Destino: Europa » Inglaterra

Liverpool, o que visitar na cidade dos The Beatles

Por Filipe Morato Gomes
O que fazer em Liverpool: visitar as docas
As antigas docas do Rio Mersey transformaram-se numa área de lazer recheada de atrações

Procura o que fazer em Liverpool, a belíssima cidade portuária do noroeste de Inglaterra? Pois bem, recentemente tive oportunidade de visitar Liverpool, explorando muito mais do que os espaços ligados aos seus mais famosos cidadãos – os “quatro fabulosos” que constituem os The Beatles. Entre museus, igrejas, espaços verdes, estádios de futebol e muitos passeios a pé, a verdade é que não falta o que visitar em Liverpool.

Pela minha parte, fiquei agradavelmente surpreendido com a cidade. Pareceu-me uma urbe festiva, com muitos bares e esplanadas, com televisões a passar eventos desportivos e música ao vivo, muito frequentados a partir do meio da tarde. E nunca me senti inseguro. Pela negativa, há imensos sem-abrigo a viver nas ruas no centro, facto que me deixa sempre uma sensação de tristeza.

Se valeu a pena visitar Liverpool? Claro que sim!

Visitar Liverpool
Vista da cidade a partir da torre da Catedral de Liverpool

Eis, pois, sugestões sobre o que fazer em Liverpool numa escapadinha à cidade dos incontornáveis The Beatles, com referência às principais atrações turísticas, passeios e algumas ideias mais fora da caixa. Vamos a isso.

O que fazer em Liverpool

Passear no bairro Waterfront (a orla de Liverpool)

Albert Docks, Liverpool
Albert Docks, Liverpool

Envolta em história e beleza, a renovada orla de Liverpool é, muito provavelmente, á área mais agradável de toda a cidade. É lá, onde o Rio Mersey se encontra com o Mar da Irlanda, que Liverpool exibe um charme especial.

Ao longo da orla, conhecida como Waterfront, fica não só o Pier Head como também a adjacente Royal Albert Dock, uma antiga doca marítima que atualmente alberga diversos museus, galerias (como a Tate Liverpool) e edifícios históricos monumentais. É, provavelmente, o local mais emblemático de toda a cidade, ideal para fazer caminhadas, relaxar e visitar alguns museus. Imprescindível!

Explorar o centro de Liverpool

Estação de comboio no centro de Liverpool
Estação de comboio no centro de Liverpool

Em termos gerais, para além da zona litoral de Liverpool, o centro da cidade é a outra região imperdível para quem a visita em turismo. Trata-se de uma área que vai da Waterfront até à estação de Liverpool Lime, recheada de ruas pedonais com muito comércio de rua e centros comerciais, bares e restaurantes, e um intenso movimento de pessoas.

Ora, o mais provável é que, independentemente do que decidir fazer em Liverpool, passe pelas ruas do centro diversas vezes. A visitar.

Visitar o Museu de Liverpool

Museu de Liverpool
Museu de Liverpool

O Museu de Liverpool reflete a importância global da cidade através da sua geografia, história e cultura únicas. Os visitantes podem explorar como o porto, o seu povo e a sua história criativa e desportiva moldaram a cidade.

in site oficial do museu

Confesso que não estava à espera que o Museu de Liverpool fosse tão interessante. Eu estava acompanhado por uma criança de oito anos, e é sempre preciso encontrar um difícil equilíbrio entre os interesses de um adulto e de uma criança.

Nem sempre corre bem, mas a verdade é que o Museu de Liverpool está desenhado para todas as idades. O meu filho, por exemplo, ficou fascinado com a possibilidade de brincar aos estivadores num dos espaços interativos das exposições do piso térreo.

Para além do acervo, o próprio edifício onde o museu foi instalado vale a pena. Tem uma traça contemporânea que rasga completamente com a arquitetura tradicional da cidade e seus tijolos laranja. A visitar!.

A entrada no Museu de Liverpool é gratuita. Está aberto diariamente das 10:00 às 18:00, com exceção das segundas-feiras. Para mais informações visite o site oficial.

Apreciar as exposições da Tate Liverpool

O que fazer em Liverpool: visitar a Tate
Exposição temporária na galeria Tate Liverpool

Um dos locais que mais gostei de visitar nesta viagem foi a galeria Tate Liverpool. Trata-se de um museu de arte contemporânea localizado nas antigas docas The Royal Albert, com acesso gratuito à maioria das exposições.

Nas palavras oficiais, a missão da Tate passa por fomentar “a compreensão da arte britânica desde o século XVI até os dias atuais e da arte moderna e contemporânea internacional”. Ora, apesar da arte contemporânea ser por vezes de difícil interpretação – e isso mais uma vez sucedeu! -, creio ser importante manter a mente aberta e colocar-me diante de instalações e obras de arte aparentemente sem sentido. Vale (quase) sempre a pena!

Assim, se não sabe o que fazer em Liverpool, não deixe de combinar o Museu de Liverpool e a Tate numa visita ao Waterfront. E ainda pode conhecer o Museu The Beatles Story. Ficam todos muito próximos uns dos outros.

Visitar o Museu The Beatles Story

Museu The Beatles Story, Liverpool
Interior do Museu The Beatles Story, em Liverpool

Personagens incontornáveis na história recente de Liverpool, o quarteto The Beatles foi, sem qualquer dúvida, uma das bandas de maior sucesso em todo o mundo. E tudo começou nos clubes na sua cidade-natal: Liverpool.

Ora, o que o museu The Beatles Story se propõe contar é precisamente toda a história do grupo, desde a forma como se juntaram até ao sucesso internacional que granjearam, incluindo a passagem pelo palco do clube The Cavern, a épica digressão aos Estados Unidos da América e diversos episódios marcantes e testemunhos importantes.

O museu está muitíssimo bem montado e, na minha opinião, é absolutamente imperdível em qualquer viagem a Liverpool. Eu, que estava com dúvidas em visitar ou não, saí de lá rendido!

Aconselho a comprar os bilhetes para o museu na GetYourGuide. Assim garante vaga e pode cancelar a reserva até 24 horas antes, caso os planos sofram alterações.

Desfrutar dos espaços verdes do parque Sefton

Palm House, parque Sefton, Liverpool
O edifício Palm House, no interior do parque Sefton

Não fica à mão do viajante focado no centro de Liverpool mas, estando alguns dias na cidade e querendo passear num espaço verde ou praticar exercício, o Sefton é uma excelente opção. Trata-se de um parque urbano que está para Liverpool como o Parque da Cidade está para o Porto. Pelo que me foi dado a observar, é muito utilizado pelos habitantes para praticar exercício e passear os seus cães.

Para além de caminhadas, saiba que no interior do verdejante parque Sefton existe um edifício chamado Palm House cuja arquitetura me fez lembrar o Palácio de Cristal de Madrid, no Parque do Retiro. Lá dentro, uma espécie de jardim botânico muito pequeno, um café e espaço para eventos. Tivesse apenas plantas e seria ainda mais interessante, mas passe por lá e aprecie tanto o edifício de ferro e vidro quanto a flora no seu interior.

A entrada no parque e na Palm House é gratuita. Deve no entanto consultar o site oficial para verificar se está aberto (há muitos eventos privados que fecham o edifício ao público).

Apreciar a arquitetura de Liverpool

Arquitetura georgiana de Liverpool
Arquitetura de Liverpool

Não sou entendido em arquitetura, mas sou sem dúvida um apreciador. É por isso um deleite visual caminhar em Liverpool e constatar a mescla entre edifícios antigos e a arquitetura contemporânea. Dos múltiplos edifícios georgianos no centro de Liverpool até a obras recentes como o edifício do Museu de Liverpool, passando pelas magníficas docas vitorianas, é um prazer caminhar pela cidade e absorver a multiplicidade de estilos arquitetónicos que convivem harmoniosamente no espaço urbano.

Assim, mesmo que o viajante não seja apaixonado por arquitetura, deixo uma dica para quando visitar Liverpool: levante a cabeça. Não se vai arrepender!

Fazer um tour no estádio Anfield Road

Balneário no estádio Anfield Road, Liverpool
Balneário do Liverpool FC no estádio Anfield Road

Não é muito normal recomendar visitas a estádios de futebol, mas tinha genuína curiosidade em conhecer Anfield Road. É daqueles estádios que marcam quem nele joga e os próprios adeptos de futebol. Ouvir You’ll never walk alone cantado em uníssono por milhares de pessoas em Anfield Road deve ser verdadeiramente arrepiante.

Não tive naturalmente essa sorte, até porque a época tinha terminado e, de qualquer forma, os bilhetes para os jogos da Premiere League são caríssimos. Mas ainda assim não quis perder a oportunidade de juntar-me a um pequeno grupo e visitar Anfield Road, o estádio do Liverpool FC. Até porque esse era um desejo expresso do meu filho – que, como disse, me acompanhou na viagem a Liverpool.

A visita, em si, é bastante interessante. Para além do museu do clube, é possível visitar diversas áreas do estádio, incluindo a sala de conferência de imprensa, os balneários, o museu do clube e, claro, a zona do campo propriamente dito, junto aos bancos de suplentes.

Tudo somado, foi uma visita guiada muito bem conseguida. Creio não exagerar se disser que é algo que deve constar de qualquer lista com o que fazer em Liverpool. É um estádio, eu sei, mas vale a pena.

Eu comprei os bilhetes para a tour com bastante antecedência na GetYourGuide. Correu tudo na perfeição e, dessa forma, é possível cancelar a reserva até ao dia anterior, caso os planos sofram alterações.

Visitar a Catedral de Liverpool

O que visitar em Liverpool: Catedral
Nave central da Catedral de Liverpool

Seguramente uma das atrações mais emblemáticas de Liverpool, a catedral anglicana é um edifício imponente, com uma nave central bonita e monumental. Ao que consta, aliás, considerando a sua volumetria, a catedral será o maior edifício religioso do Reino Unido e a quinta maior catedral do planeta. Fica a curiosidade.

De resto, confesso que achei estranho haver um café e um restaurante literalmente dentro da catedral, com uma “esplanada” interior em plena nave central. Talvez eu seja mais conservador do que imaginava, mas a verdade é que me pareceu um pouco despropositado (e eu nem sou católico).

É também possível subir à torre da Catedral de Liverpool. Embora não negue que é interessante e as vistas do topo valem a pena, a verdade é que 7 libras para ter acesso à torre me pareceu um pouco exagerado. A entrada na catedral é gratuita.

Apreciar o ambiente alternativo da Bold Street

Bold Street
Bold Street, em Liverpool, com o que resta da Igreja de São Lucas em pano de fundo

A Bold Street é uma das ruas mais famosas de Liverpool. É conhecida pelos seus cafés e restaurantes, as muitas esplanadas e vida boémia e, ao fundo, a “bombardeada” Igreja de São Lucas. Como estava a dormir nas proximidades, passei diversas vezes por lá, fosse para passear ou tomar café. Não deixe de conhecer.

Nota: o meu filho adora pizzas e acabei por ir mais do que uma vez almoçar ao restaurante Rudy’s. Fica no extremo da Bold Street, de frente para a igreja.

Comprar velharias na 69A

O que fazer em Liverpool: visitar a 69A
Interior da loja 69A, em Liverpool

É público e notório que, nas minhas viagens urbanas, procuro sempre conhecer os melhores cafés e lojas vintage, criativas ou ambas as coisas. Não que costume fazer compras em viagem – pelo contrário! -, mas sim porque aprecio o ambiente de uma loja de artigos em segunda mão, um alfarrabista, um espaço com história e caráter! E em Liverpool não poderia ser diferente.

Foi assim, explorando, que descobri a 69A. Trata-se de uma loja maravilhosa para os sentidos, com artigos em segunda mão que vão de roupas a estátuas, passando por binóculos e mobiliário. Julgo-me incapaz de a descrever – passe por lá e veja com os seus olhos!

Curioso é o facto da loja, ao contrário do que o nome indicia, não ficar no número 69A da Renshaw Street, mas sim na porta 75. De facto, entre 1980 a 1988 a loja estava instalada na morada 69 Renshaw Street, e foi nessa fase que ficou conhecida, entre os clientes, pelo nome 69A. De tal forma que, quando mudaram para o prédio vizinho, mantiveram o mesmo nome.

