Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Espanha » Castela e Leão » Ávila

Ávila e suas muralhas

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Ávila Castela e Leão Espanha Europa UNESCO
Atualizado em 13.02.2020 | Tempo de leitura: 5 minutos

O que fazer em Ávila: visitar as muralhas
As muralhas de Ávila têm 2,5Km de extensão

Andava há algum tempo para visitar Ávila, na comunidade autónoma de Castela e Leão, pelo que aproveitei uma viagem de carro até Madrid para dedicar uns dias a Salamanca, Segóvia e, claro, Ávila. Ficou a faltar a bela Toledo, mas o tempo não dava para tudo.

Decidi pernoitar em Ávila, o que me permitiu ver a zona amuralhada – desenhada num retângulo quase perfeito – com alguma tranquilidade. Na verdade, o centro histórico de Ávila é muito pequeno; mas nem por isso de somenos relevância histórica. Integra, aliás, a lista de Património da UNESCO em Espanha – eis as palavras da UNESCO a seu respeito:

“Ávila é um magnífico exemplo de uma cidade fortificada da Idade Média, e cujas muralhas estão totalmente intactas. A densidade de monumentos religiosos seculares, intra e extra-muros, faz com que seja um conjunto urbano de valor excepcional.” in UNESCO

A minha visita a Ávila

Plaza Mercado Chico, Ávila
Plaza Mercado Chico, Ávila

Vindo de Salamanca, uma das primeiras visões da malha urbana de Ávila é oferecida a partir de um curioso cruzeiro. Chama-se Los Cuatro Postes, fica numa estrada sobranceira à cidade, e é um monumento religioso composto por quatro colunas que formam um quadrado em cujo centro se ergue uma cruz de granito.

Adiante, a histórica cidade de Ávila.

Confesso que fui sem grandes planos. Sabia apenas que era possível caminhar pelo topo da muralha de Ávila, pelo que o meu plano inicial se limitava a isso mesmo: calcorrear a muralha. Não tenho, pois, um roteiro de Ávila para partilhar; nem tampouco uma lista de atrações ou o que fazer em Ávila. Fica no entanto a referência à cidade que, na minha opinião, merece bem uma paragem entre Salamanca e Madrid.

O que fazer em Ávila: Puerta del Alcázar
Muralha de Ávila junto à Puerta del Alcázar

Uma vez instalado, atravessei a Praça de Santa Teresa de Jesus, onde pontifica a igreja do Apóstolo São Pedro, e entrei no centro histórico pela Puerta del Alcázar. Estava com os meus filhos, e a ideia de subir à muralha pareceu consensual.

Subimos e percorremos o topo da muralha defensiva no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio. Passámos pela Puerta del Carmen, sempre com a visão magnífica do centro histórico à nossa esquerda.

Quando por fim alcançámos a chamada Puerta de la Adaja, na parte baixa do casco viejo, decidimos descer e regressar pelas ruelas do centro histórico. Os miúdos estavam radiantes mas notoriamente cansados.

O que ver em Ávila: notas sobre o património histórico

Entre as edificações de interesse histórico na cidade de Ávila, e para além da já referida muralha, destaque para o Palácio de Valderrábanos, o Palácio dos Dávila, a Igreja São João, as mansões dos Velada, dos Verdugo e dos Águila, o Palácio de Banavites, o Convento de Santa Teresa e o Torreão de Guzmanes. Pessoalmente, gosto também muito da chamada Plaza Mercado Chico (Praça do Mercado Pequeno, numa tradução livre), localizada no coração do centro histórico.

Note que muitos dos edifícios do casco viejo estão associados a Santa Teresa de Jesus, mais conhecida por Santa Teresa de Ávila, fundadora da Ordem das Carmelitas Descalças. É porventura a sua mais ilustre cidadã, pelo que essa presença não é de estranhar.

Muralha de Ávila
Caminhando no topo da muralha

A terminar a visita a Ávila, e antes de nos refugiarmos num apartamento alugado, passámos numa pastelaria e provámos as famosas Gemas de Santa Teresa (ou Gemas de Ávila).

É um delicioso doce conventual, ao que consta de origem árabe, posteriormente aprimorado pelas monjas do Mosteiro de Santa Teresa. Uma combinação simples de gemas de ovo, água, açúcar, limão e canela, mas que retempera facilmente as energias de uma tarde a calcorrear a muralha e as ruelas de Ávila.

Fica a sugestão gastronómica, para o caso de visitar Ávila brevemente.

Ávila, Espanha
A cidade de Ávila, extra-muros

Guia prático

Como chegar

A partir do território de Portugal continental, há duas formas práticas de chegar a Ávila. A primeira é, naturalmente, em carro próprio. Do Porto são 490km de viagem; de Lisboa 615km.

A segunda é voar para Madrid (há várias companhias com voos low cost) e, de lá, apanhar um comboio. A viagem Madrid – Ávila demora cerca de hora e meia; para reservar visite o site oficial da Renfe.

Pesquisar voos para Madrid

Onde ficar

Comecemos pelo melhor entre os melhores. Se é luxo que procura, dificilmente encontrará hotel mais apropriado que o cinco estrelas La Casa del Presidente. É maravilhoso! Igualmente espetacular é o Palácio de los Velada, localizado no coração do centro histórico de Ávila.

Num segmento de preços intermédio, mas igualmente com grande conforto, o Palácio Valderrabanos pode muito bem ser a escolha acertada. Por fim, caso procure um hotel barato em Ávila, atente nos hotéis Las Moradas e Puerta de la Santa – têm excelente relação qualidade/preço. Para ver todas as opções de hospedagem, verifique o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Ávila

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Ávila Castela e Leão Espanha Europa UNESCO

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Ávila e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« 3 atrações imperdíveis para visitar em Segóvia (UNESCO)
Património Mundial da UNESCO na Arménia »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Ávila

Reserve um hotel em Ávila ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens