quase dá para sentir esse ambiente. Walk on, walk on / With hope in your heart / And you’ll never walk alone / You’ll never walk alone. Deve ser indescritível.
Ora, como a época futebolística já tinha terminado, estavam a decorrer algumas obras no recinto desportivo relvado estava todo “queimado”. Naturalmente, haverá de ser substituído por um novo tapete verde a tempo do início da nova época mas, por enquanto, o relvado tinha um desolador aspeto amarelado.
Seguimos então para a zona dos balneários do estádio Anfield Road. Primeiro, o modesto balneário da equipa visitante. Depois, o imponente balneário do Liverpool FC. Havia equipamentos de todos os jogadores do plantel – Alisson, Luis Díaz, Diogo J., Konaté,… -, sendo permitido aos visitantes pegar nas camisolas e tirar fotografias. O meu filho adorou!
Com o tempo a esgotar-se, saímos dos balneários e passámos então por um belíssimo emblema do Liverpool retro-iluminado, a caminho da zona junto ao relvado e aos bancos de suplentes. E, para o meu filho, tocar na relva foi outro dos momentos altos de uma manhã a visitar o estádio do Liverpool.
A última fase da visita guiada foi passada na sala de conferência de imprensa, onde me tiraram a fotografia da praxe com o meu telemóvel. Mas faltava ainda conhecer uma área do estádio antes de o abandonar definitivamente: o museu.
À entrada do museu, o guia despediu-se do grupo e era então tempo de explorar o Museu do Liverpool de forma independente. E assim lá andei com o meu filho a ver camisolas e chuteiras antigas, alguns troféus, muitas fotografias, alguns vídeos com muitas curiosidades e demais material expositivo.
Tudo somado, foi uma visita guiada muito bem conseguida. Mesmo sem a tecnologia de estádios como o do Manchester City, a visita a Anfield Road vale bem a pena. Tem alma, história, carisma. Creio não exagerar se disser que é algo que deve constar de qualquer lista com o que fazer em Liverpool.
É só um estádio, eu sei, mas até que gostei de visitar!
Dicas para visitar Anfield Road, o estádio do Liverpool
Como chegar a Anfield
Caso queira usar transporte públicos para chegar ao estádio Anfield Road a partir do centro de Liverpool, o melhor é apanhar o autocarro número 26 na estação Liverpool One. Fica exatamente nesta localização, muito perto da Waterfront.
Horário e preço
Só é permitido visitar o estádio do Liverpool integrando um pequeno grupo com guia, pelo que as visitas têm hora marcada. Os horários variam, mas há pelo uma visita por hora (por vezes mais). Quanto a preços, paguei exatamente 42,60€ para um adulto e uma criança, na GetYourGuide.
A esse respeito, e apesar de se poder comprar bilhete para visitar Anfield Road no site do Liverpool FC, aconselho comprar o ingresso para visitar o estádio na GetYourGuide. Foi o que eu fiz, e a razão é simples: os bilhetes são fornecidos pelo Liverpool FC (portanto, é tudo oficial) e, desta forma, é possível cancelar a compra até 24 horas antes da visita. E isso é extremamente útil caso os planos mudem (eu, por exemplo, acabei por mudar o dia da visita ao estádio). Ora veja:
Quando visitar Anfield Road
Pela minha experiência, não creio que o verão seja a melhor altura para visitar o estádio do Liverpool (ou qualquer outro estádio de futebol). Se fosse hoje, teria planeado a visita para uma altura em que a época desportiva estivesse a decorrer por forma a encontrar Anfield Road sem obras.
Dito isto, se financeiramente puder fazer uma visita ao estádio e assistir a uma partida de futebol, tanto melhor. Veja o calendário no site oficial do clube.
Onde ficar
Antes de mais, recomendo a leitura do artigo sobre onde ficar em Liverpool, onde explico as vantagens e desvantagens de cada zona da cidade e dou exemplos dos melhores hotéis em cada uma.
Em jeito de resumo, o The Resident fica numa localização imbatível no centro da cidade, a meio caminho entre as docas e a estação de caminhos-de-ferro, tem quatro estrelas e um serviço de qualidade superior. Absolutamente recomendável.
Alternativamente, há um punhado hotéis que considero excelentes e bom boa localização nessa faixa que vai das docas à estação central de caminhos-de-ferro. São eles o Staybridge Suites, o The Municipal Hotel Liverpool e o Lock and Key Boutique Hotel, este último decorado em tons escuros mas com muita pinta (e numa zona centralíssima, na Duke Street). Ficará bem instalado em qualquer um deles.
De resto, para ver todas as alternativas de alojamento em Liverpool pesquise diretamente no link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Deixe um comentário