É, sem qualquer dúvida, um dos espaços mais fascinantes que conheci em Liverpool.

Fotografar a estátua dos The Beatles

O que fazer em Liverpool: ver a Estátua dos Beatles
Estátua dos The Beatles, os cidadãos mais famosos de Liverpool

Tenho consciência de que esta é uma sugestão um pouco pirosa e nada original. Mas, estando em Liverpool, cidade natal dos já referidos The Beatles, pode permitir-se fazer algo que todos os turistas fazem: fotografar a estátua de homenagem ao “quarteto fabuloso”. Fica na Waterfront, a dois passos da entrada para o Museu de Liverpool.

Brunch no Hardware Coffee + Kitchen

Hardware Coffee, Liverpool
Interior do Hardware Coffee + Kitchen, Liverpool

Do Hardware Coffee + Kitchen dizem ter um dos melhores brunch de Liverpool. Ora, tendo isso em mente e estando o café literalmente por baixo do estúdio onde fiquei em Liverpool, não poderia deixar de experimentar.

Provei yogurte com granola e frutos vermelhos, bem como uma saborosa tosta com abacate, rúcula e ovos escalfados. E estava tudo delicioso. O café também me pareceu bom. A única coisa que evitaria a todo o custo seria repetir um croissant absolutamente intragável (duro) que me foi servido num dos pequenos-almoços. Tirando isso, foi tudo cinco estrelas. Infelizmente, não é barato.

O Hardware Coffee + Kitchen fica a 400 metros da estação de caminhos-de-ferro Liverpool Lime Street.

Um café por uma causa, no Paper Cup Coffee

O que visitar em Liverpool: Paper Cup Coffee
Interior do Paper Cup Coffee

Uma das coisas que mais me impressionou pela negativa foi a quantidade de sem-abrigo que vivem nas ruas da cidade. Não estava à espera de encontrar tanta gente sem teto a vaguear pelas ruas do centro, pedindo dinheiro ou cambaleando sob o efeito do álcool ou de drogas.

Ora, o Paper Cup Coffee é um projeto da Paper Cup, uma associação sem fins lucrativos com sede em Liverpool que intervém nesta área, procurando proporcionar melhores condições de vida aos sem abrigo. Para tal, oferecem “comida e bebidas quentes, roupas e, mais importante, apoio e aconselhamento”. E o que ´we que isto tem a ver com o Paper Cup Coffee?

Pois bem, os proveitos do Paper Cup Coffee servem, precisamente, para o financiamento da instituição. E não é tudo. Os clientes podem deixar cafés, bolos ou sopas antecipadamente pagos para os sem-abrigo que por lá passem em busca de alimentos. Fica a dica.

Outras coisas a fazer em Liverpool (e arredores)

Como é evidente, esta não é uma lista exaustiva com o que visitar em Liverpool. Até porque, como disse, não falta o que ver e fazer na cidade e pode por isso prolongar a estadia por muitos dias. Dito isto, além das atrações referenciadas no artigo (e no mapa), eis algumas sugestões complementares de atividades a fazer.

  • Visitar a Walker Art Gallery (encerra à segunda-feira).
  • Passear no St John’s Gardens, um dos jardins públicos mais bonitos do centro da cidade.
  • Visitar o Museu Marítimo.
  • Entrar na Biblioteca Central de Liverpool.
  • Conhecer o edifício que alberga Câmara Municipal.
  • Visitar a Catedral Metropolitana de Liverpool (não me atraiu, mas há quem goste).
  • Explorar a Chinatown de Liverpool.
  • Conhecer o Cavern Club, o mais famoso clube noturno de Liverpool, onde os The Beatles tocaram dezenas de vezes.
  • Visitar a “bombardeada” Igreja de São Lucas.
  • Assistir ao festival de música Africa Oye (anualmente, em junho), tida como “a maior celebração gratuita de música e cultura africana do Reino Unido”.

Mapa dos lugares a visitar em Liverpool

No mapa acima, encontra a localização exata de todos os lugares referenciados no artigo. Como vê, entre museus, catedrais, estádios e parques públicos, não falta o que ver e fazer em Liverpool, Inglaterra.

Dicas para visitar Liverpool

Vistos de entrada no Reino Unido

Após o Brexit, deixou de ser possível aos cidadãos portugueses entrar no Reino Unido apenas com o cartão de cidadão. Atualmente, tem mesmo de levar passaporte mas continua a não ser necessário pedir um visto de entrada para visitar o Reino Unido.

Por qualquer motivo que desconheço, no regresso não passei por qualquer posto de fronteira para sair oficialmente do Reino Unido no aeroporto internacional de Liverpool.

Como chegar a Liverpool

A forma mais direta de voar entre Portugal e Liverpool é usando as ligações aéreas das low cost Ryanair e easyJet a partir de Faro e do Porto. No meu caso, voei Porto – Liverpool com a Ryanair por cerca de 50€, ida e volta. Alternativamente, pode voar para Manchester e de lá apanhar um comboio até Liverpool – a viagem de comboio demora sensivelmente uma hora.

Pesquisar voos para Liverpool

Como ir do aeroporto para o centro de Liverpool

Descontando o táxi, a melhor forma que encontrei para ir do aeroporto para o centro de Liverpool foi o autocarro. No meu caso, o autocarro 500 levou-me até à porta de “casa”, pelo que não poderia pedir mais. Parte de meia em meia hora do “Stand 3” no exterior do terminal do aeroporto, sendo que a viagem custa 2 libras (a pagar com um cartão contactless tipo Revolut). A viagem de autocarro entre o aeroporto e o centro de Liverpool demora cerca de 30 minutos.

No regresso, da cidade para o aeroporto John Lennon apanhei o autocarro 82A.

Como se deslocar em Liverpool

Durante a minha visita a Liverpool, andei muito a pé. E, quando isso não era possível (para ir ao parque Sefton ou a Anfield Road, por exemplo), usei como meio de transportes o Uber e autocarros urbanos – que funcionam bem e são bastante frequentes.

Note que há passes para um ou mais dias que permitem usar os transportes públicos de forma ilimitada. Por exemplo, no último dia de estadia em Liverpool, usei um passe de um dia para ir e voltar ao parque Sefton e ainda viajar para o aeroporto. Veja todas as informações atualizadas no site governamental Mersey Travel.

Excursões em Liverpool

Em função dos seus gostos e prioridades, pode valer a pena contratar antecipadamente excursões em grupo. Nesse caso, veja estes excelentes tours a partir de Liverpool:

Onde ficar em Liverpool

Antes de mais, veja o artigo sobre onde ficar em Liverpool para todas as dicas dos melhores hotéis onde se hospedar na cidade.

Em jeito de resumo, o The Resident fica numa localização imbatível no centro da cidade, a meio caminho entre as docas e a estação de caminhos-de-ferro, tem quatro estrelas e um serviço de qualidade superior. Absolutamente recomendável.

Alternativamente, há um punhado hotéis que considero excelentes e bom boa localização nessa faixa que vai das docas à estação central de caminhos-de-ferro. São eles o Staybridge Suites, o The Municipal Hotel Liverpool e o Lock and Key Boutique Hotel, este último decorado em tons escuros mas com muita pinta (e numa zona centralíssima, na Duke Street). Ficará bem instalado em qualquer um deles.

Para outras opções de hospedagem na cidade, pesquise no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Liverpool

Se vai assistir a algum jogo de futebol e prefere ficar perto do estádio Anfield Road, os hotéis The Arc e Tia são das opções mais baratas e elogiadas. Ficam ambos a dois passos do estádio.

Gastronomia e onde comer

O Reino Unido não é propriamente conhecido pela sua gastronomia. Além disso, como viajei com o meu filho de oito anos e ele é muito esquisito com a comida (infelizmente!), acabei por comer várias vezes nua pizzaria e fazer outras refeições em casa. Conclusão: não tenho nenhum restaurante especial para recomendar em Liverpool.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Outros roteiros de cidades europeias

Se está a pensar visitar Liverpool, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras cidades da Europa.

AtenasBelfastBratislavaColóniaCopenhagaDublinFlorençaMilãoNápolesVallettaVenezaViena

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.